Portofólio

Casas - Casa Pepe, São Pedro do Estoril

casa
escadas
maquete

Inicialmente, estudámos a casa no seu total em grupo, de seguida tivemos de escolher uma parte que para nós, individualmente, fosse mais significativa e fazer uma maquete numa escala maior.

A parte da casa Pepe, de Nuno Mateus, em São Pedro do Estoril, que para mim é a mais significante são as escadas que nos levam do piso subterrâneo (-1, garagem) ao piso térreo (0, piso principal) visto que foram desenhadas de uma forma muito curiosa. Estas escadas têm uma forma diferente em V na horizontal (< visto da esquerda) que está dividida em 3 partes, primeira: escadas que saem do piso -1 até à varanda; segunda: varanda que liga as primeiras às segundas escadas; terceira: escadas que ligam a varanda ao piso 0. A escadaria foi construída em madeira clara com efeito brilhante e rodeada por paredes brancas com efeito matificante. Em todo o redor da escadaria há um corrimão com forma inusual, pois é quase como se fosse dividido em 4 partes, duas no mesmo material que as paredes e duas em madeira, como se fosse uma junção do chão e degraus em madeira e as paredes brancas. No ponto médio mais à esquerda (da forma em < visto da esquerda), tem gênero uma varanda aberta sendo possível ser observada tanto do piso térreo, como do primeiro piso, deixando assim que a luz natural que entra nesse dois pisos não só a ilumine, como também ilumine parte do chão da garagem. Uma vez que nesse piso apenas há luz artificial existe um contraste interessante na observação do jogo de luz/sombra que é produzido na superfície desse mesmo piso, pois é formado um raio de luz que, com o passar do dia, muda de posição e tamanho devido ao movimento do sol. Esse raio que se encontra no chão e paredes laterais é mais visível se estivermos em cima da “varanda” e olharmos para baixo ou se estivermos do lado direito das primeiras escadas que sobem, ou seja, de baixo das segundas escadas. O facto das escadas terem sido construídas do material que foram, contribui para uma maior reflexão, prolongação da luz que naquele espaço se infiltra. Em suma, são umas escadas fora do normal, como antes nunca tinha visto, e que logo de primeira impressão me surpreenderam e cativaram.




Percorrer, Permanecer, Contemplar - Um Objeto na Cidade

maquete
planta
corte

"Percorrer, Permanecer, Contemplar - Um Objeto na Cidade", foi o terceiro exercício realizado no 1º semestre do meu 1ºano, na cadeira de Laboratório de Arquitetura I, teve como objetivo, numa primeira fase, em grupo, registar e analisar um lugar urbano, no qual, numa segunda fase, individualmente, projetou-se um objecto efémero elementar.

Nessa instalação tivemos de incluir uma obra de arte de uma das exposições que fomos visitar, no caso, eu escolhi a obra La Settima Luce in Alto que estava exibida na exposição Matéria Luminal, no Museu Coleção Berardo. A obra é de Cabrita e foi realizada em 2015. Tem 3,66m de altura e 3m de largura, é composta por 150 lâmpadas florescentes, dividida em 3 partes iguais de 50 lâmpadas, onde apenas a sétima da primeira divisão está acesa. Escolhi a mesma, visto que mal entrei na sala do museu deparei me com ela e com a sua imensidão e singularidade. Ao nos aproximarmos da obra sentimo-nos cada vez mais pequenos.




Arquitetura Efémera

Museu Temporário de Roy Lichtenstein

Arquitetura Efémera

"Arquitetura Efémera" foi um trabalho escrito que realizei para a cadeira de História da Arte Contemporânea, também no 1º semestre do meu 1ºano.

Este trabalho é sobre a relação entre a Arte e a Arquitetura, onde dentro do tema instalação, escolhi o da Arquitetura Efémera, visto que, para mim, é o tema mais interessante, e de que tenho mais curiosidade de conhecer e falar sobre.

O trabalho está dividido em 3 partes: a introdução, em que é feita uma breve descrição do que se trata no trabalho; de seguida, o desenvolvimento, no qual é feita a relação entre a Arte e a Arquitetura, explicado o que é a Arquitetura Efémera e são apresentados três exemplos de exposições que constaram no programa de “A Arte chegou ao Colombo”, para uma melhor compreensão do mesmo; no final, é encerrado o documento com uma conclusão, na qual está incluída a webgrafia dos sites onde procurei informação.