Representação Digital - Turma 2D
Introdução da Unidade Curricular e do Docente.
Conceito de Internet, comunicação por pacotes (tcp/ip), endereços IP de computador (o servidor www.fa.ulisboa.pt tem o número ip 193.136.97.4 por exemplo). Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language).
Conceito de Internet, comunicação por pacotes (tcp/ip), endereços IP de computador (o servidor www.fa.ulisboa.pt tem o número ip 193.136.97.4 por exemplo). Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language).
Edição e carregamento para o servidor (com FTP).
Criação de estilo externo CSS3 - Link para o estilo externo no "head" do HTML. Linguagem CSS: Selectores (declaração: propriedades e valores). Algumas propriedades básicas: color, background-color. Personalizar selectores com Id e Class. Box model: conteúdo, padding, border, margin. Elementos "block" e "inline". Elementos HTML não-semânticos (Div e span). Acompanhamento de utilização prática de VSCode para editar CSS. Utilização de software FTP (Filezilla Client) para copiar ficheiros para área pessoal de servidor web.
Introdução ao Desenho de ilustração vectorial (Inkscape/Affinity Designer). Criação de linhas, polígonos. Propriedades traço/enchimento (stroke/fill). Edição de "nós": nós rectos, suavizados, simétricos. Visibilidade e ordem de sobreposição (ordem relativa).
Desenho de ilustração vectorial (Inkscape/Affinity Designer). Propriedades traço/enchimento (stroke/fill). Efeitos degradê, transparência e "blur". Exemplo de simulação de sombras. Colar/descolar/adicionar nós. Caminhos(path): agregar/desagregar, operações booleanas. Importar imagens. Recorte de imagens (clip) com polígonos.
Edição Vectorial: Caminhos(path): agregar/desagregar, operações booleanas. Importar imagens. Recorte de imagens (clip) com polígonos. Texto>Object tp Path>Split path.
Introdução ao Desenho Técnico 2D. Autocad: menus, barras de ferramentas, painéis, views (top, perspective, front, right). linha de comando, opções (osnap, ortho, dinamic input, grid, snap to grid). Desenho de entidades básicas: Point, Line, Circle, Arc, Polyline, Ellipse, Polygon, rectangle. Desenhar com Object Snap e pontos notáveis da geometria: end, mid, cen, int, perp, tan, quad. Shift+RightClick para fazer Snap com settings específicos.
Select window/crossing. Divide, Ptype, Orthogonal(F8), zoom extents, zoom previous. Desenho Técnico 2D. Desenhar com Coordenadas Cartesianas absolutas (x,y,z) e relativas (@x, y, z ). Desenhar com Coordenadas Polares/angulares absolutas e relativas. Exemplo e 3D. Osnap tracking: apparent intersection, extension, parallel.
Comandos de Edição: Offset, Trim, Extend, Fillet. Move, Rotate e Scale. Mirror. Align. Layers.
Exercícios de treino de desenho (exercícios para aluno treinar uso de CAD 2D - Alguns dos exercícios desafiam o aluno a utilizar conhecimentos de geometria e raciocínio para complementar as medidas que estão indicadas!): 142; 280; 684; 802; 972; 887; 937; Comandos de Edição: Array Retangular e Polar, Mirror, Pedit (opções Fitcurve, Spline e Decurve). Criação e Edição de Layers (On/Off, Freeze/Thaw, Lock/Unlock, Print, Color).
Criação de Layouts para impressão. Configuração de unidades de layout, impressora (Autocad PDF), formato da folha de papel, e escala de impressão global (1 unit do modelo para 1000mm no Paper/Layout). Criação de janela "Modelview" (comando MV) para cada desenho e configurar escala do desenho com (zoom 1/50xp). Esconder "Mview" na impressão (criar layer "Mviews" e desligar antes de imprimir).
Propriedades de Objetos: Cor. Layer. Linetype. Line Width. Plot Style Tables para converter cor em espessura de traço. Propriedade Bylayer e estratégias de utilização de layers.
Organização de desenho de projetos de arquitetura. Comando "View" para gravar posições de UCS e lista de layers para cada um dos desenhos (plantas, alçados,cortes)
Revisão da criação de UCS e Gestão de UCS (Ucsman). Criação e Gestão de "View": guarda o UCS ativo, posição do ecrã e setup das layers.
Processo: ucs;z;ângulo - plan (dois enters) - Ucsman; "nome a gravar" - View; "nome a gravar". Fazer o mesmo para cada um dos desenhos.
Estratégia de utilização com projeto de arquitetura. Exercícios.
Instalação e licenças Rhinoceros3D. Introdução ao interface. Painéis (layers e propriedades), toolbars, osnap, layers e propriedades. "Gumball". Configuração de Viewports. Inserção de imagens com "Picture". Comando "Orient" (equivalente ao "align" do autocad) para mover/rodar/escalar objectos (exercício de aplicação a imagem). Configuração nas layers da cor de visualização, cor de impressão e espessura de impressão.
Unidades do desenho: Com comando "units" validar se a escala está em metros e precisão em 0.001 (verificar também se o setting de "Display precision" está, com 3 casas decimais - será necessário para verificar se as medidas estão certas ao centímetro).
Layers/sublayers - Display color/Material.Box (caixa em 3D),Trim, Split, ExtrudeCrv, Cap (cria tampa em objeto extrudido que tenha buraco aberto). Operação booleana: Difference.Exercício prático de modelar edifício em 3D, a partir de desenhos 2D.
Seleção sub-objectos: Ctrl+Shift (arestas e faces). Mover, apagar, extrudir.
Dividir superfícies existentes, criando novas arestas (desenhando linhas no momento ou selecionando linhas/curvas pré-existentes): Splitface. SolidPtOn (visualizar vértices dos solidos para poder editar). Ativar automaticamente "Cplane" alinhado com objecto , na seleção de objecto (ou de sub-objeto com CTRL+SHift): AutoAlignCplane enabled=yes (fazer "disable" quando não se quiser ativo!). Projetar linhas/curvas e pontos em superfícies/sólidos existentes: Project. Extrair linhas de contorno de superfícies: Dupborder. Criar sólidos ocos ou por "offset": Shell e OffsetSrf Guardar Cplanes: Painel "Named CPlanes". Guardar posições de Cplane e de ecrã: Painel "Named Views.
Discutir Esquiços de propostas 3D de interpretação da imagem de IA.
Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção) , ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente). Buracos: CreateHole, MoveHole, RotateHole.
Criação de superfícies por rotação (Revolve), por aresta (Edgesrf), por perfis (Loft), por "arrastamento" (Sweep1 e Sweep 2).
CreateSolid. Controlar ordem de visualização de objectos (o que está à frente...): Menu Edit>Arrange>Bring forward (mais opções no menu).
Criação de Layouts. "Detail" e definição de escalas de desenho. Desenho de Folha/legenda técnica a partir de template. Edição da legenda. Extração de desenhos 2D a partir do Modelo 3D: Make2D (Top, Right. Perspective, Parallel) por View.
Clipping Plane Sections Automatic Drawings.
Criação de Desenhos automáticos a partir de planos de corte (clipping plane).
Acompanhamento do trabalho prático de modelação.
Acompanhamento do trabalho prático de modelação.
Arquitectura; Design do Interior (ambiência); Iluminação; Câmara; Pós-processamento no Twinmotion.
Materiais PBR no Twinmotion.
Rendering: Introdução à iluminação Natural e Artificial.
Acompanhamento do trabalho dos alunos.
O triângulo da exposição: ISO-Abertura-Velocidade. Conceitos básicos de configuração de máquina fotográfica, para compreensão das configurações de render.
Registo de Entregas até à data (web, trabalho 1 e trabalho 2).
Configurar Luz e inserir luzes.
Criar imagens e vídeos.
Configurar Path Tracing.
Colocar automaticamente elementos de paisagem e pessoas/veículos (Populate>Place: Paint/Scatter/Spacing/Area; Populate>Paths: Character/Bycicle/Vehicle/Custom).
Importar automaticamente modelação de Contexto (envolvente construída para o edifício): Disponível em "Populate">Urban.
Importar Contexto no Twinmotion.
Criar Imagens no painel "Media".
Criar video no painel "Media".
Alternativa ao "Directsync", se estiver com problemas.
Registo de Entregas até ao dia 09-12-2024.
Ajustar Camera.
Aferição em Aula.
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Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa