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Datas de Entrega

06 OUTUBRO
20 OUTUBRO
03 NOVEMBRO
17 NOVEMBRO
01 DEZEMBRO
22 DEZEMBRO
03 JANEIRO

NOTA: os exercícios e o trabalho de grupo das turmas em português são diferentes da turma em inglês no ano letivo de 2019-2020, assim como as datas de entrega dos mesmos.

Submission Rules


Submit the assignments 01-02 by email to januario.mgg2017@gmail.com, through WESENDIT.COM, in order to be received till 22:00 of October 1st, 2017

The email should contain the following files, as listed below:
• the Portfolio file, should be in PDF
• the files regarding the hand draw exercises, should be scanned and send in JPG

regras para submissão


Entregue o TRABALHO FINAL em GRUPO electronicamente através de email para a conta januario.mgg2019@gmail.com, através do serviço WESENDIT.COM,ou WETRANSFER, de modo a que os mesmos sejam recepcionados até às 22:00 do dia 3 de Janeiro de 2020

O email deverá conter os ficheiros abaixo descritos:

  • o(s) ficheiro(s) com o Trabalho de Grupo, em formato ZIP
  • o(s) ficheiro(s) com o Portfolio, em formato PDF
  • o(s) ficheiro(s) com o(s) ficheiros vectoriais, em formato DWG
  • o(s) ficheiro(s) com o(s) códigos dos exercício(s) em Grasshopper, em formato GH
  • o(s) ficheiro(s) com a(s) imagens dos códigos dos exercício(s) em Grasshopper, em formato PNG ou JPG
  • o(s) ficheiro(s) com a(s) fotografia(s), em formato PNG ou JPG

Trabalho de Grupo

exercício(s) a submeter

ficheiro(s) a submeter

PORTFOLIO FINAL de GRUPO
Stacks Image 41380
Stacks Image 41384
Stacks Image 41387
Stacks Image 41391
Gxxx-PORTFOLIOFINALGRUPO.PDF

exemplo:

G100-PORTFOLIOFINALGRUPO.PDF

O ficheiro do Portfolio deverá contar todos os ficheiros relativos ao trabalho final de grupo.
Letras maiúsculas e sem espaços.

Pesquisa Documental - IGAC

Conjunto todas as informações levantadas para efeitos de Pesquisa Documental, junto à Inspeção Geral de Actividades Culturais - IGAC

FOTOS do IGAC
Stacks Image 36322
G000-IGAC-FOTOS.ZIP

  • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas as fotos tiradas aquando da visita ao IGAC indiferentemente da sua temática.
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
  • IGACFOTOS000 corresponde às várias fotos que foram tiradas no IGAC indiferentemente da sua temática. estas fotos deveram estar ordenadas numericamente de forma sequencial.

G000-IGAC-FOTOS-000.JPG

  • nomenclatura dos ficheiros no interior do zip
  • queira por favor renomear os ficheiros

PROJECTO do IGAC
Stacks Image 36342
G000-IGAC-PROJECTO.ZIP

  • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas as imagens dos diferentes elementos gráficos do projecto das praças. Pelo que deverá proceder à sua montagem.
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
  • IGACPROJETO000 corresponde às várias imagens relativas às plantas, alçados, cortes e demais desenhos do projecto da praça, ordenadas numericamente de forma sequencial.

G000-IGAC-PROJECTO-000.JPG

  • nomenclatura dos ficheiros no interior do zip
  • queira por favor renomear os ficheiros

INFORMAÇÕES do IGAC
Stacks Image 36365
G000-IGAC-PROCESSO.PDF

  • neste ficheiro ZIP deveram constar todas as demais informações solicitadas, no âmbito do IGAC, nomeadamente os anos de actividade, o nº de processo e a autoria da praça, entre outras
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
  • Poderá utilizar o formato A4 para o envio das informações

ELEMENTOS A SOLICITAR À INSPEÇÃO-GERAL DAS ACTIVIDADES CULTURAIS - IGAC
A - Número do processo no ICAG (incluíndo volumes)
B -Plantas, Cortes e Alçados do Edifício (originais e actuais)
C - Autoria do projecto do edifício (original, actual)
D - Data de inauguração (original)
E - Datas de re-inaugurações (actual)
F - Principais obras de melhoramento (datas e o que foi intervencionado)
G - Lotação (número de lugares)
H - Sectores (número de sectores e respectivas designações)
I - Planta / Diagrama dos Curros
J - Actividade (anos)


Pesquisa Documental - CÂMARA MUNICIPAL

Conjunto todas as informações levantadas para efeitos de Pesquisa Documental, junto à Câmara Municipal do Conselho onde se localiza a praça.

PROJECTO existente na CÂMARA MUNICIPAL
Stacks Image 36393
G000-CMUNICIPAL-PROJECTO.ZIP

  • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas os desenhos vectoriais referentes à praça
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

G000-CMUNICIPAL-PROJECTO-000.DWG

  • nomenclatura dos ficheiros no interior do zip
  • queira por favor renomear os ficheiros

  • caso não exista o projecto da praça em formato vectorial ou em formato "papel", deverão proceder ao desenho da praça e aos seu levantamento in loco

ENVOLVENTE existente na CÂMARA MUNICIPAL
Stacks Image 36415
G000-CMUNICIPAL-ENVOLVENTE.ZIP

  • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas os elementos solicitados, em formato vectorial, da envolvente à praça.
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

G000-CMUNICIPAL-ENVOLVENTE-000.DWG

  • nomenclatura dos ficheiros no interior do zip
  • queira por favor renomear os ficheiros

ELEMENTOS A SOLICITAR À CÂMARA MINUCIPAL ONDE SE SITUA A PRAÇA
A - Plantas, Cortes e Alçados do Edifício (originais e actuais)
B - Envolvente Urbana (raio 1000m em torno do edifício ou quadrado de 1000x1000m)
- Edificado
- Edifícios notáveis
- Curvas de nível e pontos altimétricos
- Uso de Solos
- Zonas verdes
- Linhas e Planos de água
- Vias de comunicação (caminhos, estradas, ciclovias, caminho-de-ferro, …)
- Escala da informação 1:500 a 1:1000
- Desenhos em formato vectorial (DWG, DXF)

Pesquisa Documental - PROPRIÉTÁRIO

Conjunto todas as informações levantadas para efeitos de Pesquisa Documental, junto ao Proprietário da praça, ou em sua substituição, da empresa responsável pela sua exploração.

PROJECTO em posse do PROPRIETÁRIO
Stacks Image 36449
G000-PROPRIETARIO-PROJECTO.ZIP

  • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas os desenhos vectoriais referentes à praça
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

  • Nos casos em que o Proprietário for a própria Câmara Municipal, esta solicitação fica sem efeito.

G000-PROPRIETARIO-PROJECTO-000.DWG

  • nomenclatura dos ficheiros no interior do zip
  • queira por favor renomear os ficheiros

AUTORIZAÇÃO PARA ACESSO À PRAÇA
Stacks Image 36469

ELEMENTOS A SOLICITAR AO PROPRIETÁRIO OU ARRENDATÁRIO DA PRAÇA
A - Informação complementar às anteriores
B - Acesso à Praça para Levantamento de Campo (dimensional e fotográfico)

Pesquisa de Campo - LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO e DIMENSIONAL

Conjunto todas as fotos feitas durante a visita à praça

FOTOLEVANTAMENTO
Stacks Image 43080
G000-FOTOLEVANTAMENTO.ZIP

  • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas as fotos tiradas aquando da visita à praça.
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

G000-FOTOLEVANTAMENTO-000.JPG

  • FOTOLEVANTAMENTO-0000 corresponde à numeração sequencial das várias fotos que foram tiradas aquando da(s) visita(s) à praça.
  • nomenclatura dos ficheiros no interior do zip
  • queira por favor renomear os ficheiros

FICHA DE LEVANTAMENTO
Stacks Image 41540
G000-FICHALEVANTAMENTO.ZIP

  • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas as fotos anotações tiradas aquando da visita à praça.
  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

G000-FICHALEVANTAMENTO-000.JPG

  • FICHALEVANTAMENTO-0000 corresponde à numeração sequencial das várias páginas onde foram anotadas as dimensões, esquemas, desenhos e observações tiradas aquando da(s) visita(s) à praça.
  • nomenclatura dos ficheiros no interior do zip
  • queira por favor renomear os ficheiros

Modelo - MODELO TERRITORIAL

Conjunto de todos os elementos que compõem este modelo

Stacks Image 49925

a imagem acima é meramente ilustrativa

G000-MODELOTERRITORIAL.3DM

inclua também os ficheiros

G000-QGIZ.QGZ
G000-DXF.DXF

  • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

TERRENO GOOGLE com IMAGEM SATÉLITE

  • Abra o ficheiro OBJ no Rhino, crie duas layer (malga 1 e malha 2), selecione as malhas grandes do terreno para a layer malha 2 e desligue-a. Em seguida mova as malhas pequenas que estão mapeadas com as imagens por satélite para a layer malha 1.
  • Desenhe um rectângulo com 3200x3200m e mova-o desde o seu centro para o ponto 0,0,0 (origem do desenho)
  • Elimine o excedente das malhas (1 e 2) que se encontram no exterior do anterior rectângulo. Mova o rectângulo menos 100 m em Z. Extruda-o por forma a ultrapassar o terreno remanescente. Após o que deverá transformar as faces laterais em mesh, descartando de seguida as polyfaces.
  • Elimine o excedente das malhas laterais (MESH TRIM) e por fim transforme o rectângulo da base num plano e depois numa malha, unindo-o às malhas laterais.
  • Defina um ponto de vista e memorize-o através do comando SHOW NAMED VIEWS PANEL (adicionando uma nova vista e associando-lhe um nome). Converta esta malha (mesh) base numa nova layer, denominada de BASER TERRENO (com material tipo PLASTER e cor C4AB85).
  • Em alternativa corra o código abaixo, primeiro a parte A e depois a B.
  • NOTA: nesta fase não é necessário optimizar o terreno!
  • Stacks Image 49585
    Stacks Image 49583
    TERRENO COM CURVAS DE NIVEL (com linhas mestre e secundárias)

  • Comece por correr o código para optimizar o Terreno
  • no final serum gerados três tipos de terrenos:
    • um em superfície do tipo BREP
    • outro numa MESH de 4Lados
    • e o último numa MESH de 3Lados

    Stacks Image 49679

  • De seguida execute o código MTERRENO02-gh para gerar as curvas de nível sobre o terreno BREP
  • As cores das curvas Mestre e secundárias já se encontram definidas no código, pelo que o melhor é fazer o BAKE ao preview das curvas
  • A cor do terreno é igual ao do passo acima descrito
  • Stacks Image 49677
    Stacks Image 49592
    ORIENTAÇÃO SOLAR

  • Para a Orientação solar use o modelo do terreno em MESH3L, sabendo que cada parâmetro do tipo gradiente irá gerar cada um dos modelos ao lado
  • Assim, use o código MTERRENO05
  • Stacks Image 49685
    Stacks Image 49825
    Stacks Image 49817
    DECLIVES

  • Para os Declives use o modelo do terreno em MESH3L
  • Assim, use o código MTERRENO04
  • No caso da segunda figura (PENDENTES) a sua apresentação não é obrigatória, porem se o desejar, terá de fazer BAKE à projecção horizontal das normais do centro de cada face triangular (obtidas no project do código anterior
  • Stacks Image 49695

  • No caso da segunda figura (PENDENTES) a sua apresentação não é obrigatória, porem se o desejar, terá de fazer BAKE à projecção horizontal das normais do centro de cada face triangular (obtidas no project do código anterior
  • Stacks Image 49699
    Stacks Image 49596
    Stacks Image 49598
    PONTOS ALTIMÉTRICOS

  • Para os Pontos altimétricos use o modelo do terreno em MESH4L, sabendo que cada parâmetro do tipo gradiente irá gerar cada um dos modelos ao lado
  • Assim, use o código MTERRENO03
  • Stacks Image 49705
    Stacks Image 49594
    ZONAS VERDES (privadas, públicas)
    ZONAS AGRICOLAS E FLORESTAIS
    ZONAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS (grande comércio)
    OUTRAS ZONAS (cemitérios, militares, ...)
    VIAS DE COMUNICAÇÃO (rodovias, ciclovias, ferrovias)
    EDIFICADO (habitação unifamiliar, habitação colectiva, ...)
    EQUIPAMENTOS COLECTIVOS (Hospitais, Bombeiros, Policia, Tribunais, Aeropoertos, Estádios, ...)
    Stacks Image 49923

    a imagem acima é meramente ilustrativa. NÂO É NECESSÀRIO FAZER ESTA IMAGEM!

    G000-QGIZ-SPACIALITE.ZIP

    • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas os ficheiros de formato Spacialite utilizados/desenhados no QGIS
    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

    G000-QGIZ-GEOPKG.ZIP

    • neste ficheiro ZIP deveram estar incluídas todas os ficheiros de formato Geopackedge utilizados/desenhados no QGIS
    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

    informação obtida através de QGIS

  • A lista de itens abaixo deverá ser obtida através de informação cedida pelas câmaras municipais, pelo QGIS através do ficheiro partilhado (OSmax de Portugal) e de informação desenhada, com base no imagem de satélite do Google Maps
  • Os itens são os seguintes: ZONAS VERDES (privadas, públicas); ZONAS AGRICOLAS E FLORESTAIS; ZONAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS (grande comércio); OUTRAS ZONAS (cemitérios, militares, …); VIAS DE COMUNICAÇÃO (rodovias, ciclovias, ferrovias); EDIFICADO (habitação unifamiliar, habitação colectiva, …); EQUIPAMENTOS COLECTIVOS (Hospitais, Bombeiros, Policia, Tribunais, Aeropoertos, Estádios, …).
  • Como convergir a Informação

    • As informações manipuladas possuem diferentes graus de fiabilidade, desta forma sugere-se que proceda do seguinte modo:
    • mova as informações obtidas, quer via CMunicipal, quer QGIS, do centro da sua Praça para a coordenada 0,0,0
    • trabalhe sempre em unidades metros

    Como proceder com a informação, em relação ao Terreno e ao modo de a apresentar

    • O procedimento inicial varia consoante o seu terreno esteja em MESH ou em superfície BREP, Uma vez que não é possível projectar linhas ou linhas polignas directamente sobre terrenos em mesh (existe a necessidade de extrudir primeiro as curvas, converte-las em mesh e determinar a intersecção entre as meses das linhas extrudidas e a mesh do terreno).
    • Uma vez obtida a projecção ou a Intersecção com o terreno , deverá proceder-se com o comando Split de forma a destacar as várias geometria. As quais deverão ser colocadas em layer separadas em função dos itens abaixo descritos e das suas cores.
    • Nesta fase iremos trabalhar apenas com manchas

    Modelo - MODELO URBANO

    Conjunto de todos os elementos que compõem este modelo

    Stacks Image 46447
    G000-MODELOURBANO.3DM

    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho

    • O modelo deverá conter todas as informações listadas abaixo, para isso deverá partir do modelo Territorial
    • Os edificios deverão ter um material com cor de reboco branco, enquanto que os outros equipamentos a cor cinza
    • Para gerar as volumétricas dos edificados e equipamentos, projecte primeiro as polilinhas da base (2D) sobre o terreno de modo a obter o ponto de menor cota onde irá inserir o edifício (tal como se executou no EX19)
    • somente após este procedimento deverá dar a extrusão, tomando como referência a altura de 3m para cada piso, conforme imagem ao lado
    • Na Praça de toiros, considere apenas os elementos visíveis (não incluir os compartimentos interiores)
    • aplique um material de cor ocre claro para a arena, os demais elementos deverão ter cores aproximadas à realidade física da praça.

    • Caso tenha usado outro software para produzir este modelo, deverá incluir sempre um modelo em Rhino e também o modelo do software original em que foi modelado.

    Stacks Image 46443
    TERRENO (a partir dos dados da Câmara Municipal)
    TERRENO COM CURVAS DE NIVEL (com linhas mestre e secundárias)
    REDE VIÁRIAS (rodovias, ciclovias, passeios, estacionamentos)
    PRAÇAS
    QUARTEIRÕES (edificios representados por volumes e coberturas)
    MONUMENTOS (representação volumétrica simpolificada)
    JARDINS (incluíndo zonas de lazer)
    ÁREAS VERDES
    EDIFICADO
    EQUIPAMENTOS COLECTIVOS (Hospitais, Bombeiros, Policia, Tribunais, Aeropoertos, Estádios, ...)
    Stacks Image 49758

    a imagem acima é meramente ilustrativa. Não é necessário representar as árvores!

    Modelo - MODELO SECTORIAL 3D

    Conjunto de todos os elementos que compõem este modelo

    • Este ficheiro de RHINO 3DM deverá estar organizado em três layers mestre:
      • a) Volumetria da Envolvente próxima à praça;
      • b) Volumetria exterior da praça (tudo aquilo que é visível do exterior, ou de uma vista aérea);
      • c) Volumetria interna da praça (tudo aquilo que não é visível do exterior, ou de uma vista aérea).

    G000-MODELOSECTORIAL3D.3DM

    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
    • A apresentação deverá mostrar claramente para cada uma das volumétricas quais os elementos que a compõem, podendo estes serem apresentados individualmente ou numa perspectiva explodida.
    • Caso tenha usado outro software para produzir este modelo, deverá incluir sempre um modelo em Rhino e também o modelo do software original em que foi modelado.

    VOLUMETRIA DA ENVOLVENTE próxima
    Stacks Image 43983

    • Na Volumetria Envolvente, deveram incluir estradas, passeios, jardins, árvores (volumes simplificados e facetados), e edifícios que existam na envolvente próxima, ou seja dentro de um rectângulo de 200x200m tendo por centro o centro da arena. Cada um destes elementos deverá estar dentro de uma sublayer devidamente identificada

    VOLUMETRIA EXTERIOR DA PRAÇA

    • Na Volumetria Exterior, deveram incluir as paredes e vão exteriores, os vomitórios e respectivas escadas de acesso, as bancadas, galerias e camarotes, bem como a cobertura e todos os elementos visível das bancadas, como por exemplo, burlados, trincheiras, esconderijos e portas (curros, pátio dos cavalos, enfermaria), bem como a direcção de corrida. Chama-se novamente à atenção para a necessidade de existirem sublayer, para cada um destes elementos (ver figura ao lado).

    VOLUMETRIA INTERIOR DA PRAÇA

    • Na Volumetria Interior, deveram incluir todos os elementos interiores da praça, como portas, janelas e demais vãos interiores, escadas de acesso, paredes interiores, instalações sanitárias, curros, cavalariças, armazéns, etc). Chama-se novamente à atenção para a necessidade de existirem sublayer, para cada um destes elementos (ver figura ao lado).

    Stacks Image 43929
    Modelo - MODELO PLANIMÉTRICO

    Conjunto de todos os elementos que compõem este modelo

    PLANTAS (implantação, por piso, cobertura)
    Stacks Image 43120
    G000-MODELOPLANIMETRICO-PLANTAS.3DM

    • neste ficheiro de RHINO 3DM deveram estar incluídas todas as plantas da praça.
    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
    • O ficheiro deverá estar representado graficamente à escala1/100, com a indicação do Norte através de grafismo apropriado.
    • Deste desenho devem constar: PLANTA DE IMPLANTAÇÃO; PLANTA DOS PISOS; PANTA DE COBERTURA.
    • No caso de estes desenhos terem sido determinados através de outros softwares, deveram ser enviados, igualmente, no seu formato original.

    CORTES (segundo os principais elementos)
    Stacks Image 43099
    G000-MODELOPLANIMETRICO-CORTES.3DM

    • neste ficheiro de RHINO 3DM deveram estar incluídas todas os cortes da praça pelos principais elementos.
    • A saber: 1) DIREÇÃO DE CORRIDA; 2) CURROS; 3) PÁTIO DE CAVALOS; 4) ENFERMARIA; 5) VOMITÓRIOS; 6) BANCADAS.
    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
    • O desenho deverá estar representado graficamente à escala1/100, com a indicação do Corte através de grafismo apropriado.
    • No caso de estes desenhos terem sido determinados através de outros softwares, deveram ser enviados, igualmente, no seu formato original.

    ALÇADOS (Norte, Sul, Este, Oeste)
    Stacks Image 43135
    Stacks Image 49551
    G000-MODELOPLANIMETRICO-ALÇADOS.3DM

    • neste ficheiro de RHINO 3DM deveram estar incluídas todas os alçados da praça segundo as principais direções.
    • A saber: 1) NORTE; 2) SUL; 3) ESTE; 4) OESTE.
    • OPCIONALMENTE poder-se-á apresentar a FACHADA PLANIFICADA
    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
    • O desenho deverá estar representado graficamente à escala1/100, com a indicação do respectivo Alçado através de grafismo apropriado.
    • O desenho deverá igualmente incluir a envolvente próxima à praça.
    • No caso de estes desenhos terem sido determinados através de outros softwares, deveram ser enviados, igualmente, no seu formato original.

    Modelo - MODELO VOLUMÉTRICO

    Conjunto de todos os elementos que compõem este modelo

    ORGANOGRAMA VOLUMETRICO (por Zona e cor)
    Stacks Image 44018
    G000-MODELOVOLUMETRICO-ORGANOGRAMA.3DM

    • neste ficheiro de RHINO 3DM deveram estar incluídas todas as ZONAS em volume, CADA UMA NA SUA RESPECTIVA LAYER, que compõem o modelo volumétrico da praça.
    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
    • O desenho deverá estar representado graficamente por uma silhueta da praça ou por um material tipo vidro, enquanto que cada uma das zonas deverá estar estruturada por um volume semi-opaco com uma cor diferenciada.
    • No caso de estes desenhos terem sido determinados através de outros softwares, deveram ser enviados, igualmente, no seu formato original.

    • Em termos de Layer, deverá haver uma layer para o Modelo Exterior a qual deverá ter uma materialidade próxima ao vidro, mas sem reflexão, e as arestas visíveis.
    • Deverá haver igualmente uma layer para cada uma das dezasseis (16) áreas abaixo listadas, se a praça as tiver,
    • Cada uma destas deverá ter uma materialidade próxima à da gelatina, isto é sem reflexão mas com uma opacidade na ordem dos 85%.
    • A cor a atribuir às layer e materialidade encontra-se abaixo listada para cada uma das zonas.
    • A cada uma das dezasseis (16) zonas é atribuído uma letra, a qual não deverá ser alterada conforme lista abaixo:
      • A-ZONA ESPECTÁCULO
      • B-ZONA ESPECTADORES
      • C-ZONA ZOOTÉCNICA
      • D-ZONA AUTORIDADES
      • E-ZONA SOCORRO E ASSISTÊNCIA
      • F-ZONA CIRCULAÇÃO
      • G-ZONA HIGIENO-SANITÁRIA
      • H-ZONA VENDA DE INGRESSOS
      • I-ZONA ARTISTAS
      • J-ZONA CULTO
      • K-ZONA CULTURA
      • L-ZONA COMÉRCIO, SERVIÇOS E RESTAURAÇÃO
      • M-ZONA TÉCNICA
      • N-ZONA HABITAÇÃO
      • O-ZONA PARQUEAMENTO
      • P-ZONA ADMINISTRATIVA

    Stacks Image 49547
    Stacks Image 48414
    Stacks Image 49549
    ZONA
    Material
    HEXA
    R
    G
    B
    AMOSTRA

    A
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    FFFFCC
    255
    255
    204

    B
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    D6D6D6
    214
    214
    214

    C
    touros
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    941100
    148
    17
    0
    C
    cavalos
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    E9B087
    233
    176
    135

    D
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    FF2600
    255
    38
    0

    E
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    FFFB00
    255
    251
    0

    F
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    941751
    148
    23
    81

    G
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    D8F5F3
    219
    246
    243

    H
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    D7B5FF
    215
    181
    255

    I
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    F0BBE3
    240
    187
    227

    J
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    F1DEF6
    241
    222
    246

    K
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    CFF2CF
    207
    242
    207

    L
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    A8D4A9
    167
    212
    169

    M
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    78A9A9
    120
    169
    169

    N
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    FAFAFA
    250
    250
    250

    O
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    C0C0C0
    192
    192
    192

    P
    Tipo de Material - PHYSICALLY BASED
    Roughness - ROUGH
    Opacity - 100%
    FFFFFF
    255
    255
    255

    PRAÇA
    Tipo de Material - GLASS
    Clarity - 28%
    IOR: 1,52
    EBEBEB
    235
    235
    235

    Relação entre Zonas e ESPAÇOS (função)
    A-ZONA ESPECTÁCULO
    Stacks Image 49347
    B-ZONA ESPECTADORES
    Stacks Image 49349
    C-ZONA ZOOTÉCNICA
    Stacks Image 49351
    D-ZONA AUTORIDADES
    Stacks Image 49353
    E-ZONA SOCORRO E ASSISTÊNCIA
    Stacks Image 49355
    F-ZONA CIRCULAÇÃO
    Stacks Image 49357
    G-ZONA HIGIENO-SANITÁRIA
    Stacks Image 49359
    H-ZONA VENDA DE INGRESSOS
    Stacks Image 49361
    I-ZONA ARTISTAS
    Stacks Image 49363
    J-ZONA CULTO
    Stacks Image 49365
    K-ZONA CULTURA
    Stacks Image 49367
    L-ZONA COMÉRCIO, SERVIÇOS E RESTAURAÇÃO
    Stacks Image 49369
    M-ZONA TÉCNICA
    Stacks Image 49371
    N-ZONA HABITAÇÃO
    Stacks Image 49373
    O-ZONA PARQUEAMENTO
    Stacks Image 49375
    P-ZONA ADMINISTRATIVA
    Stacks Image 49377
    Modelo - PROGRAMA FUNCIONAL

    Conjunto de todos os elementos que compõem este modelo

    IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO (por número, legenda e área)
    Stacks Image 49310
    G000-PROGRAMAFUNCIONAL-ESPAÇO.3DM

    • neste ficheiro de RHINO 3DM deverá identificar todos os espaços existentes na sua praça de toiros de acordo com a LEGENDA abaixo.
    • Sugere-se que proceda da seguinte forma:
      • crie um conjunto de layers, cujo nome deverá ser igual ao nome das zonas (de A a p)
      • crie 4 layers extra para a LEGENDA, NORTE, ESCALA GRÁFICA e IDdosESPAÇOS
      • para cada layer de uma determinada Zona ( de A a P), desenhe as polylines necessárias para confinar/delimitar essa mesma zona e os respectivos espaços
      • transforme essas polylines em superfícies através do comando planar curves
      • defina o material das layesr-zonas de acordo com a tabela abaixo, aplicando um factor de opacidade entre 25-52%
      • na layer IDdosESPAÇOS insira o comando DOT tantas vezes quantas as necessárias para identificas todos os espaços existentes na sua praça
      • no caso de não ter informação relativa a um espaço, identifique-o como 200-indeterminado

    • G000 corresponde ao número do grupo de trabalho
    • No caso de estes desenhos terem sido determinados através de outros softwares, deveram ser enviados, igualmente, no seu formato original.

    Stacks Image 49299
    Stacks Image 49301
    Cor / Material

    ZONA
    HEXA
    AMOSTRA

    A
    FFFFCC
    B
    D6D6D6
    Ct
    941100
    Cc
    E9B087
    D
    FF2600
    E
    FFFB00
    F
    941751
    G
    D8F5F3
    H
    D7B5FF
    I
    F0BBE3
    J
    F1DEF6
    K
    CFF2CF
    L
    A8D4A9
    M
    78A9A9
    N
    FAFAFA
    O
    C0C0C0
    P
    FFFFFF
    Legenda

    A-ZONA ESPECTÁCULO
    001-Arena
    002-Burladero
    003-Trincheira
    004-Esconderijo
    005-Teia
    006-Porta dos Curros
    007-Porta dos Cavalos
    008-Porta da Enfermaria
    009-Muro da Barreira

    B-ZONA ESPECTADORES
    010-Barreira
    011-Contra-Barreira
    012-Lugares para Mobilidade Condicionada
    013-Bancada ou Tendido Baixo
    014-Bancada ou Tendido Alto
    015-Banda de Música
    016-"Cadeiras"
    017-Camarotes 1ª Ordem
    018-Camarotes 2ª Ordem
    019-Galerias 1ª Ordem
    020-Galerias 2ª Ordem
    021-Sector
    022-Cobertura
    023-Pérgola

    C-ZONA ZOOTÉCNICA (touros)
    024-Curro
    025-Pátio de Cabrestos
    026-Pátio de Entrada
    027-Pátio de Reconhecimento
    028-Manga de Embarque/Desembarque Rezes
    029-Manga de Circulação
    030-Manga de Pesagem
    031-Manga de Embolação
    032-Manga de Saída
    033-Manga de Abate
    034-Desmanche
    035-Armazenamento

    C-ZONA ZOOTÉCNICA (cavalos)
    036-Embarque / Desembarque Cavalos
    037-Pátio de Cavalos
    038-Estrebaria / Estábulo
    039-Boxes
    040-Arreios

    D-ZONA AUTORIDADES
    041-Direção de Corrida
    042-Camarote Representante IGAC
    043-Camarote Autoridades Locais
    044-Camarote Altas Individualidades

    E-ZONA SOCORRO E ASSISTÊNCIA
    045-Gabinete Médicos
    046-Primeiros Socorros
    047-Socorro Assistido
    048-Sala de Cirugia
    049-Sala de Bombeiros

    F-ZONA CIRCULAÇÃO
    050-Entrada / Saída
    051-Saída de Emergência
    052-Corredores
    053-Deambulatórios
    054-Tapete Rolante
    055-Escadas
    056-Rampas
    057-Escadas Rolantes
    058-Ascensor/Elevador
    059-Monta Carga
    060-Plataformas de Carga

    G-ZONA HIGIENO-SANITÁRIA
    061-I.S. Homens
    062-I.S. Mulheres
    063-I.S. Mobilidade Condicionada

    H-ZONA VENDA DE INGRESSOS
    064-Bilheteira
    065-Escritório

    I-ZONA ARTISTAS
    066-Camarins / Vestiários

    J-ZONA CULTO
    067-Capela

    K-ZONA CULTURA
    068-Espaço Museológico
    069-Espaço Expositivo
    070-Associação / Tertúlia

    L-ZONA COMÉRCIO, SERVIÇOS E RESTAURAÇÃO
    071-Restaurante
    072-Copa Limpa
    073-Zona de Fabrico
    074-Vestuário
    075-Áreas de Serviços
    076-Cozinha Industrial
    077-Recolha e Remoção de Resíduos Sólidos
    078-Loja
    079-Banca
    080-Lugares de Terrado

    M-ZONA TÉCNICA
    081-Arrumos
    082-Armazéns
    083-Cabina ou Local de Controlo Técnico
    084-Bastidores
    085-Casa do Guarda ou Vigilante
    086-Controlo de Acessos
    087-Posto de Transformação - PT
    088-Painel Fotovoltaico
    089-Gerador(es)

    N-ZONA HABITAÇÃO
    090-Entrada / Hall
    091-Cozinha
    092-Sala
    093-Quarto(s)
    094-Casa de Banho

    O-ZONA PARQUEAMENTO
    095-Lugar para Mobilidade Condicionada
    096-Lugar para Veículos Prioritários
    097-Lugares Reservados
    098-Lugares Público

    P-ZONA ADMINISTRATIVA
    099-Recepção
    100-Espera
    101-Reunião
    102-Gabinete Administração
    103-Sectores / Departamentos
    104-Arquivos

    200-Indeterminado

    Failure to follow the established rules will involve penalties in the classification of exercises.
    In the event of sharing all or part of the exercise files, the concerned students will have their assignment canceled.

    O não cumprimento das regras estabelecidas implicará penalizações na classificação dos exercícios.
    Caso se verifique a partilha de parte ou da totalidade dos ficheiros dos exercício, os alunos em causa verão os respectivos exercícios anulados.