Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação Geométrica e Generativa
Turma 4E



Mariana Boavida

20191473


Para iniciar a aula realizou-se a última concha, o caramujo
De forma a iniciar o desenho da concha, foi copiada a base do caracol



Apos isto, foram copiadas as circuferencias de modo a gerar uma régua vertical de circuferencias



Com isto passou-se uma linha através de todos os quadrantes das circuferencias
Com isto utilizou-se o comando "extend" selecionou-se a linha vertical e prolongou-se a linha dos quadrantes até a linha vertical



Recorrendo ao comando "revolve" selecionou-se a linha dos quadrantes e dois pontos no eixo vertical, obtendo deste modo um cone



Com o comando "project curves" atribuimos a espiral desenhada na figura anterior ao cone obtido



Usando o comando sweep rails 2 selecinou-se ambas as diretrizes, a circuferencia maior e o ponto final do eixo



Finalização do caramujo



Exposição de todas as conchas desenhadas no decorrer das aulas



Em título de tentativa foram alterados os materiais das conchas em render



Dado como finalizado o exercício das conchas, foi aberto o grasshopper
Inicialmente desenhamos uma esfera no rhino para mostrar que podiamos aplicar a escala e o movimento
Dado isto o professor fez uma explicação sobre o grasshopper
Foi explicado o funcionamento das células, sendo que o lado esquerdo é de input's e o lado direito de output's
Assim, foi realizada uma nova esfera desenhada através do grasshopper





Após esta esfera foram feitos numers sliders e paineis, sendo que na segunda imagem podemos ver a ligação de dois elementos ao mesmo input





Com isto, desenhamos um ponto no rhino e outro no grasshopper utilizando o comando "set one point" atribuimos o ponto do rhino ao ponto do grasshopper



Dado isto, foi atribuído o ponto á base da esfera anteriormente desenhada
A título de exprimentação, foi desativada a visualização da esfera e do ponto no grasshopper para que estes desaparecessem no rhino



Foi inserida a celula do fator de escala e conectada á esfera já desenhada.
Depois foi realizado o "bake" da esfera e da esfera escalada
Para podermos ver o bake das esferas tivemos que as mover face ao desenho original











Dado isto, desenhamos um cilindro



De forma a manusearmos os detalhes da forma foram inseridos numers sliders
A um deles foi dado o nome de "raio"
Sendo que posteriormente este foi editado de forma mais pormenorizada



Avançando sobre isto, foi desenhado um cone, e foi-lhe atribuído o mesmo valor de raio do cilindro



Dado isto, foi construído um ponto onde o valor de z era de duas unidades
Foi atribuído ao cone de forma a que este ficasse em cima do cilindro



Desta forma foi obtida uma figura com a forma de uma cabana



Depois, foram feitas algumas operações de modo a testar funcionalidades do programa



Com isto atribuímos um valor ao y para que a figura ficasse posicionada longe da origem



Desenhamos um círculo e através deste criamos um cilindro



Após isto desenhamos uma circuferencia e aplicamos o comando "loft"





De modo a exemplificar, foi alterado o plano de projeção das figuras



Com isto, foi aplicado o comando "arraypolar" á figura desenhada (círculo)



Foi aplicado o comando "loft" a geomentria criada através do comando anterior (arraypolar)



Depois foi conectado um painel ao output do arraypolar de modo a identificar todas as circuferencias desenhadas



De forma a demonstrar as opçoes do comando "loft" foram alterados determinados aspetos
Um dos parametros alterados foi a abertura do "loft" tendo sido fechada e criando uma esfera fechada e única



Assim, foi alterada a lógica do comando anterior e aplicadas diferentes formas á figura inicial





Foi novamente aplicado o comando "loft"
Inicialmente aberto



Posteriormente fechado



Dando o exemplo das esferas como concluído foi desenhada uma população 2d



Com isto foi aplicado o comando "voronoi"



Depois foi feito um scale do comando



Posteriormente ligamos o centro das capsulas criadas ao centro da escala





Após isto, foi dado o factor de escala através de pontos estratégicos dados pela distancia



Depois desta tentativa multiplicamos o fator de escala por um valor mínimo



Alteramos o local do ponto de escala



Desenhamos uma population 3d
Tendo em conta os comandos anteriores aplicamos desta vez o comando "voronoi3D"



Foi feito o bake do voronoi 3D
Foi retirada uma celula de modo demonstrativo



Imagem de resumo das operações



Ficheiros:

Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, Caramujo

Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, Conchas completas

Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, derivação grasshopper

Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, ficheiro de desenvolvimento

Ficheiro auxiliar realizado na aula, notas



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