@import((rwml-menu))

Lisbon School of Architecture - Universidade de Lisboa
4th Year - Integrated Masters in Architecture 1st Semester 2021-2022

Goals

Abordar a geometria como factor de optimização da relação entre a as propriedades dos materiais, as configurações dos sistemas construtivos e os processos de fabricação de base digital em Arquitectura.
Definir critérios de classificação das estruturas geométricas (linhas, superfícies, sólidos).
Estudar as estruturas geométricas em função dos parâmetros que permitem a sua definição e manipulação.
Estudar vários grupos de transformações geométricas compreendendo os invariantes de cada um.
Efectuar uma abordagem algorítmica a problemas específicos de índole projectual.

Classification

A avaliação terá por base o somatório ponderado dos exercício elaborados ao longo do semestre em função:
- da sua complexidade
- do acompanhamento do desenvolvimento dos exercícios
- da qualidade das soluções aos problemas propostos
- da capacidade discursiva acerca dos exercícios e matérias dadas (verificado através da apresentação de um relatório)
Os alunos com assiduidade inferior a 60% ou com avaliação contínua inferior a 7 valores, de acordo com o RAAE, não se poderão apresentar a o Exame de Época Normal
O exame de Época Normal consistirá na (re)apresentação e melhoria dos exercícios desenvolvidos durante o semestre.
O exame de Época de Melhoria e Recurso consistirá na resolução de um exercício específico para o efeito.

Competências

Skills

Instrumentais:
Competência em análise e síntese; Competência em organização e planificação; Conhecimentos de informática relativos à prototipagem, ao desenho paramétrico e à modelação avançada; Competência em gestão da informação; Competência para resolver problemas; Capacidade de decisão;

Pessoais:
Competência em trabalho de grupo; Competência em raciocínio crítico; Compromisso ético; Adaptabilidade a novas situações; Criatividade; Iniciativa e espírito empreendedor; Preocupação com a qualidade.

Sistémicas:
Preocupação com desenvolvimento sustentado; Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos ; Competência em planear e gerir; Competência em autocrítica e auto-avaliação; Competência em investigar

Bibliography

• ASCENZI, F. Izquierdo (2000). "Geometria Descriptiva Superior y Aplicada", Madrid, Editorial Paraninfo.
• CECCATO, Cristiano (2010). The Master-Builder-Geometer in "Advances in Architectural Geometry", SpringerWienNewYork, pp. 9-14.
• GHYKA, Matila C. (1978). "El número de oro" (3rd edition). Barcelona, Poseidon.
• GHYKA, Matila C. (1983). "Estética de las proporciones en la naturaleza y en las artes" (3rd edition). Barcelona, Poseidon.
• ISSA, Raja (2010). "Essential Mathematics for computational Design" (2nd Edition). Robert McNeel & Associates (disponível on-line).
• PAYNE, Andrew, ISSA, Raja (2009). "The Grasshopper Primer" (2nd Edition). Robert McNeel & Associates (disponível on-line).
• POTTMANN H, ASPERL A, HOFER M, KILIAN A. (2007). "Architectural Geometry". Bentley Institute Press.
• TEDESCHI. Arturo (2011). "Parametric Architecture with Grasshopper". Villa d'Agri, Edizioni Le Penseur (disponível on-line)
WOODBURY, Robert (2010). "Elements of parametric design". Routledge.
• BAHAMÓN, A., PÉREZ, P. (2008). "Analogias entre o mundo animal e a Arquitectura contemporânea". Dinalivro.
• BROUG, Eric (2008). "Islamic Geometric Patterns". London, Thames & Hudson
• MITCHELL W, McCULLOUGH, M. (1995). "Digital Design Media" (2nd Edition). Van Nostrand Reinhold. New York. (disponível on-line).
• PALACIOS, J. Carlos (2003) Trazas y Cortes de Canteria en el renacimeiento español. Munillaleria.

Conteúdos

Contents

1. Arquitectura e morfogénese (Novos paradigmas da arquitectura e do urbanismo; A geometria como escala operatória da estruturação das formas e dos espaços; a integração entre geometria-materiais-desempenho; o corte e assemblagem de materiais e componentes construtivos)

2. Estruturas geométricas
- Definições, critérios de classificação, sistematização e aplicações técnico-funcionais, na arquitectura e no urbanismo
- Da representação computacional das superfícies geométricas através dos seus elementos de definição (Poliedros, Superfícies regradas planificáveis, empenadas, de revolução, Superfícies não regradas, Superfícies NURBS)
- Transformações geométricas (Intersecções múltiplas e concordâncias múltiplas, Transformações euclidianas, de escala, afins e projectivas, topológicas)

3. Modelação paramétrica e noção de sistema formal (Programação visual: interface Grasshopper para Rhinoceros; expressões simbólicas, estruturas de controlo, funções cíclicas, estruturas de dados)

4. Noções gerais sobre fabricação digital (métodos aditivos, métodos subtractivos, métodos de corte).

Presentation