Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura
Modelação Geométrica e Generativa
Turma 4E
Mariana Boavida
20191473
Para iniciar a aula realizou-se a última concha, o caramujo
De forma a iniciar o desenho da concha, foi copiada a base do caracol
Apos isto, foram copiadas as circuferencias de modo a gerar uma régua vertical de circuferencias
Com isto passou-se uma linha através de todos os quadrantes das circuferencias
Com isto utilizou-se o comando "extend" selecionou-se a linha vertical e prolongou-se a linha dos quadrantes até a linha vertical
Recorrendo ao comando "revolve" selecionou-se a linha dos quadrantes e dois pontos no eixo vertical, obtendo deste modo um cone
Com o comando "project curves" atribuimos a espiral desenhada na figura anterior ao cone obtido
Usando o comando sweep rails 2 selecinou-se ambas as diretrizes, a circuferencia maior e o ponto final do eixo
Finalização do caramujo
Exposição de todas as conchas desenhadas no decorrer das aulas
Em título de tentativa foram alterados os materiais das conchas em render
Dado como finalizado o exercício das conchas, foi aberto o grasshopper
Inicialmente desenhamos uma esfera no rhino para mostrar que podiamos aplicar a escala e o movimento
Dado isto o professor fez uma explicação sobre o grasshopper
Foi explicado o funcionamento das células, sendo que o lado esquerdo é de input's e o lado direito de output's
Assim, foi realizada uma nova esfera desenhada através do grasshopper
Após esta esfera foram feitos numers sliders e paineis, sendo que na segunda imagem podemos ver a ligação de dois elementos ao mesmo input
Com isto, desenhamos um ponto no rhino e outro no grasshopper utilizando o comando "set one point" atribuimos o ponto do rhino ao ponto do grasshopper
Dado isto, foi atribuído o ponto á base da esfera anteriormente desenhada
A título de exprimentação, foi desativada a visualização da esfera e do ponto no grasshopper para que estes desaparecessem no rhino
Foi inserida a celula do fator de escala e conectada á esfera já desenhada.
Depois foi realizado o "bake" da esfera e da esfera escalada
Para podermos ver o bake das esferas tivemos que as mover face ao desenho original
Dado isto, desenhamos um cilindro
De forma a manusearmos os detalhes da forma foram inseridos numers sliders
A um deles foi dado o nome de "raio"
Sendo que posteriormente este foi editado de forma mais pormenorizada
Avançando sobre isto, foi desenhado um cone, e foi-lhe atribuído o mesmo valor de raio do cilindro
Dado isto, foi construído um ponto onde o valor de z era de duas unidades
Foi atribuído ao cone de forma a que este ficasse em cima do cilindro
Desta forma foi obtida uma figura com a forma de uma cabana
Depois, foram feitas algumas operações de modo a testar funcionalidades do programa
Com isto atribuímos um valor ao y para que a figura ficasse posicionada longe da origem
Desenhamos um círculo e através deste criamos um cilindro
Após isto desenhamos uma circuferencia e aplicamos o comando "loft"
De modo a exemplificar, foi alterado o plano de projeção das figuras
Com isto, foi aplicado o comando "arraypolar" á figura desenhada (círculo)
Foi aplicado o comando "loft" a geomentria criada através do comando anterior (arraypolar)
Depois foi conectado um painel ao output do arraypolar de modo a identificar todas as circuferencias desenhadas
De forma a demonstrar as opçoes do comando "loft" foram alterados determinados aspetos
Um dos parametros alterados foi a abertura do "loft" tendo sido fechada e criando uma esfera fechada e única
Assim, foi alterada a lógica do comando anterior e aplicadas diferentes formas á figura inicial
Foi novamente aplicado o comando "loft"
Inicialmente aberto
Posteriormente fechado
Dando o exemplo das esferas como concluído foi desenhada uma população 2d
Com isto foi aplicado o comando "voronoi"
Depois foi feito um scale do comando
Posteriormente ligamos o centro das capsulas criadas ao centro da escala
Após isto, foi dado o factor de escala através de pontos estratégicos dados pela distancia
Depois desta tentativa multiplicamos o fator de escala por um valor mínimo
Alteramos o local do ponto de escala
Desenhamos uma population 3d
Tendo em conta os comandos anteriores aplicamos desta vez o comando "voronoi3D"
Foi feito o bake do voronoi 3D
Foi retirada uma celula de modo demonstrativo
Imagem de resumo das operações
Ficheiros:
Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, Caramujo
Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, Conchas completas
Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, derivação grasshopper
Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, ficheiro de desenvolvimento
Ficheiro auxiliar realizado na aula, notas
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