Alinhamento provisório dos sumários 2019/2020 MODELAÇÃO E VISUALIZAÇÃO TRIDIMENSIONAL EM ARQUITECTURA https://architizer.com/blog/practice/tools/top-laptops-for-architects-and-designers-2020/?utm_source=Architizer&utm_campaign=5daa584569-EMAIL_CAMPAIGN_2018_11_01_01_02_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_da3caaef3d-5daa584569-24658251 Docente(s). Responsável(eis) pela U.C. Luís Romão Professor Associado Email: lromao@fa.ulisboa.pt URL: http://home.fa.ulisboa.pt/~lromao Docente(s) da U.C. Carlos Figueiredo Professor Auxiliar Email: cfig@fa.ulisboa.pt URL: http://home.fa.ulisboa.pt/~cfig Victor Ferreira Professor Auxiliar Email: victor@fa.ulisboa.pt URL: http://home.fa.ulisboa.pt/~victor/ Nuno Alão Professor Auxiliar Convidado Email: nunoalao@fa.ulisboa.pt URL: http://home.fa.ulisboa.pt/~nunoalao Alex Rezende Assistente Convidado (bolseiro) Email: alex.n.arq@gmail.com URL:http://gaudi.fa.ulisboa.pt/~20183025/ Objectivos (tópicos) Dotar os alunos de capacidades instrumentais em formato digital adaptadas ao conhecimento arquitectónico e à criação de fluência num contínuo entre a intuição do esboço e a concretização objectiva e mensurável. Trabalhar com formatos vectoriais, na representação assistida por computador, nas aplicações de modelação de volumes e superfícies. Incorporar a modelação tridimensional digital no processo de análise e produção da arquitectura. Desenvolver a capacidade de avaliação do efeito plástico da luz sobre volumes e superfícies. Produzir conteúdos documentais arquitectónicos em formatos multimédia. Introduzir o conceito de algoritmo computacional para a resolução de problemas de representação arquitectónica. Conteúdos Programáticos / Programa 1. Conceptualização 3D, incorporação de imagens de projecto como base de trabalho com incorporação de elementos conceptuais; 2. Modelação por sólidos, manipulação de sistemas de coordenadas, produção de polígonos em planos de figuração diferenciados; 3.exercicio 4. Operações geométricas com sólidos. Criação de elementos gráficos bidimensionais a partir de sólidos; 5. Ligação modelação - visualização. Prioridade nas propriedades dos elementos, sistema de diferenciação dos elementos, de resolução de curvas; 6. Interface do programa de visualização. Criação e modificação de elementos; manipulação do histórico de modelação; 7. Criação e aplicação de texturas à geometria, tipos de texturas: imagem e processual. Configuração do navegador de materiais; 8. Iluminação, produção de imagens de síntese e vídeo; 9. Introdução ao conceito BIM (Building Information Modelling); 10. Introdução ao conceito da programação orientado para o utilizador; 11. Produção de maquetas com técnicas de fabricação digital. Competências a adquirir pelo discente Proficiência na criação de conteúdos em formato digital ou multimédia aplicados à arquitectura, ao urbanismo e aos interiores, em particular na modelação (paramétrica) de objectos, enfatizando os aspectos plásticos da luz e das materialidades, independentemente da plataforma ou software utilizado. Bibliografia Principal • Terzidis, Kostas, (2006), Algorithmic architecture, Oxford; Burlington, MA, USA: Architectural Press. • Menges, Achim. and Ahlquist, Sean, (ed.), (2011), Computational design thinking, West Sussex, United Kingdom: John Wiley & Sons, Ltd.. Bibliografia Complementar • Http://www.w3.org; • http://sketchup.google.com/index.html - Sketchup; • http://www.sketchup.com/intl/en/training/videos.html - Tutoriais Sketchup; • http://earth.google.com/ - Google Earth; • http://docs.autodesk.com/ACDLT/2013/ENU/index.html - Manuais Autocad + Autolisp; • http://www.kerkythea.net/joomla/ - Kerkythea, renderer para o Sketchup; • http://www.rhino3dhelp.com/ - Manual Rhinoceros; • http://docs.autodesk.com/3DSMAX/15/ENU/3ds-Max-Help/ - Manual 3DS MAX: • http://www.grasshopper3d.com/ - Manual Grasshopper; • http://en.wikipedia.org/wiki/Building_information_modeling. Avaliação (elementos e critérios) Avaliação terá por base o somatório ponderado dos exercícios elaborados ao longo do semestre em função: - da sua complexidade; - da qualidade das soluções aos problemas propostos; - da capacidade discursiva acerca dos exercícios e matérias dadas (verificado através da apresentação oral). E, será, também, realizada no acompanhamento no desenvolvimento dos exercícios. Os alunos com assiduidade inferior a 60% ou com avaliação contínua inferior a 7 valores, de acordo com o RAAE, não poderão apresentar-se a Exame de Época Normal. O exame de Época Normal consistirá na (re)apresentação e melhoria dos exercícios desenvolvidos durante o semestre. O exame de Época de Melhoria e Recurso consistirá na resolução de um exercício específico para o efeito com um enunciado a realizar em sala de aula durante 2/3 horas. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ Elementos de avaliação Tópicos gerais: modelação, 20% pormenor Entrega na 12s visualização, 20 % pormenor Entrega na 12s programação, 20 % pormenor fabricação, 10 % pormenor Entrega na s12 Sumários 10% Colocação semanal via internet por páginas html Acompanhamento na execução das tarefas, 20 % Estes temas serão anunciados aos alunos nas primeiras aulas bem como os exercícios escolhidos. Cada tópico será abordado na medida que permita executar os exercícios propostos não sendo, portanto, exaustiva a sua abordagem. É previsto um alargamento pontual em resposta às solicitações de cada aluno. Alinhamento das aulas Turmas A+B+C 1s 17.2/21.2 Apresentação da disciplina Revisões html Exercícios de acompanhamento: construção de páginas html para identificação pessoal 2s 24.2/28.2 Revisões html Consolidação Exercícios de acompanhamento: construção de páginas html para identificação pessoal 3s 2.3/6.3 Sistemas de coordenadas Unidades/escalas Entidades Geométricas Visualização (axonometria e perspectiva) 4s 9.3/13.3 (não houve aulas) 5s 16.3/20.3 Modelação e edição de sólidos e superfícies (sólidos platónicos) 6s 23.3/27.3 Modelação e edição de sólidos e superfícies Sólidos primários Operações booleanas (cónicas) (Uhouse) 7s 30.3./3.4 Exportação Texturas Criação e Edição de formas (cenário do bar na lx factory) 8s 13.4/17.4 Narrativas vídeo (animação da cena do bar) 9s 20.4/24.4 Produção vídeo (introdução das legendas combinando com o filme feito) 10s 27.4/1.5 Programação (construir a representação espacial de um T0) 11s 4.5/8.5 Programação (criação de algoritmos) 12s 12/15maio Fabricação Digital (conceitos gerais) 13s 18/22maio Fabricação Digital Exemplo aplicado a um pormenor (selecionar do pormenor parte que possa ser construída e que permitar integrar movimento das suas componentes ou a sua montagem) 14s 25/29maio Entrega e discussão dos trabalhos (todos os exercícios em ficheiros: dwg, lsp, stl e avi) (não há entregas de maquetas) https://pplware.sapo.pt/informacao/franca-multa-apple-em-25-milhoes-de-euros-por-desacelerar-iphones/ https://www.publico.pt/2020/02/26/tecnologia/noticia/comissao-europeia-pede-funcionarios-usarem-app-signal-1905545