Pedro Miguel Gomes Januário
Professor Auxiliar na Faculdade de Arquiecura da Universidade de Lisboa
objetivos
Dar a conhecer os diferentes processo de prototipagem e fabricação digital
Compreender as condicionantes associadas a cada tecnologia e aos respectivos processos
Estabelecer estratégias na elaboração dos modelos a associas aos processos de prototipagem e fabricação digital
Construção de modelos físicos segundo processos subtrativos
Construção de modelos físicos segundo processos aditivos
conteúdos
1-Processos de Prototipagem Digital
- Introdução à Prototipagem e à Fabricação Digital
- Processos Subtrativos e Aditivos
- Materialidades e Propriedades
2-Biomimética aplicada ao Projeto de Arquitetura
- Principios associados à Biomimética
- Estratégias de atuação
3-Morfogénese Digital (Modelação avançada)
- Ponto, Curva, Splines e Nurbs
- Superfíces regradas
- Superfícies dupla curvatura
- Edição e Redefinição de superfícies por pontos
- Paneling Tools
4-Desenho Paramétrico
- Integração de algoritmos paramétricos de geração e manipulação de curvas no espaço
- Integração de algoritmos paramétricos de geração de superfícies e de form-finding
- Integração de algoritmos paramétricos para a validação de modelos para prototipagem digital
- Integração de algoritmos de planificação de modelos para prototipagem digital
5-Síntese Final
- Concepção, desenvolvimento e fabricação de uma instalação através da protipagem e fabricação digital
bibliografia
• ANDRADE, Gabriela Rabelo (2014). Biomimética no Design: abordagens, limitações e Contribuições para o Desenvolvimento de produtos e tecnologias. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Minas gerais UEMG, Belo Horizonte (disponível em: http://anapaulanasta.com/wp-content/uploads/2014/12/Dissertação_Gabriela_Andrade.pdf)
• BAHAMÓN, A., PÉREZ, P. (2008). "Analogias entre o mundo animal e a Arquitectura contemporânea". Dinalivro.
• ISSA, Raja (2010). "Essential Mathematics for computational Design". Robert McNeel & Associates (disponível on-line).
• PAYNE, Andrew, ISSA, Raja (2009). "The Grasshopper Primer" (2nd Edition). Robert McNeel & Associates (disponível on-line).
• TEDESCHI. Arturo (2011). "Parametric Architecture with Grasshopper". Villa d'Agri, Edizioni Le Penseur (disponível on-line)
• WOODBURY, Robert (2010). "Elements of parametric design". Routledge
avaliação
A submissão dos trabalhos será sempre no 1º domingo de cada mês, via email, excepto a submissão final
A avaliação terá por base o somatório ponderado dos exercício elaborados ao longo do semestre em função:
- da sua complexidade
- do acompanhamento e do desenvolvimento dos exercícios
- da qualidade arquitetónica das soluções propostas
- da capacidade discursiva acerca dos exercícios e matérias dadas (verificado através da apresentação de um relatório)
- da assiduidade dos alunos ( é recomendado uma assiduidade superior a 85%)
Os alunos com assiduidade inferior a 85% ou com avaliação contínua inferior a 7,00 valores, serão automaticamente excluídos do Exame de Época Normal
O exame de Época Normal consistirá na (re)apresentação e melhoria dos exercícios desenvolvidos durante o semestre
O exame de Época de Melhoria e Recurso consistirá na resolução de um exercício específico para o efeito
competências
Instrumentais:
Competência em análise e síntese; Competência em organização e planificação; Conhecimento de uma língua estrangeira; Conhecimentos de informática relativos à prototipagem, ao desenho paramétrico e à modelação avançada; Competência em gestão da informação; Competência para resolver problemas; Capacidade de decisão.
Pessoais:
Competência em trabalho de grupo; Competência em trabalho em equipas interdisciplinares; Competência em trabalho num contexto internacional; Competência em relações interpessoais; Valorização da diversidade e multiculturalidade; Competência em raciocínio crítico; Compromisso ético
Sistémicas:
Competência em aprendizagem autónoma; Adaptabilidade a novas situações; Criatividade; Liderança; Conhecimento de outras culturas e costumes; Iniciativa e espírito empreendedor; Preocupação com a qualidade; Preocupação com desenvolvimento sustentado; Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos; Competência em planear e gerir; Competência em autocrítica e auto-avaliação; Competência em investigar.
horário
Tuesday Martes
10:00-13:00
Room 1.0.22MIARQ4A
Lunch
15:30-18:30
Room 1.0.22 / LPRLAB PROTOTIPAGEM E FABRICAÇÃO DIGITAL
Wednesday Miércoles
08:30-11:30
Room 1.0.22DESIGN 3A
Lunch
14:30-17:00
Room 1.0.22DESIGN 3B
Thursday Jueves
08:30-11:30
Room 1.0.22MIARQ 4D
Lunch
14:00-17:00
Room 1.0.22MIARQ 4C
Friday Viernes
09:30-12:00
Room 1.0.22MIARQ 4B
Lunch
14:00-17:00
Room 1.0.22LAB PROJETO PARAMÉTRICO I
Pedro Miguel Gomes Januário
Auxiliary Professor at Lisbon School of Architecture - Universidade de Lisboa
goals
To give to know the different process of prototyping and digital fabrication
Understand the constraints associated with each technology and the respective processes
Establish strategies in the elaboration of the models of the associas to the processes of prototyping and digital fabrication
Construction of physical models according to processes subtrativos
Construction of physical models according to processes additives
contents
1- Prototyping and Digital fabrication Processes
- Introduction to Prototyping and Digital Fabrication
- Subtractive Processes and Additives
- Materiality and Properties
2-Biomimetics applied to the Architecture Design
- Principles associated with Biomimetics
- Strategies of action
3-Digital Morphogenesis (Advanced Modeling)
- Point, Curve, Splines, and Nurbs
- Regulated surfaces
- Double curvature surfaces
- Editing and Redefining Surfaces by Points
- Paneling Tools
4-Parametric Design
- Integration of parametric algorithms of generation and manipulation of curves in the space
- Integration of parametric algorithms for surface generation and form-finding
- Integration of parametric algorithms for the validation of models for digital prototyping
- Integration of modeling algorithms for digital prototyping
5-Final Synthesis
- Design, development, and manufacture of a facility through the digital prototyping and digital fabrication
bibliography
• ANDRADE, Gabriela Rabelo (2014). Biomimética no Design: abordagens, limitações e Contribuições para o Desenvolvimento de produtos e tecnologias. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Minas gerais UEMG, Belo Horizonte (disponível em: http://anapaulanasta.com/wp-content/uploads/2014/12/Dissertação_Gabriela_Andrade.pdf)
• BAHAMÓN, A., PÉREZ, P. (2008). "Analogias entre o mundo animal e a Arquitectura contemporânea". Dinalivro.
• ISSA, Raja (2010). "Essential Mathematics for computational Design". Robert McNeel & Associates (disponível on-line).
• PAYNE, Andrew, ISSA, Raja (2009). "The Grasshopper Primer" (2nd Edition). Robert McNeel & Associates (disponível on-line).
• TEDESCHI. Arturo (2011). "Parametric Architecture with Grasshopper". Villa d'Agri, Edizioni Le Penseur (disponível on-line)
• WOODBURY, Robert (2010). "Elements of parametric design". Routledge
accessment
The evaluation will be based on the weighted sum of the financial years of the semester, based on:
- its complexity
- monitoring the development of financial years
- the quality of the solutions to the problems proposed
- the discursive capacity of the exercises and given subjects (verified through the presentation of a report)
Students with attendance of less than 60% or continuous assessment of less than 7 values, according to the RAAE, can not present themselves to the Normal Period Examination
The Normal Season exam will consist of (re) presentation and improvement of the exercises developed during the semester.
The Improvement and Appeal Time exam will consist of resolving a specific exercise to that effect.
skills
Instrumentals:
Competence in analysis and synthesis; Competence in organization and planning; Knowledge of a foreign language; Computer skills related to prototyping, parametric drawing and advanced modeling; Competence in information management; Problem-solving skills; Decision-making capacity.
Personal:
Competence in group work; Competence in working in interdisciplinary teams; Competence in work in an international context; Competence in interpersonal relations; Valuing diversity and multiculturalism; Skills in critical thinking; Ethical Commitment
Systemic:
Competence in autonomous learning; Adaptability to new situations; Creativity; Leadership; Knowledge of other cultures and customs; Initiative and entrepreneurial spirit; Concern about quality; Concern with sustainable development; Competence in applying theoretical knowledge in practice; Competence in planning and managing; Competence in self-criticism and self-evaluation; Competence to investigate
schedule
Tuesday Martes
10:00-13:00
Room 1.0.22MIARQ4A
Lunch
15:30-18:30
Room 1.0.22 / LPRLAB PROTOTIPAGEM E FABRICAÇÃO DIGITAL
Wednesday Miércoles
08:30-11:30
Room 1.0.22DESIGN 3A
Lunch
14:30-17:00
Room 1.0.22DESIGN 3B
Thursday Jueves
08:30-11:30
Room 1.0.22MIARQ 4D
Lunch
14:00-17:00
Room 1.0.22MIARQ 4C
Friday Viernes
09:30-12:00
Room 1.0.22MIARQ 4B
Lunch
14:00-17:00
Room 1.0.22LAB PROJETO PARAMÉTRICO I