Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mestrado Integrado em Arquitetura


Representação Digital

Professor Luís Romão
2025/2026
2C

Mariana Carvalho

Semana 05

Aula 9 - Dia 07/10


Início de um exercício de sólidos, tendo como objetivo o adquirir de conhecimento sobre volumetrias.
Inserção das diferentes layers para os diversos sólidos. Revisão de comandos como Units, Style, DimStyle e Laydel.

Execução de um cubo.
Começou-se por concretizar um quadrado através do comando Polygon, e que por sua vez através do comando Copy, realizou-se a planificação do mesmo. De seguida através do comando Region, as linhas transformam-ze em planos (preenchimento), e com o comando Rotate, executa-se uma rotação de 90º negativa ou positiva dos mesmos (dependendo da sua posição). Utilização do comando Surfculpt para unir todos os planos, transformando-os num único sólido.





Execução de um tetraedro.
Começou-se por concretizar um triângulo através do comando Polygon, e que por sua vez através do comando Copy, realizou-se a planificação do mesmo. Mudança do eixo no espaço através comando Ucs (ponto 0,0,0), execução por sua vez de linhas auxiliares com Circle, de forma a encontrar o futuro ângulo de interseção entre os planos. Utilização de 3DPoly para concretizar um plano, e ArrayClassic com definição PolarArray de maneira e completar o sólido, terminando assim com os comandos Region e Surfculpt.



Execução de um octaedro.
Através do mesmo método do tetraedro, concretização da planificação de metade do sólido e de linhas auxiliares de forma a encontrar o ângulo de interseção entre os planos (Polygon, Ucs, Line, Cicle e Rotate). Definição da primeira parte do sólido através dos comandos Region e ArrayClassic.
Introdução da mundaça da definição de representação na área de trabalho (X-Ray, 2DWireframe...).




Aula 10 - Dia 09/10


Continuação do exercício das sãlidos.

Finalização do sólido octaedro.
Depois de mudar o ponto do eixo ( com o comando Ucs), com os comandos Mirror e Rotate, execução da segunda parte do sólido.
Introdução ainda do comando Viewports (diversas visões de trabalho).



Execução de um dodecaedro.
Através dos comandos Polygon, Region e Mirror, execução de uma parte da planificação do sólido. Em seguida com os comandos Xline, Ucs, Line e Circle, determinou-se o ponto de inclinação das faces. Utilização de ArrayClassic de forma a mútiplicar as faces, concretizando uma metade sólido. Finalização do mesmo através de Copy e Align de 3 pontos, e terminando com o comando Surfculpt.





Execução de um isoedro.
Através do mesmo método do dodecaedro, concretização de uma parte da planificação do sólido e de linhas auxiliares de forma a encontrar o ponto de interseção entre os planos (Polygon, Ucs, Line, Cicle e Rotate). De seguida, depois de utilizar Erase para eliminar elementos de sobreposição, concretização das inúmeras fazes do sólido através de ArrayClassic ( centro no ângulo agudo da face a repetir). Finalização com Surfculpt de forma a unir todos os elementos num sólido.