Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Representação Digital em Arquitetura
Professor Victor Ferreira



Mariana Carvalho


Sumários




Aula 01 (10-09)

Introdução da Unidade Curricular e do Docente. Apresentação da unidade. Conceito de Internet, comunicação por pacotes (tcp/ip), endereços IP de computador (o servidor www.fa.ulisboa.pt tem o número ip 193.136.97.4 por exemplo). Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language). Introdução ao HTML e editor. Instalação de software de apoio ao design web HTML/CSS: instalar Visual Studio Code (versão Mac e Windows).


Aula 02 (12-09)

Conceito de Internet, comunicação por pacotes (tcp/ip), endereços IP de computador (o servidor www.fa.ulisboa.pt tem o número ip 193.136.97.4 por exemplo). Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language).  Internet vs Web. Template da página de aluno. Edição e carregamento para o servidor (com FTP). Introdução ao CSS e FTP (PDF).


Aula 03 (17-09)

Criação de estilo externo CSS3 - Link para o estilo externo no "head" do HTML. Linguagem CSS: Selectores (declaração: propriedades e valores). Algumas propriedades básicas: color, background-color. Personalizar selectores com Id e Class. Box model: conteúdo, padding, border, margin. Elementos "block" e "inline". Elementos HTML não-semânticos (Div e span).  Acompanhamento de utilização prática de VSCode para editar CSS. Utilização de software FTP (Filezilla Client) para copiar ficheiros para área pessoal de servidor web. template de Página de Aluno: ficheiro HTML e Ficheiro CSS (depois de guardar, não esquecer de alterar o nome do ficheiro HTML para "index" para puder ser reconhecido corretamente pelo servidor como página base do site). Copiar ficheiros por FTP: Filezilla Client Site de Referência HTML/CSS: W3Schools.com Introdução ao Desenho de ilustração vectorial (Inkscape/Affinity Designer). Criação de linhas, polígonos. Propriedades traço/enchimento (stroke/fill). Edição de "nós": nós rectos, suavizados, simétricos. Visibilidade e ordem de sobreposição (ordem relativa).


Aula 04 (19-09)

Desenho de ilustração vectorial (Inkscape/Affinity Designer). Propriedades traço/enchimento (stroke/fill). Efeitos degradê, transparência e "blur". Exemplo de simulação de sombras. Colar/descolar/adicionar nós.


Aula 05 (24-09)

Edição Vectorial: Caminhos(path): agregar/desagregar, operações booleanas. Importar imagens. Recorte de imagens (clip) com polígonos. Texto>Object tp Path>Split path. Introdução ao Desenho Técnico 2D. Autocad: menus, barras de ferramentas, painéis, views (top, perspective, front, right). linha de comando, opções (osnap, ortho, dinamic input, grid, snap to grid). Desenho de entidades básicas: Point, Line, Circle, Arc, Polyline, Ellipse, Polygon, rectangle. Desenhar com Object Snap e pontos notáveis da geometria: end, mid, cen, int, perp, tan, quad. Shift+RightClick para fazer Snap com settings específicos.


Aula 06 (26-09)

Select window/crossing. Divide, Ptype, Orthogonal(F8), zoom extents, zoom previous. Desenho Técnico 2D. Desenhar com Coordenadas Cartesianas absolutas (x,y,z) e relativas (@x, y, z ). Desenhar com Coordenadas Polares/angulares absolutas (distância<ângulo, 3<45) e relativas (@3<45).. Exemplo e 3D. Osnap tracking: apparent intersection, extension, parallel. Introdução ao Trabalho 1 (enunciado). Site do Gerador de Imagens IA://www.craiyon.com/ e //deepdreamgenerator.com/ CAD: Comandos de Edição: Offset, Trim, Extend, Fillet. Move, Rotate e Scale. Align. Inserção de imagens (ImageAttach). Escalar imagem. Vectorizar imagem, corrigindo medidas.


Aula 07 (01-10)

Exercícios de treino de desenho (exercícios para aluno treinar uso de CAD 2D - Alguns dos exercícios desafiam o aluno a utilizar conhecimentos de geometria e raciocínio para complementar as medidas que estão indicadas!): 142; 280; 684; 802; 972; 887; 937; Comandos de Edição: Array Retangular e Polar, Mirror, Pedit (opções Fitcurve, Spline e Decurve).  Criação e Edição de Layers (On/Off, Freeze/Thaw, Lock/Unlock, Print, Color).  Criação de Layouts para impressão. Configuração de unidades de layout, impressora (Autocad PDF), formato da folha de papel, e escala de impressão global (1 unit do modelo  para 1000mm no Paper/Layout).  Criação de janela "Modelview" (comando MV) para cada desenho e configurar escala do desenho com (zoom 1/50xp). Esconder "Mview" na impressão (criar layer "Mviews" e desligar antes de imprimir).


Aula 08 (03-10)

Propriedades de entidades: Color, Linetype, Linewidth, Layer (propriedade Bylayer). Estrutura de layers para projeto de arquitetura: planta (por piso), alçado, corte, auxiliar. Criação de Layouts para impressão. Configuração de unidades de layout, impressora (Autocad PDF), formato da folha de papel, e escala de impressão global (1 unit do modelo  para 1000mm no Paper/Layout).  Criação de janela "Modelview" (comando MV) para cada desenho e configurar escala do desenho com (zoom 1/50xp). Esconder "Mview" na impressão (criar layer "Mviews" e desligar antes de imprimir).


Aula 09 (15-10)

Propriedades de Objetos: Cor. Layer. Linetype. Line Width. Plot Style Tables para converter cor em espessura de traço. Propriedade Bylayer e estratégias de utilização de layers. Organização de desenho de projetos de arquitetura. Comando "View" para gravar posições de UCS e lista de layers para cada um dos desenhos (plantas, alçados,cortes).


Aula 10 (15-10)

Revisão da criação de UCS e Gestão de UCS (Ucsman). Criação e Gestão de "View": guarda o UCS ativo, posição do ecrã e setup das layers. Processo: ucs;z;ângulo - plan (dois enters) - Ucsman; "nome a gravar" - View; "nome a gravar". Fazer o mesmo para cada um dos desenhos. Estratégia de utilização com projeto de arquitetura. Exercícios.


Aula 11 (17-10)

Instalação e licenças Rhinoceros3D. Introdução ao interface. Painéis (layers e propriedades), toolbars, osnap, layers e propriedades. "Gumball". Configuração de Viewports. Inserção de imagens com "Picture". Comando "Orient" (equivalente ao "align" do autocad) para mover/rodar/escalar objectos (exercício de aplicação a imagem). Configuração nas layers da cor de visualização, cor de impressão e espessura d eimpressão. Unidades do desenho: Com comando "units" validar se a escala está em metros e precisão em 0.001 (verificar também se o setting de "Display precision" está, com 3 casas decimais - será necessário para verificar se as medidas estão certas ao centímetro).


Aula 12 (22-10)

Modelação 3D em Rhino: Criação de entidades. Line, Lines, Explode, Join, Rectangle, SrfPt (superficie 4 pontos), open/closed polysurface, Box, isocurves (linhas interiores das superficies nurbs), ExtractSrf (extract surface), Visibilidade de objectos (Hide, Show, Isolate, HideSwap), seleção de subobjeto (Ctrl+Shift+Click), Click+Ctrl+Arrastar Eixo (extrude essa face), ALt+Click+Arrastar Eixo (copia essa face).  Operações Booleanas: Union, Difference, Intersection, Boolean Split. Editar curvas e superfícies (Join, Explode, Trim, Split, Untrim) Fazer os seguintes tutoriais: Create Surfaces from Curves ((Edgesrf, Extrudecrv, Loft, Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2))


Aula 13 (24/10)

Dividir superfícies existentes, criando novas arestas (desenhando linhas no momento ou selecionando linhas/curvas pré-existentes): Splitface. SolidPtOn (visualizar vértices dos solidos para poder editar). Ativar automaticamente "Cplane" alinhado com objecto , na seleção de objecto (ou de sub-objeto com CTRL+SHift): AutoAlignCplane enabled=yes (fazer "disable" quando não se quiser ativo!). Projetar linhas/curvas e pontos em superfícies/sólidos existentes: Project. Extrair linhas de contorno de superfícies: Dupborder Criar sólidos ocos ou por "offset": Shell e OffsetSrf Guardar Cplanes: Painel "Named CPlanes" Guardar posições de Cplane e de ecrã: Painel "Named Views"


Aula 14 (29/10)

Discutir Esquiços de propostas 3D de interpretação da imagem de IA. Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção) , ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente). Buracos: CreateHole, MoveHole, RotateHole Criação de superfícies por rotação (Revolve), por aresta (Edgesrf), por perfis (Loft), por "arrastamento" (Sweep1 e Sweep 2) Fazer os seguintes tutoriais: Create Surfaces from Curves ((Edgesrf, Extrudecrv, Loft, Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2)) CreateSolid. Controlar ordem de visualização de objectos (o que está à frente...): Menu Edit>Arrange>Bring forward (mais opções no menu).


Aula 15 (31/10)

CreateSolid. Controlar ordem de visualização de objectos (o que está à frente...): Menu Edit>Arrange>Bring forward (mais opções no menu). Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção) , ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente). Buracos: CreateHole, MoveHole, RotateHole Criação de superfícies por rotação (Revolve), por aresta (Edgesrf), por perfis (Loft), por "arrastamento" (Sweep1 e Sweep 2) Fazer os seguintes tutoriais: Create Surfaces from Curves ((Edgesrf, Extrudecrv, Loft, Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2))


Aula 16 (05/11)

Criação de Layouts. "Detail" e definição de escalas de desenho. Desenho de Folha/legenda técnica a partir de template. Edição da legenda. Extração de desenhos 2D a partir do Modelo 3D: Make2D (Top, Right. Perspective, Parallel) por View. Templates com Folhas para Layouts - Métrico (DWG). Clipping Plane Sections Automatic Drawings. Manual do Rhino sobre a barra de ferramentas "Sections" (Web). Criação de Layout no Rhino .


Aula 17 (07/11)

Criação de Desenhos automáticos a partir de planos de corte (clipping plane). Acompanhamento do trabalho prático de modelação.


Aula 18 (12/11)

Acompanhamento do trabalho prático de modelação.


Aula 19 (14/11)

Acompanhamento do trabalho prático de modelação.


Aula 20 (19/11)

Acompanhamento do trabalho prático de modelação.


Aula 21 (21/11)

Real-time visualization at Zaha Hadid Architects: Apresentação: Workflow de Rendering (PDF). Arquitectura; Design do Interior (ambiência); Iluminação; Câmara; Pós-processamento. Apresentação: Materiais PBR (PDF)


Aula 22 (26/11)

Rendering: Introdução à iluminação Natural e Artificial. Apresentação: Iluminação.


Aula 23 (28/11)

Acompanhamento do trabalho dos alunos, Apresentação: Camera e Lentes (PDF). O triângulo da exposição: ISO-Abertura-Velocidade. Conceitos básicos de configuração de máquina fotográfica, para compreensão das configurações de render.


Aula 24 (03/12)

Configurar Luz e inserir luzes. Twinmotion: Criar imagens e vídeos. Imagens: configurar ambiente, Câmara, Render, e Fx. Vídeos: Frames para animação. Vídeos de time lapse (passagem de dia para noite por exemplo). Criar imagens e vídeos. Configurar Path Tracing Lumen Global Illumination Overview (explicação do que é e como funciona o sistema "Lumen" de iluminação).


Aula 25 (05/12)

Colocar automaticamente elementos de paisagem e pessoas/veículos (Populate>Place: Paint/Scatter/Spacing/Area; Populate>Paths: Character/Bycicle/Vehicle/Custom). Importar automaticamente modelação de Contexto (envolvente construída para o edifício): Disponível em "Populate">Urban. Importar Contexto no Twinmotion Criar Imagens no painel "Media": carregar no botão "+" para guardar a posição atual da câmera, e a configuração atual de ambiente (dia/hora, Primavera/Inverno, e "weather"). Criar video no painel "Media": carregar no botão "+" para criar um novo vídeo. Dentro do vídeo, criar posições da câmara (key frames). Criar luzes no Rhino/Twinmotion. Simular luz com material (configurar no material o painel "emissive" colocando um valor de intesindade à volta de 60/70 como ponto de partida e cor branca). Depois colocar o "spotlight" ou outro tipo de luz perto da superficie do material simulado. Alternativa ao "Directsync", se estiver com problemas: Exportar no plugin Datasmith como "Export3D View", sempre para o mesmo ficheiro, com o mesmo nome e na mesma pasta - depois no Twinmotion fazer Import>Geometry (em vez do direct sync).


Aula 26 (10/12)

Ajustar Camera. Beginner tips for creating cinematic videos




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