METODOLOGIA

Conforme enunciado na proposta de elaboração deste plano, a metodologia de trabalho adoptada segue as seguintes directrizes:

  1. Assegurar a análise e tratamento integrado dos dados recolhidos, garantindo que estes constituam um todo articulado nas suas partes, com vista ao tratamento em profundidade dos problemas detectados.

  2. Garantir esse objectivo através da actuação da equipa multidisciplinar, com experiência de trabalho em comum.

  3. Assegurar a direcção e coordenação desta equipa por processos de gestão normativos que tenham sempre como ponto de referência os objectivos do plano e o seu âmbito de actuação.

  4. Garantir o diálogo eficaz com os Departamentos e Serviços da Administração Municipal e demais agentes com interferência na área do plano, com vista à selecção de objectivos e programas a integrar no plano, na proposta final.

Assim, a elaboração do plano assenta na aplicação da seguinte metodologia:

  1. Recolha e análise da informação existente e necessária ao conhecimento da evolução histórica, urbana e socio-económica da área.

  2. Tratamento da informação obtida de forma sintética.

  3. Elaboração de um programa de intervenção por sectores e áreas de actuação, a fim de analisar as opções de assumidas e reflectir com os intervenientes no processo a sua viabilidade de execução e meios de implementação.

  4. Discussão destas premissas e sua apreciação pelas entidades envolvidas e apresentação à população.

  5. Revisão das ideias iniciais a partir das sugestões e críticas enunciadas no ponto anterior. Desenvolvimento destas em plano definitivo.

  6. Elaboração do plano definitivo em condições de merecer a aprovação e consenso definitivos.

Assim, e de acordo com o enunciado, procedeu-se à análise dos seguintes pontos incluídos neste relatório:

  • Evolução histórica e da estrutura urbana
  • Enquadramento com a área envolvente
  • Morfologia
  • Espaços públicos e espaços verdes
  • Materiais e processos construtivos