Diário Semanal
Semana 1
Aula sobre Internet e WWW (dia 9/09).
- Comunicação por pacotes
- Chamada de protocolos de aplicações básica: SMTP, FTP, TFTP, DNS, SNMP e BOOTP
- Estrutura física Hardware
- Switch de rede (liga a fibra ótica principal)
- Antena Wi-Fi (problema: capacidade)
- Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)
- Comunicação Cliente/servidor ou Peer2Peer (P2P): emparelhar um aparelho com outro
Aula sobre HTML (dia 11/09).
- Linguagem de "markup" para hipertexto
- Ex: nome.extensão (a extensão irá garantir o tipo de software que vai abrir)
- Tags: tudo tem de incluir < e >
- "head": serve para o que vai fazer funcionar (interno/secreto)
- "body": marcas de estruturas de documento
- "p" : para parágrafos; terminar sempre com /p
- "h1": define tamanhos de letra (o que está presente é o de maior tamannho)
- "i" : para colocar o texto em itálico
- "Iimg" : para inserir uma imagem. Atenção: é a única tag que não fecha
- Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)
Curiosidades aprendidas nas aulas
- Levantamento fotogramético: passar um modelo real para um computador em computador
- Presença cabos marinhos de comunicação

Semana 2
Aula sobre como funcionar com o Visual Code Studio (dia 16/09)
- Aprender como programar o "Index" e o "Estilo"
- Tag: div id: "..." - serve para atribuir um papel específico
- Aprender sobre como fazer o nosso próprio site
Aula sobre Rhino8 e vetores (dia 18/09)
- Aprender sobre tipos de vetores (artístico e técnico)
- Definição de imagem em computador e tipos de formato
- jpg
- png (capacidade de realizar o que o jpg faz, e ter a capacidade de um gif)
- hic (comum em MacBooks)
- Exploração de como o Rhino8 funciona
- Realização de círculos e como meter medidas
- Interseção de retas
- Unidade de medida do Rhino8: 1= 1 metro

Semana 3
Aula sobre Rhino8 (23/9)
- Entender como os comandos funcionam (tudo tem um nome associado);
- para zoom: "command" --> "z" --> "enter" --> "e" --> "enter"
- para círculos: "circle" --> "enter" --> (0,0) --> "enter" --> (diâmetro à escolha) --> "enter"
- para fazer ângulos (formando um quadrado- o número depois do sinal de menor é o grau): "Polyine" --> r3<0 (enter) --> r3<90 (enter) --> r3<180 (enter) --> r3<270 (enter)
- para voltar atrás: "control + z" ou "Undo" no "Command"
- para copiar: "alt" enquanto se segura no objeto que se pretende copiar
- Aprender como definir raios e diâmetros nos círculos;
- Compreender como diferentes componentes como o "Gumball" (que move, copia e escala de várias formas) funcionam;
- Assimiliar como os diferentes pontos de vista que o Rhino8 funcionam, assim como a possibilidade de diversas formas de representação (X-RAY, Plan, etc);
- Alcançar o objetivo de saber trabalhar como volumes, como hipótese de selecionar os diferentes materiais.

Círculos, como defini-los, e os seus raios

Explorar volumes

Fazer ângulos até formar um quadrado: 0º, 90º, 180º e 270º (respetivamente)

Render dos volumes explorados

Gumball: diferentes formas de mover, escalar e copiar o cubo representado

Aula sobre Rhino8 (25/9)
- Compreender como fazer um polígono a partir de ângulos diferentes;
- Realização de uma interseção entre retas, usando comando "Mirror";
- Utilizar o comando "Fillet" para fazer um canto entre duas linhas (pode ser usado para se representar estradas)
- Aprender como a partir de um retângulo se pode fazer cantos, através do comando "Chamfer" ( cria um segmento de linha entre duas curvas de entrada e apara ou estende as curvas para encontrar o segmento de linha);
- Comando "offset": resulta numa linha equidistante;
- Cortar pontas de um objeto que não sejam necessárias ao projeto, através do comando "Trim";
- Aprender a escalar através do comando "Scale", que copia um objeto e depois escala-o;
- Compreender como repetir um objeto através do comando "Array".






Semana 4
Escrever aqui o que foi feito nesta semana.
