Introdução da Unidade Curricular e do Docente. Apresentação da unidade. Conceito de Internet, comunicação por pacotes (tcp/ip), endereços IP de computador (o servidor www.fa.ulisboa.pt tem o número ip 193.136.97.4 por exemplo). Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language). Introdução ao HTML e editor. Instalação de software de apoio ao design web HTML/CSS: instalar Visual Studio Code (versão Mac e Windows).
Conceito de Internet, comunicação por pacotes (tcp/ip), endereços IP de computador (o servidor www.fa.ulisboa.pt tem o número ip 193.136.97.4 por exemplo). Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language).  Internet vs Web. Template da página de aluno. Edição e carregamento para o servidor (com FTP). Introdução ao CSS e FTP (PDF).
Criação de estilo externo CSS3 - Link para o estilo externo no "head" do HTML. Linguagem CSS: Selectores (declaração: propriedades e valores). Algumas propriedades básicas: color, background-color. Personalizar selectores com Id e Class. Box model: conteúdo, padding, border, margin. Elementos "block" e "inline". Elementos HTML não-semânticos (Div e span). Acompanhamento de utilização prática de VSCode para editar CSS. Utilização de software FTP (Filezilla Client) para copiar ficheiros para área pessoal de servidor web. template de Página de Aluno: ficheiro HTML e Ficheiro CSS (depois de guardar, não esquecer de alterar o nome do ficheiro HTML para "index" para puder ser reconhecido corretamente pelo servidor como página base do site). Copiar ficheiros por FTP: Filezilla Client Site de Referência HTML/CSS: W3Schools.com Introdução ao Desenho de ilustração vectorial (Inkscape/Affinity Designer). Criação de linhas, polÃgonos. Propriedades traço/enchimento (stroke/fill). Edição de "nós": nós rectos, suavizados, simétricos. Visibilidade e ordem de sobreposição (ordem relativa).
Desenho de ilustração vectorial (Inkscape/Affinity Designer). Propriedades traço/enchimento (stroke/fill). Efeitos degradê, transparência e "blur". Exemplo de simulação de sombras. Colar/descolar/adicionar nós.
Edição Vectorial: Caminhos(path): agregar/desagregar, operações booleanas. Importar imagens. Recorte de imagens (clip) com polÃgonos. Texto>Object tp Path>Split path. Introdução ao Desenho Técnico 2D. Autocad: menus, barras de ferramentas, painéis, views (top, perspective, front, right). linha de comando, opções (osnap, ortho, dinamic input, grid, snap to grid). Desenho de entidades básicas: Point, Line, Circle, Arc, Polyline, Ellipse, Polygon, rectangle. Desenhar com Object Snap e pontos notáveis da geometria: end, mid, cen, int, perp, tan, quad. Shift+RightClick para fazer Snap com settings especÃficos.
Select window/crossing. Divide, Ptype, Orthogonal(F8), zoom extents, zoom previous. Desenho Técnico 2D. Desenhar com Coordenadas Cartesianas absolutas (x,y,z) e relativas (@x, y, z ). Desenhar com Coordenadas Polares/angulares absolutas (distância<ângulo, 3<45) e relativas (@3<45).. Exemplo e 3D. Osnap tracking: apparent intersection, extension, parallel. Introdução ao Trabalho 1 (enunciado). Site do Gerador de Imagens IA://www.craiyon.com/ e //deepdreamgenerator.com/ CAD: Comandos de Edição: Offset, Trim, Extend, Fillet. Move, Rotate e Scale. Align. Inserção de imagens (ImageAttach). Escalar imagem. Vectorizar imagem, corrigindo medidas.
ExercÃcios de treino de desenho (exercÃcios para aluno treinar uso de CAD 2D - Alguns dos exercÃcios desafiam o aluno a utilizar conhecimentos de geometria e raciocÃnio para complementar as medidas que estão indicadas!): 142; 280; 684; 802; 972; 887; 937; Comandos de Edição: Array Retangular e Polar, Mirror, Pedit (opções Fitcurve, Spline e Decurve). Criação e Edição de Layers (On/Off, Freeze/Thaw, Lock/Unlock, Print, Color). Criação de Layouts para impressão. Configuração de unidades de layout, impressora (Autocad PDF), formato da folha de papel, e escala de impressão global (1 unit do modelo para 1000mm no Paper/Layout). Criação de janela "Modelview" (comando MV) para cada desenho e configurar escala do desenho com (zoom 1/50xp). Esconder "Mview" na impressão (criar layer "Mviews" e desligar antes de imprimir).
Propriedades de entidades: Color, Linetype, Linewidth, Layer (propriedade Bylayer). Estrutura de layers para projeto de arquitetura: planta (por piso), alçado, corte, auxiliar. Criação de Layouts para impressão. Configuração de unidades de layout, impressora (Autocad PDF), formato da folha de papel, e escala de impressão global (1 unit do modelo para 1000mm no Paper/Layout). Criação de janela "Modelview" (comando MV) para cada desenho e configurar escala do desenho com (zoom 1/50xp). Esconder "Mview" na impressão (criar layer "Mviews" e desligar antes de imprimir).
Propriedades de Objetos: Cor. Layer. Linetype. Line Width. Plot Style Tables para converter cor em espessura de traço. Propriedade Bylayer e estratégias de utilização de layers. Organização de desenho de projetos de arquitetura. Comando "View" para gravar posições de UCS e lista de layers para cada um dos desenhos (plantas, alçados,cortes).
Revisão da criação de UCS e Gestão de UCS (Ucsman). Criação e Gestão de "View": guarda o UCS ativo, posição do ecrã e setup das layers. Processo: ucs;z;ângulo - plan (dois enters) - Ucsman; "nome a gravar" - View; "nome a gravar". Fazer o mesmo para cada um dos desenhos. Estratégia de utilização com projeto de arquitetura. ExercÃcios.
Instalação e licenças Rhinoceros3D. Introdução ao interface. Painéis (layers e propriedades), toolbars, osnap, layers e propriedades. "Gumball". Configuração de Viewports. Inserção de imagens com "Picture". Comando "Orient" (equivalente ao "align" do autocad) para mover/rodar/escalar objectos (exercÃcio de aplicação a imagem). Configuração nas layers da cor de visualização, cor de impressão e espessura d eimpressão. Unidades do desenho: Com comando "units" validar se a escala está em metros e precisão em 0.001 (verificar também se o setting de "Display precision" está, com 3 casas decimais - será necessário para verificar se as medidas estão certas ao centÃmetro).
Modelação 3D em Rhino: Criação de entidades. Line, Lines, Explode, Join, Rectangle, SrfPt (superficie 4 pontos), open/closed polysurface, Box, isocurves (linhas interiores das superficies nurbs), ExtractSrf (extract surface), Visibilidade de objectos (Hide, Show, Isolate, HideSwap), seleção de subobjeto (Ctrl+Shift+Click), Click+Ctrl+Arrastar Eixo (extrude essa face), ALt+Click+Arrastar Eixo (copia essa face).  Operações Booleanas: Union, Difference, Intersection, Boolean Split. Editar curvas e superfÃcies (Join, Explode, Trim, Split, Untrim) Fazer os seguintes tutoriais: Create Surfaces from Curves ((Edgesrf, Extrudecrv, Loft, Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2))
Dividir superfÃcies existentes, criando novas arestas (desenhando linhas no momento ou selecionando linhas/curvas pré-existentes): Splitface. SolidPtOn (visualizar vértices dos solidos para poder editar). Ativar automaticamente "Cplane" alinhado com objecto , na seleção de objecto (ou de sub-objeto com CTRL+SHift): AutoAlignCplane enabled=yes (fazer "disable" quando não se quiser ativo!). Projetar linhas/curvas e pontos em superfÃcies/sólidos existentes: Project. Extrair linhas de contorno de superfÃcies: Dupborder Criar sólidos ocos ou por "offset": Shell e OffsetSrf Guardar Cplanes: Painel "Named CPlanes" Guardar posições de Cplane e de ecrã: Painel "Named Views"
Discutir Esquiços de propostas 3D de interpretação da imagem de IA. Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção) , ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente). Buracos: CreateHole, MoveHole, RotateHole Criação de superfÃcies por rotação (Revolve), por aresta (Edgesrf), por perfis (Loft), por "arrastamento" (Sweep1 e Sweep 2) Fazer os seguintes tutoriais: Create Surfaces from Curves ((Edgesrf, Extrudecrv, Loft, Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2)) CreateSolid. Controlar ordem de visualização de objectos (o que está à frente...): Menu Edit>Arrange>Bring forward (mais opções no menu).
CreateSolid. Controlar ordem de visualização de objectos (o que está à frente...): Menu Edit>Arrange>Bring forward (mais opções no menu). Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção) , ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente). Buracos: CreateHole, MoveHole, RotateHole Criação de superfÃcies por rotação (Revolve), por aresta (Edgesrf), por perfis (Loft), por "arrastamento" (Sweep1 e Sweep 2) Fazer os seguintes tutoriais: Create Surfaces from Curves ((Edgesrf, Extrudecrv, Loft, Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2))
Criação de Layouts. "Detail" e definição de escalas de desenho. Desenho de Folha/legenda técnica a partir de template. Edição da legenda. Extração de desenhos 2D a partir do Modelo 3D: Make2D (Top, Right. Perspective, Parallel) por View. Templates com Folhas para Layouts - Métrico (DWG). Clipping Plane Sections Automatic Drawings. Manual do Rhino sobre a barra de ferramentas "Sections" (Web). Criação de Layout no Rhino .
Criação de Desenhos automáticos a partir de planos de corte (clipping plane). Acompanhamento do trabalho prático de modelação.
Acompanhamento do trabalho prático de modelação.
Acompanhamento do trabalho prático de modelação.
Acompanhamento do trabalho prático de modelação.
Real-time visualization at Zaha Hadid Architects: Apresentação: Workflow de Rendering (PDF). Arquitectura; Design do Interior (ambiência); Iluminação; Câmara; Pós-processamento. Apresentação: Materiais PBR (PDF)
Rendering: Introdução à iluminação Natural e Artificial. Apresentação: Iluminação.
Acompanhamento do trabalho dos alunos, Apresentação: Camera e Lentes (PDF). O triângulo da exposição: ISO-Abertura-Velocidade. Conceitos básicos de configuração de máquina fotográfica, para compreensão das configurações de render.
Configurar Luz e inserir luzes. Twinmotion: Criar imagens e vÃdeos. Imagens: configurar ambiente, Câmara, Render, e Fx. VÃdeos: Frames para animação. VÃdeos de time lapse (passagem de dia para noite por exemplo). Criar imagens e vÃdeos. Configurar Path Tracing Lumen Global Illumination Overview (explicação do que é e como funciona o sistema "Lumen" de iluminação).
Colocar automaticamente elementos de paisagem e pessoas/veÃculos (Populate>Place: Paint/Scatter/Spacing/Area; Populate>Paths: Character/Bycicle/Vehicle/Custom). Importar automaticamente modelação de Contexto (envolvente construÃda para o edifÃcio): DisponÃvel em "Populate">Urban. Importar Contexto no Twinmotion Criar Imagens no painel "Media": carregar no botão "+" para guardar a posição atual da câmera, e a configuração atual de ambiente (dia/hora, Primavera/Inverno, e "weather"). Criar video no painel "Media": carregar no botão "+" para criar um novo vÃdeo. Dentro do vÃdeo, criar posições da câmara (key frames). Criar luzes no Rhino/Twinmotion. Simular luz com material (configurar no material o painel "emissive" colocando um valor de intesindade à volta de 60/70 como ponto de partida e cor branca). Depois colocar o "spotlight" ou outro tipo de luz perto da superficie do material simulado. Alternativa ao "Directsync", se estiver com problemas: Exportar no plugin Datasmith como "Export3D View", sempre para o mesmo ficheiro, com o mesmo nome e na mesma pasta - depois no Twinmotion fazer Import>Geometry (em vez do direct sync).
Ajustar Camera. Beginner tips for creating cinematic videos