Francisca Reguinga

Francisca Reguinga

Unidade Curricular: Representação Digital

Diário Semanal

Semana 1

Aula sobre Internet e WWW (dia 9/09).

  1. Comunicação por pacotes
  2. Chamada de protocolos de aplicações básica: SMTP, FTP, TFTP, DNS, SNMP e BOOTP
  3. Estrutura física Hardware
    • Switch de rede (liga a fibra ótica principal)
    • Antena Wi-Fi (problema: capacidade)
    • Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)
  4. Comunicação Cliente/servidor ou Peer2Peer (P2P): emparelhar um aparelho com outro

Aula sobre HTML (dia 11/09).

  1. Linguagem de "markup" para hipertexto
  2. Ex: nome.extensão (a extensão irá garantir o tipo de software que vai abrir)
  3. Tags: tudo tem de incluir < e >
    • "head": serve para o que vai fazer funcionar (interno/secreto)
    • "body": marcas de estruturas de documento
    • "p" : para parágrafos; terminar sempre com /p
    • "h1": define tamanhos de letra (o que está presente é o de maior tamannho)
    • "i" : para colocar o texto em itálico
    • "Iimg" : para inserir uma imagem. Atenção: é a única tag que não fecha
    • Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)

Curiosidades aprendidas nas aulas

  1. Levantamento fotogramético: passar um modelo real para um computador em computador
  2. Presença cabos marinhos de comunicação
notepad

Semana 2

Aula sobre como funcionar com o Visual Code Studio (dia 16/09)

  1. Aprender como programar o "Index" e o "Estilo"
  2. Tag: div id: "..." - serve para atribuir um papel específico
  3. Aprender sobre como fazer o nosso próprio site

Aula sobre Rhino8 e vetores (dia 18/09)

  1. Aprender sobre tipos de vetores (artístico e técnico)
  2. Definição de imagem em computador e tipos de formato
    • jpg
    • png (capacidade de realizar o que o jpg faz, e ter a capacidade de um gif)
    • hic (comum em MacBooks)
  3. Exploração de como o Rhino8 funciona
    • Realização de círculos e como meter medidas
    • Interseção de retas
    • Unidade de medida do Rhino8: 1= 1 metro
rhino8

Semana 3

Aula sobre Rhino8 (23/9)

  1. Entender como os comandos funcionam (tudo tem um nome associado);
    • para zoom: "command" --> "z" --> "enter" --> "e" --> "enter"
    • para círculos: "circle" --> "enter" --> (0,0) --> "enter" --> (diâmetro à escolha) --> "enter"
    • para fazer ângulos (formando um quadrado- o número depois do sinal de menor é o grau): "Polyine" --> r3<0 (enter) --> r3<90 (enter) --> r3<180 (enter) --> r3<270 (enter)
    • para voltar atrás: "control + z" ou "Undo" no "Command"
    • para copiar: "alt" enquanto se segura no objeto que se pretende copiar
  2. Aprender como definir raios e diâmetros nos círculos;
  3. Compreender como diferentes componentes como o "Gumball" (que move, copia e escala de várias formas) funcionam;
  4. Assimiliar como os diferentes pontos de vista que o Rhino8 funcionam, assim como a possibilidade de diversas formas de representação (X-RAY, Plan, etc);
  5. Alcançar o objetivo de saber trabalhar como volumes, como hipótese de selecionar os diferentes materiais.
Círculo

Círculos, como defini-los, e os seus raios

Círculos

Explorar volumes

Angulos

Fazer ângulos até formar um quadrado: 0º, 90º, 180º e 270º (respetivamente)

Render

Render dos volumes explorados

Copiar

Gumball: diferentes formas de mover, escalar e copiar o cubo representado

Gumball

Aula sobre Rhino8 (25/9)

  1. Compreender como fazer um polígono a partir de ângulos diferentes;
  2. Realização de uma interseção entre retas, usando comando "Mirror";
  3. Utilizar o comando "Fillet" para fazer um canto entre duas linhas (pode ser usado para se representar estradas)
  4. Aprender como a partir de um retângulo se pode fazer cantos, através do comando "Chamfer" ( cria um segmento de linha entre duas curvas de entrada e apara ou estende as curvas para encontrar o segmento de linha);
  5. Comando "offset": resulta numa linha equidistante;
  6. Cortar pontas de um objeto que não sejam necessárias ao projeto, através do comando "Trim";
  7. Aprender a escalar através do comando "Scale", que copia um objeto e depois escala-o;
  8. Compreender como repetir um objeto através do comando "Array".
Mirror

Comando "Mirror"

Fillet

Comando "Fillet"

Offset

Comando Offset

Trim

Comando "Trim" em vários segmentos de reta

Scale

Comando "Scale"

Semana 4

Aprender como escalar uma imagem:

  1. Comando "Picture" e selecionar a imagem pretendida;
  2. Comando "Circle" e fazê-lo com referência (0.,0) e 10 cm de raio;
  3. Comando "Line", no local onde se encontra a escala;
    • uma linha horizontal e 2 verticais em cada ponta da escala.
  4. Comando "Orient":
    • Selecionar o objeto (a imagem);
    • Clicar em "Scale:No";
    • Clicar em "3D";
    • Comando "Line": começo "10,10"; final "5";
    • Pôr a 1ª linha na escala como "1" e "2" na outra ponta da escala;
    • Pôr "1" na 1ª ponta da linha que se fez no penúltimo passo, e "2" na 2ª ponta da mesma.
  5. Comando "Ortho": permite fazer linhas ortogonais;
  6. Compreender como escalar uma imagem a partir de outra:
    • Comando "Picture" e selecionar a imagem pretendida;
    • Comando "Line" e fazer duas linhas verticais em cada ponta da primeira imagem usando o comando "Offset",
    • Comando "Line" e realizar uma linha horizontal na linha do telhado da 1ª imagem;
    • Comando "Orient" e clicar na imagem de uma ponta "1" à outra "2" da 2ª imagem, e depois selecionar as linhas da 1ª imagem.
  7. Para fazer uma linha perpendicular à outra: ligar "Perp" e "Tan", ligando uma linha à outra;
  8. "CPlane": muda o plano xy.
Alçado Sul Vistas

Semana 5

Aula Rhino8 sobre como escalar e imprimir no tamanho desejado (7/10):

  • Sinal onde se encontra os planos com "+" pode abrir um novo layout (que permite imprimir o tamanho que quisermos):
    1. Clicar em "New Layout";
    2. "Size A4";
    3. "Landscape" e "Ok"
    4. Imprimir Alçados
    5. Selecionar 2 vezes na figura para escalar;
    6. Para selecionar apenas um sítio especifico do projeto pode se clicar duas vezes dentro da figura, para arrastar e assim escolher o que imprimir.
    Drag2

    Aula sobre como usar modelos em 3D (9/10)

  • Conceito de Mesh e como é constituído:
    1. Vértices;
    2. Arestas;
    3. Faces;
    4. Polígonos;
    5. Superfícies.
    6. permite ter um lado de fora da face no computador, como se fosse a pele.
  • Relembrar as componentes de um computador: CPU e GPU;
  • "Splines": permite fazer curvas muito suaves em computador.
  • Comandos:
    1. "Extract Surface": Enter + click- permite renovar uma superfície;
    2. Se clicar em "Perspective" na área gráfica, aparece várias opções: a opção atualmente dada nas aulas é "Shaded" para o objeto aparecer com uma superfície.
    Aula de dia 9

    Semana 6

    Aula sobre modelos em 3D, como usá-los a partir de 2D (14/10):

    Comandos:

    1. "ExtrudeSurf": fazer sólidos a partir de superfícies;
    2. "Trim", "Untrim", "Split" (Linha/Superfície/Sólido);
    3. "CPlane" num objeto, pode-se usar "Extrude" nas setas através da tecla "Ctrl".
    4. Na planta que se fez na aula da semana 4, pode-se selecionar a visibilidade de certos elementos, através da "Lâmpada" que aparece em "Layer".
    5. Operações Boleanas:Union, Difference, Intersection, Split
    Comando Trim Antes

    Exemplo de uma superfície composta por vários elementos antes de se usar o comando "Trim"

    Comando Trim

    Comando "Trim"

    Comando Extrude

    Comando Extrude numa superfície

    Comando Split

    Split de várias figuras

    Comando Split2

    Split de um objeto

    Boleanas

    Aula sobre o comando "Help" e como utilizar os seus componentes (16/10)

    Comandos:

    1. "Help" na barra do menu do Rhino8:
      • "Revolve": últil para fazer colunas com muito detalhe (incluindo "Extrude" numa parte reta);
        "RailRevolve": cria uma superfície girando uma curva de perfil que define a forma da superfície em torno de uma curva de trilho que define a borda da superfície.
        "ExtrudeCrv": cria uma superfície através de uma curva numa linha reta;
        "ExtrudeSrf": cria um sólido através das arestas de uma supefície numa linha reta;
        "EdgeSrf": cria uma superfície através de várias linhas curvas;
        "Loft": através de curvas numa superfície define o formato da superfície (criando um sólido).
        "Sweep 1" e "Sweep 2".
    Comando Revolve Inicial

    Comando Revolve inicialmente

    Comando

    Comando Revolve

    Comando Rail Revolve Inicial

    Comando RailRevolve inicialmente

    Comando Rail Revolve

    Comando RailRevolve

    Comando Loft

    Comando Loft

    Comando Loft2

    Comando Loft

    Comando Loft3

    Comando Loft

    Comando Sweep1

    Comando Sweep1

    Comando Sweep2

    Comando Sweep2

    Semana 7

    Aula sobre como funcionar com comandos de cortes (21/10):

    Comandos:

    1. CurveBoolean: apara, divide e une curvas;
    2. ExtrudeCrv depois de fazer CurveBoolean num objeto;
    3. ClippingPlane: faz um corte em altura e pode aumentar, diminuir ou rodar o objeto em 3D.
    4. ClippingSections: realiza cortes;
    5. Move: para mover.
    CurveBoolean

    Comando CurveBoolean

    ExtrudeCrv depois

    Comando ExtrudeCrv depois de utilizar o CurveBoolean

    ClippingPlane

    Comando ClippingPlane

    ClippingSections

    Comando ClippingSections

    Aula sobre comandos sobre cotas, como utilizar "Options", como escalar, como imprimir e como usar o "Hatch" (dia 23/10):

    Comandos (atenção: nesta aula usou-se o exemplo da Casa Sugi de aulas anteriores):

    1. MergeAllCoplanarFaces: serve para limpar arestas;
    2. Dim: fornece medidas de cotas;
    3. Options:
      • para criar um novo objeto clicar em "New" em "Annotation Styles";
      • para dar um nome clicar em "Edit";
      • "Lenght Units": sempre com duas casas decimais;
      • "Angular Units": opção de meter vários tipos de ângulos;
      • "Tolerance": significa o erro que existe nos desenho técnicos (apesar de ser mínimo).
    4. Para diminuir o tamanho das cotas:
      • clicar em "Linear Dimension" ou em "Options", clicando de seguida em "Edit Style"
      • ;
      • quando abrir a página, aparece "Model spare scale"= meter "0,1500".
    5. Para escalar:
      • Clicar seguidamente em: "File" --> "Properties" --> "Render" --> "Units".
      • Exemplo: Pretende-se escalar a 1/100:
      • Clicar em "Model" --> "Model Units" --> "Meters";
      • Clicar em "Layout" --> "Layout Units" --> "Centimeters".
    6. Para imprimir:
      • Comando "Print";
      • Selecionar o tamanho pretendido;
      • "Orientation": Landscape;
      • Escolher a cor que quiser.
    7. Drafting (presente na barra de menu): utilizado para fazer raios, cotas...
    8. Hatch: cria um padrão de linhas para preencher as curvas pretendidas.
    ComandoDim

    Comando Dim

    DimSugi

    Comando Dim na Casa Sugi

    Comando Options

    Comando Options

    SugiOptions

    Comando Options na Casa Sugi

    UnitsEscalar

    Comando Units

    RaioCirculo1

    Drafting: raio de um círculo

    DraftingAngles

    Drafting: ângulos

    ComandoHatch

    Comando Hatch

    Semana 8

    Aula de revisão para a frequência (Simulação) (28/10)

    Módulocasa1

    Começo da formação do telhado da casa, usando os comando "Line" para a linha vertical e posteriormente "Surface"

    CasaTelhado

    Projeto da Casa com o telhado já feito

    AnnotationStyles

    "Options" das cotas

    HatchFinal

    Comando Hatch

    LayoutFinal

    Layout final (não terminado)

    Frequência (30/10)