PORTFOLIO


2021 / 2022

Semestre 1


Percorrer, Permanecer, Contemplar
Enunciado
Desenvolver individualmente a proposta de um objecto arquitectónico efémero, integrado no lugar e percurso urbano estudados em grupo na fase anterior. Este objecto destinava-se a acolher temporariamente uma obra de arte, actualmente presente nas exposições “Matéria Luminal” patente no CCB (Centro Cultural de Belém) e “O Pequeno Mundo”, patentes na CULTURGEST, em Lisboa. O projecto deveria articular-se fundamentalmente em três momentos: 1) um espaço de aproximação e transição interior-exterior; 2) um espaço interior de permanência e contemplação da obra exposta; 3) uma relação visual enfática e contemplativa, a partir do interior, com alguma coisa existente na sua envolvente exterior próxima ou distante.
Local de Intervenção

Local de Intervenção

[São Miguel, Alfama]

Local de Intervenção

Local de Intervenção

[São Miguel, Alfama]

Narrativa descritiva
Construí este objeto com o principio de percorrer permanecer e contemplar, tentando tornar a estrutura arquitetónica em algo fluido que, naturalmente, nos conduzisse, ao seu foco principal, a obra Floresta Queimada de Gilberto Reis. Ao existirem várias maneiras de entrar no objecto, que convidam o sujeito a participar nesta experiência, dando-lhes variadas opções por onde podem escolher, tornando o percurso sempre distinto. Retirando inspiração nos vários percursos que nos encaminham ao ponto de encontro principal, a igreja paroquial de São Miguel. Este objeto pretende adicionar a este foco principal um lugar de descanso e contemplação ao criar de maneira natural númeras zonas de repouso e absorção do meio envolvente. Pretendi que este espaço possui-se também uma zona com uma forma que relembra um casulo, permitndo ao espectador uma maior aproximação à obra de arte e uma melhor oportunidade de contemplação da mesma, nao só de maneira mais privada, mas possibilita também um espaço mais propenso a uma reflexão pessoal mais aprofundada. As palas e a cobertura sao usadas para escurecer o espaço preparando a visão do espsctador para o primeiro contacto com a obra, esta que possiu apenas um foco de luz originada em si mesma, tornando essa a unica fonte de luz dentro do objeto. Floresta Queimada de Gilberto Reis
Desenhos técnicos
Desenhos complementares