
Pedro Miguel Gomes Januário
Professor Auxiliar na Faculdade de Arquiecura da Universidade de Lisboa
objetivos
Representar entidades geométricas em modo digital, usando recursos de programação;
Desenvolver conhecimentos para a utilização da fabricação automática
conteúdos
1. O universo computacional;
2. O espaço digital cartesiano e não cartesiana;
3. Descrição analítica das entidades geométricas;
4. Transformações geométricas;
5. Outras transformações da forma;
6. Conceito de parametricismo;
6. Introdução à Linguagem de programação;
7. Modelação por CNC e protipagem rápida;
8. Realização de imagens de síntese e narrativas videográficas
bibliografia
• Sousa, José Pedro, (2010). From digital to material: Rethinking cork in architecture through the use of CAD/CAM technologies, Tese de Doutoramnto. IST, Universidade Técnica de Lisboa
• Terzidis, Kostas, (2006), Algorithmic architecture, Oxford; Burlington, MA, USA: Architectural Press.
• Menges, Achim. and Ahlquist, Sean, (ed.), (2011), Computational design thinking, West Sussex, United Kingdom: John Wiley & Sons, Ltd.
• Cardoso, D., Sass, L. (2008). Generative fabrication: Discussing creativity in the age of digital machinery. DCC 08, Atlanta (Georgia), June 2008.
• Celani, Gabriela (2012). Digital Fabrication Laboratories: Pedagogy and Impacts on Architectural Education. Nexus Network Journal, v. 14, p. 469-482.
• CHUA, C. K.; LEONG, K. F.; LIM, C. S. (2003). (ed.) Rapid prototyping : principles and applications. 2.ed. New Jersey : World Scientific.
• Sass, L., Oxman, R. (2005). “Materializing design: The implications of rapid prototyping in digital design.” Design Studies, Vol. 27, No. 3, 325–355
avaliação
A avaliação terá por base o somatório ponderado dos exercícios elaborados ao longo do semestre em função:
- da sua complexidade
- da qualidade das soluções aos problemas propostos
- da capacidade discursiva acerca dos exercícios e matérias dadas (verificado através da apresentação oral)
E, será, também, realizada no acompanhamento no desenvolvimento dos exercícios.
Os alunos com assiduidade inferior a 60% ou com avaliação contínua inferior a 7 valores, de acordo com o RAAE, não se poderão apresentar ao Exame de Época Normal
O exame de Época Normal consistirá na (re)apresentação e melhoria dos exercícios desenvolvidos durante o semestre.
O exame de Época de Melhoria e Recurso consistirá na resolução de um exercício específico para o efeito.
software

Rhinoceros

Grasshopper

Autodesk T-Splines for Rhino

Panneling tools for Rhino

Preform

Cura

Autodesk Fusion 306º

Agisoft PhotoScan
exercícios
Morfogénese - construção de superfícies complexas baseadas em cefalópodes, gastrópodes e bivalves
Origami - construção de superfícies plissadas tendo por base um conjunto modelar de origamis simple e complexos.
Biomimética- concetualização tridimensional de um um bule cerâmico a ser prototipado, tendo por inspiração um elemento zoomórfico ou fitomórfico existente na natureza.
Kerfing - concetualização e construção de um relógio e de um acessório de moda através de técnicas de kerfing em madeira por corte a laser.
Fabricação Digital - concetualização, planeamento e fabricação de uma cadeira por ferragem em CNC, sendo dado um limite à quantidade de material a utilizar.
Mass Production - Criação de um processo de produção de objetos personalizados (dedeira de tiro ao arco olímpico) através do uso de fotogrametria, scanning 3d, impressão em esteriotitografia.
horário
2ª feira
08:30-10:00 APOIO
10:00-13:00 ARQ4C
ALMOÇO
14:00-15:30 APOIO
15:30-18:30 ARQ4C
4ª feira
08:30-11:30 ARQ4B
11:30-13:00 DESI3B
ALMOÇO
6ª feira
08:30-11:30 ARQ4A
11:30-13:00 DES3B
ALMOÇO
14:00-17:00 ARQ4E

Pedro Miguel Gomes Januário
Auxiliary Professor at Lisbon School of Architecture - Universidade de Lisboa
goals
Representar entidades geométricas em modo digital, usando recursos de programação;
Desenvolver conhecimentos para a utilização da fabricação automática
contents
1. O universo computacional;
2. O espaço digital cartesiano e não cartesiana;
3. Descrição analítica das entidades geométricas;
4. Transformações geométricas;
5. Outras transformações da forma;
6. Conceito de parametricismo;
6. Introdução à Linguagem de programação;
7. Modelação por CNC e protipagem rápida;
8. Realização de imagens de síntese e narrativas videográficas
bibliography
• Sousa, José Pedro, (2010). From digital to material: Rethinking cork in architecture through the use of CAD/CAM technologies, Tese de Doutoramnto. IST, Universidade Técnica de Lisboa
• Terzidis, Kostas, (2006), Algorithmic architecture, Oxford; Burlington, MA, USA: Architectural Press.
• Menges, Achim. and Ahlquist, Sean, (ed.), (2011), Computational design thinking, West Sussex, United Kingdom: John Wiley & Sons, Ltd.
• Cardoso, D., Sass, L. (2008). Generative fabrication: Discussing creativity in the age of digital machinery. DCC 08, Atlanta (Georgia), June 2008.
• Celani, Gabriela (2012). Digital Fabrication Laboratories: Pedagogy and Impacts on Architectural Education. Nexus Network Journal, v. 14, p. 469-482.
• CHUA, C. K.; LEONG, K. F.; LIM, C. S. (2003). (ed.) Rapid prototyping : principles and applications. 2.ed. New Jersey : World Scientific.
• Sass, L., Oxman, R. (2005). “Materializing design: The implications of rapid prototyping in digital design.” Design Studies, Vol. 27, No. 3, 325–355
accessment
A avaliação terá por base o somatório ponderado dos exercícios elaborados ao longo do semestre em função:
- da sua complexidade
- da qualidade das soluções aos problemas propostos
- da capacidade discursiva acerca dos exercícios e matérias dadas (verificado através da apresentação oral)
E, será, também, realizada no acompanhamento no desenvolvimento dos exercícios.
Os alunos com assiduidade inferior a 60% ou com avaliação contínua inferior a 7 valores, de acordo com o RAAE, não se poderão apresentar ao Exame de Época Normal
O exame de Época Normal consistirá na (re)apresentação e melhoria dos exercícios desenvolvidos durante o semestre.
O exame de Época de Melhoria e Recurso consistirá na resolução de um exercício específico para o efeito.
software

Rhinoceros

Grasshopper

Autodesk T-Splines for Rhino

Panneling tools for Rhino

Preform

Cura

Autodesk Fusion 306º

Agisoft PhotoScan
exercises
Morphogenesis - construction of complex surfaces based on cephalopods, gastropods and bivalves
Origami - construction of pleated surfaces based on a modeling set of simple and complex origami.
Biomimetics - three-dimensional concetualization of a ceramic pot to be prototyped, inspired by a zoomorphic or phytomorphic element existing in nature.
Kerfing - concetualization and construction of a watch and a fashion accessory through kerfing techniques in wood by laser cutting.
Digital Fabrication - concetualization, planning and manufacture of a chair by CNC hardware, being given a limit to the amount of material to be used.
Mass Production - Creation of a process of production of personalized objects (shooting-to-arch-Olympic) through the use of photogrammetry, 3d scanning, printing in stereotitography.
schedules
Monday
08:30-10:00 SUPPORT
10:00-13:00 ARQ4C
LUNCH
14:00-15:30 SUPPORT
15:30-18:30 ARQ4C
Wendsday
08:30-11:30 ARQ4B
11:30-13:00 DESI3B
LUNCH
Friday
08:30-11:30 ARQ4A
11:30-13:00 DES3B
LUNCH
14:00-17:00 ARQ4E