primeiro copiou se a base do caracol cap 1- depois copiou se as circuferencias auxiliares anteriores de modo a criar uma regua de circuferencias cap 2- passou se uma linha curva pelos quadrantes das circuferencias cap 3- depois extend selecionou se o eixo e depois a curva- comando revolve selecionou se a curva depois dois pontos no eixo e desenhou se um cone cap 4- project curves para atribuir a linha da espiral em torno do cone cap 5- sweep rails 2 selecionamos ambas as diretrizes e a circuferencia maior, ponto de intersecao da espiral e da diretriz enter e ja ta cap 6- finalizacao do caramujo cap 11- exposicao dos 5 objetos cap 12- exposicao das conchas com metal cap 13- abrimos o grasshopper- desenhamos uma esfera no rhino para mostrar que podiamos aplicar a escala e movimento, normal no programa cap 14- explicacao sobre o grasshopper - lado esquerdo os inputs do lado direito os outputs dos blocos- foi feita uma esfera no grasshopper cap 15- criacao de caixas de escala cap 16- ligacao de dois elementos ao mesmo painel cap 17- desenhamos um ponto e com o comando set one point cap 18 atribuimos esse ponto do rhino ao ponto do grasshopper- atribuimos o ponto a base da esfera- desativamos a visualizacao da esfera e do ponto para eles nao aparecerem no rhino cap 19- fator de escala, metemos a box de escala cap 20- depois fizemos o bake da esfera e da escala cap 21 a 24- tivemos de mover as novas esferas de bake para as vermos no rhino- desenho de um cilindro cap 25- editamos os numers sliders cap 26- desenhamos um cone e atribuimos os mesmos valores do cilindro cap 27- depois construimos um ponto e atribuimo-lhes o vslor de z 2 para este ficar em cima do cilindro cap 28- assim a figura ficou parecida com uma cabana cap 29- brincamos com as ligacoes e as operacoes dadas pelo progama cap 30- atribuimos um valor a y cap 31- desenho de um circulo e atraves de comandos criamos o cilindro cap 32- desenho de uma nova circuferencia cap 33- comando loft cap 34- aplicamos um cone em cima do cilindro cap 35- aplicamos um novo plano cap 36- comando array polar cap 37- aplicacao do loft na geometria do array cap 38- lista de circuferencias cap 39- mexemos nas opcoes do loft cap 40- fechamos o loft cap 41 assim fechou se a circuferencia- alterou-se a logica do arraypolar cap 42 e cap 43- cap 44- criamos uma populacao 2d cap 45- nova dimenssao do rectangulo 46- comando voronoi cap 47- scale do comando anterior cap 48- ligamos o centro das capsulas ao centro da escala cap 49 e cap 50- factor de escala atraves de pontos estrategicos dados pela distancia cap 51 - multiplicamos a distancia por um valor reduzido logo a escala altera cap 52- alteracao do local do ponto cap 53 e cap 54- voronoi 3d cap 53- bake do voronoi cap 54 resumo das operacoes cap 55