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trabalho de grupo - Biomimética


LISTA DE GRUPOS DESIGN 3A

GRUPO A1 - TABULEIRO DE XADREZ
20181334 - ÉRICA
20181356 - BEATRIZ
20181026 - ANA
20181020 - FRANCISCA
20181046 - SARA
20181008 - MAFALDA

GRUPO A2 - TABULEIRO DE XADREZ
20181001 - INÊS A. FORTES
20181052 - MARGARIDA JORGE
20181053 - HENRIQUE PATROCÍNIO
20181028 - PEDRO TEIXEIRA
20181021 - PEDRO SERRA

GRUPO A3 - PASSAROLA VOADORA
20130170 - ANDRÉ MIGUEL SILVA
20181402 - RAFAELA BARREIRO
20171217 - CATARINA SILVEIRA
20181056 - ALICE RIBEIRO
20181049 - ANTÓNIO SARAIVA

GRUPO A4 - TABULAIRO DE XADREZ
20181032 - ANA BEATRIZ BALBI
20181333 - ANA COELHO
20181395 - FRANCISCO FERREIRA
20181009 - INÊS FRAGOSO
20181365 - SOFIA SANTOS
20181019 - INÊS AFONSO

GRUPO A5 - PEDRO E O LOBO
20171054 - LAURA VIEGAS
20181000 - MARTA ESTEVES
20181030 - YALDA ABBASI
20181054 - MARINA QUEIROZ
20181010 - PATRÍCIA AZINHEIRA
20208061 - CHRISTIAN (ERASMUS IT)

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LISTA DE GRUPOS DESIGN 3B

GRUPO B1 - TABULAIRO DE XADREZ
20181017 - Maria Leonor Martins
20181058 - Pedro Santos
20121536 - Rita Martinho
20181014 - Sofia Batista
20191394 - Vanessa Araújo

GRUPO B2 - TABULAIRO DE XADREZ
20181055 - Margarida Matias
20151005 - Laura Alves
20181271 - António Carmo
20181042 - Carolina Couteiro 20181042
20181048 - Clara Galvão 20181048

GRUPO B3 - MECHANICAL BUGS
20171011 - Maria Clara Alvelos
20181029 - Camila Diniz
20161186 - Leonor Moreira
20171019 - Cláudia Reis
20181003 - Alícia Rodrigues

GRUPO B4 - TABULAIRO DE XADREZ
20181057 – Beatriz Gonçalves
20181023 – Maria dos Santos Simões
20181037 – Fátima Gomes
20181022 – Pedro Loureiro
20181013 – Daniel Antunes

GRUPO B5 - MECHANICAL BUGS
20181051 - Eduardo Gomes
20181397 - Inês Nunes
20171071 - Joana Garrido
20181002 - José Fernandes

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A não participação no trabalho de grupo, implica a reprovação automática!

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TEMA A - Pedro e o Lobo

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Objetivo

Com base na narrativa da história infantil de "Pedro e o Lobo", composta por Serge Prokofiev em 1936, reinvente os sete personagens a partir de uma lógica biomimética. Isto é, tomando a natureza e os seres vivos enquanto elementos inspiradores. É importante que as características físicas e psicológicas de cada personagem estejam presentes na proposta.

Personagens

  1. Pedro
  2. Pato
  3. Pássaro
  4. Gato
  5. Lobo
  6. Avô
  7. Caçadores

Fases

  1. Definição do conceito geral
  2. Esquemas gráficos à mão levantada
  3. Definição de cada personagem
  4. Esboços gerais para cada personagem
  5. Pormenores de cada personagem
  6. Modelação de cada personagem
  7. Aplicação de detalhe a cada personagem
  8. Modelo final
  9. Elaboração do portfolio de grupo

TEMA B - Tabuleiro de Xadrez

Objetivo

Com base na estrutura do xadrez moderno propõem-se a reinvenção das suas seis peças e do tabuleiro (sétima peça) a partir de uma lógica biomimética. Isto é, tomando a natureza e os seres vivos enquanto elementos inspiradores. É importante que as regras e características psicológicas associadas a cada peça estejam presentes na proposta.

Personagens

  1. Rei
  2. Rainha
  3. Bispo
  4. Cavalo
  5. Torre
  6. Peão
  7. Tabuleiro

Fases

  1. Definição do conceito geral
  2. Esquemas gráficos à mão levantada
  3. Definição de cada personagem
  4. Esboços gerais para cada personagem
  5. Pormenores de cada personagem
  6. Modelação de cada personagem
  7. Aplicação de detalhe a cada personagem
  8. Modelo final
  9. Elaboração do portfolio de grupo

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TEMA C - Passarola Voadora

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Objetivo

A Passarela foi um projeto de um aeróstato idealizado pelo padre e cientista Bartolomeu de Gusmão, que supostamente terá sido construída entre 1709 e 1720, em pleno reinado de D. João V. Aproveitando todo o imaginário em volta desta invenção e no esforço dos primeiros pioneiros da aviação, propõem-se a criação de uma nova Passarola, porém recorrendo a uma visão onírica e surreal.

Partes

  1. Dispositivo de sustentação
  2. Estrutura principal ou Quilha
  3. Sistema de navegação / Leme
  4. Sistema de propulsão mecânica
  5. Cabine ou Zona de navegação
  6. Sistema de locomoção
  7. Ancoragem ou fixação

Fases

  1. Definição do conceito geral
  2. Esquemas gráficos à mão levantada
  3. Definição de cada personagem
  4. Esboços gerais para cada personagem
  5. Pormenores de cada personagem
  6. Modelação de cada personagem
  7. Aplicação de detalhe a cada personagem
  8. Modelo final
  9. Elaboração do portfolio de grupo

TEMA D - Mechanical Bugs

Objetivo

Consciente da profunda riqueza, exuberância e complexidade de formas existentes na natureza, pretende-se reinventar duas dessas formas, recorrendo a elementos mecânicos e elétricos, afim de os recriar numa visão de pequenos autómatos (robots).
Para isso é necessário eleger duas espécies, sendo uma oriunda da classe dos Arachnida, e a outra, da classe dos Insecta.

Formas

  1. Forma Zoomórfica A
  2. Forma Zoomórfica B

Fases

  1. Definição do conceito geral
  2. Esquemas gráficos à mão levantada
  3. Definição de cada personagem
  4. Esboços gerais para cada personagem
  5. Pormenores de cada personagem
  6. Modelação de cada personagem
  7. Aplicação de detalhe a cada personagem
  8. Modelo final
  9. Elaboração do portfolio de grupo

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