Aula 2
Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura
Ano Lectivo - 2017/2018 Turma 3AD
Fig.1-Vports>Fourleft>bD>SE isometric>3D
Fig.2-Comando "BOx" pontos-(0,0,0), (1,1,1)
>SHADEMODE(que serve para mudar as linhas e a forma como se vê os desenhos)
Fig.3- o comando mirror serve para duplicar o objeto pretendido
Fig.4-Criar layers (para as cores do tabuleiro)
Fig.5- Comando- ARRAYCLASSIC
2PARTE-CUBO
Usar VPORTS com as 4 vistas
>COMANDOS:
RECTANG: com origem no 0,0 e 1,1 ;
REGION > COPY:apra rebater o cubo
Para proceder o desenho tivemos que mudar a posicao das coordenadas (refencial) com isso usamos o comando
>UCS—X—90
ROtate-90
Devemos sempre repor o UCS para depois posicioná-los quando e onde for preciso, usando sempre o comando UCS>3P>xyz
E para fechar o cubo basta usar o mesmo método
2PARTE-PirÂmide TriÂngular
POLYGON:poligono com 3 lados
EDGE>0,0 / 1,0
REGION: selecionamos o triângulo para criar a face.
MIRROR: rebater triangulo (atraves das arestas)
Devemos alterar o UCS e criar uma vertical auxiliar na origem do referencial.
criar circunferências que passando pelos MIDPOINTS (arestas do triângulos)
Para cada circunferência temos de repor o UCS e reposiciona-lo em diferentes fases.
Onde as circunferências se cruzarem, encontramos o ponto que corresponde ao vértice da pirâmide.
Para cada dobra que fazemos temos que indicar o Planto de origem e o plano de destino;


Resultado