Introdução da Unidade Curricular e do Docente.
Apresentação da unidade (PDF). Conceito de Internet, comunicação por pacotes (tcp/ip), endereços IP (ex: www.fa.ulisboa.pt → 193.136.97.4). Hipertexto e Hiperlink. Tim Berners-Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP e HTML.
Internet vs Web (PDF). Instalação de software: Visual Studio Code (Mac/Windows).
Template de Página de Aluno (HTML e CSS). Configuração de ficheiro "index".
Cópia de ficheiros por FTP (Filezilla Client). Referências: W3Schools.
Introdução ao HTML (PDF). Introdução ao CSS e FTP (PDF). Acompanhamento prático de VSCode e FTP.
CSS externo: Selectores, propriedades básicas (color, background-color), Id e Class, Box model, elementos block/inline, Div e span.
Template de Página de Aluno: HTML e CSS. Sugestões para página pessoal (foto, nome, resumo semanal, personalização de CSS).
CSS: Selectores, propriedades básicas, Id e Class, Box model, elementos block/inline, Div e span.
Introdução ao Desenho Vectorial Técnico: Rhinoceros 8.
Site com tutoriais para aprender Rhinoceros (Site web).
Rhinoceros 8: Introdução ao interface.
Menus; barras de ferramentas (Standard); painéis (Layers; Properties); linha de comando; Viewports (Top / Perspective / Front / Right) e opções de configuração no rodapé.
Introdução ao CAD (Rhinoceros 8). Viewports e templates (Small objects - mm). Unidades e tolerâncias. Ficheiro BAK e gravação temporizada. Mudança de idioma.
Viewports: Wireframe, Shaded, Ghosted, Xray, Rendered, Raytraced, Technical, Pen, Artistic.
Desenhar com Osnap, Smarttrack, Gumball. Desenho de entidades básicas (Polyline, Line, Circle, Ellipse, Polygon, Rectangle, Box). Coordenadas cartesianas e polares.
CAD: Comandos de Edição: Offset, Trim, Extend, Fillet, Split, Move, Rotate, Scale e Orient.
Cópias múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção) e ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente).
Inserção de imagens (Picture): Escalar imagem e vectorizar imagem, corrigindo medidas.
Exercícios de treino de desenho: Exercícios para praticar o uso de CAD 2D. Alguns exigem raciocínio geométrico para completar medidas não indicadas.
Exercícios: 142; 280; 684; 802; 972; 887; 937.
Edição de imagem raster (com GIMP): Recorte de partes do desenho técnico — selecionar área a recortar (Image > Crop to Selection), exportar imagem para JPG. Fazer “undo” e repetir o processo para outras partes da imagem.
Inserção de imagens (Picture): Escalar imagem (Orient) com referência numa barra de escala ou outro componente do desenho (ex.: bancada de cozinha), caso o desenho não tenha medidas. Vectorizar imagem e corrigir dimensões.
Criação de layers: Criar uma layer para a imagem (com lock) e outra layer para o desenho da planta.
Exercício prático: Casa (ficheiro ZIP).
Exercícios de treino de desenho: Exercícios de prática de CAD 2D. Alguns requerem raciocínio geométrico para completar medidas em falta.
Exercícios: 142; 280; 684; 802; 972; 887; 937.
Utilização de personalização de sistema de coordenadas: Configuração de CPLANE e Named Views para ajustar vistas e orientações no desenho.
Organização com layers: Estruturação do desenho de arquitetura por layers — Planta e vistas laterais.
Desenho assistido: Utilização de Osnap (Perpendicular e Tangente) e Smart Track para precisão no desenho.
Cplane: Comandos Rotate e 3point para ajustar planos de trabalho personalizados.
Painéis laterais: Ativação e utilização dos painéis Named Cplanes e Named Views.
Criação de folhas de impressão (Layouts): Definição de impressora e formato de papel.
Vistas de desenho com “Detail”: Personalização de escala e seleção de layers visíveis em cada detalhe.
Definição de escalas de impressão: Ajuste de escala dentro dos detalhes (details). Configuração do layout em metros, permitindo editar a escala de forma mais intuitiva.
Acerto de desenhos: Utilização dos comandos Move e Osnap para alinhamento preciso.
Criação de legendas: Inserção de texto com o comando Text e criação de uma layer específica para elementos gráficos da folha (folha-papel).
Impressão: Exportação da folha de desenho para PDF.
Apresentação: Introdução ao 3D no Rhinoceros (PDF v1).
Ficheiro de trabalho: Ficheiro Rhino com entidades básicas (.3dm).
Desenho de entidades 3D: Criação de Surface e Polysurface (Trimmed/Untrimmed, Open/Closed, Solid).
Criação de superfícies: - A partir de 4 pontos (srfPt) - A partir de curvas (PlanarSrf) - ExtrudeCrv: solid(yes) - Análise de “ilhas” - Cap para fechar superfícies.
Edição de curvas e superfícies: Join, Explode, Trim, Split, Untrim.
Seleção e manipulação de subobjetos: - Ctrl+Shift+Click: seleciona subobjeto - Click+Ctrl+Arrastar eixo: extruda a face - Alt+Click+Arrastar eixo: copia a face.
Comandos adicionais: - ExtractSrf: extrai uma superfície - Project: projeta curvas em superfícies ou sólidos - SplitFace: cria novas arestas em superfícies (ou sólidos, se se escolher uma face com Ctrl+Shift).
Exercício: Criar superfícies a partir de curvas utilizando EdgeSrf, ExtrudeCrv, Loft, Revolve, RailRevolve, Sweep1 e Sweep2.
Recursos: Ficheiros do tutorial disponíveis através do menu: Help > Learn Rhino > Tutorials and Samples. No painel lateral “User Guide”, é possível descarregar os ficheiros .3dm indicados ao longo do tutorial.
Criação de sólidos a partir de superfícies:
ExtrudeSrf (Solid=Yes, Direction, Basepoint)
Edição de curvas e superfícies:
PointsOn, Trim, Split, Untrim Project: projetar curvas ou pontos em superfícies ou sólidos SplitFace: criar novas arestas em superfícies ou sólidos (Ctrl+Shift para escolher a face)
Visibilidade de objetos:
Hide, Show, Isolate, HideSwap
Seleção e manipulação de subobjetos:
Seleção: Ctrl+Shift+Click Extrusão: Click+Ctrl+Arrastar Eixo Cópia: Alt+Click+Arrastar Eixo
Operações Booleanas:
Union, Difference, Intersection, Split (curves, surfaces, polysurfaces)
Criação de Superfícies e Blocos — Rhinoceros:
Superfícies a partir de curvas: Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2, Loft
Desenho de exemplo: Casa-blocos (.3dm)
Blocos CAD 2D: Criação e edição com Block, BlockEdit, BlockManager
Blocos e Desenho 2D a partir de 3D — Rhinoceros
Desenho de exemplo: Casa-blocos (.3dm)
Blocos CAD 2D: Criação e edição com Block, BlockEdit, BlockManager
Modelação 3D usando blocos (exemplo: edifício simples)
Desenho 2D a partir de modelo 3D: Make 2D
3D — Rhinoceros
Dimensionar desenhos: Dimensions, ajuste de estilo de cotas
Aplicar texturas técnicas: Hatch
Limpeza de arestas em polysurfaces: MergeAllCoplanarFaces
Tornar faces planas: ProjectToCPlane
Projetar pontos para CPlane: ProjectOsnap
Template Legenda A3 e Revisão — Rhinoceros
Template legenda A3: Layout em .3dm
Revisão: Metodologia de criação da casa 3D e extração de desenhos técnicos
3D
Modelação push-pull - Tutorial Video: pushpull, splitface, Inset, ...
Extrair linhas de contorno de superfícies: Dupborder.
Modelação de terreno/estrada/passeio/casa/curvas de nível.
Visualização1
Instalar Twinmotion (Instalar Epic Games Launcher e garantir conta Epic para login): https://www.twinmotion.com (requirements: https://dev.epicgames.com/documentation/en-us/twinmotion/hardware-and-software-specifications-for-twinmotion) Instalar plugin Rhino>Twinmotion (Datasmith)
Exportar no plugin Datasmith como "Export3D View", sempre para o mesmo ficheiro, com o mesmo nome e na mesma pasta - depois no Twinmotion fazer Import>Geometry (em vez do direct sync).
Modelar para rendering: separar materiais por layers diferentes, para facilitar aplicação de materiais nos renderizadores.
Alternativa D5 Render (só para Windows); https://www.d5render.com/educational-license (requirements; https://www.d5render.com/specs). Outras alternativas: Enscape, Lumion.
Visualização3
Terreno no Twinmotion: Library>Vegetation>Landscapes>Flat (No painel Scene selecionar o objeto e depois em Properties editar com Sculpt)
Tutorial Edição Terreno no Twinmotion
Aplicar Vegetação. Relva em 3D: Library>Materials>3D Grass.
Tutorial Vegetação: Populate: Paint, Scatter Spacing, Area
Visualização4
Rendering: Introdução à iluminação Natural e Artificial.
Tutorial Edição Terreno no Twinmotion
📄Apresentação: Visualização Iluminação (PDF)
Tutorial: "Twinmotion setting up the light": Configurar Ambiente, localização geográfica, direção do Norte, data/hora, inserir luzes (8:50m)
🎥 Setting Up the Lighting | Twinmotion TutorialCriar imagens e vídeos. Imagens: configurar ambiente, Câmara, Render, FX. Vídeos: animações, time lapse, Path Tracing, Lumen GI Overview.
🎥 Real-time visualization at Zaha Hadid Architects 🎥 Exterior Lighting Concepts 🎥 Day and Night Rendering