Francisca Reguinga

Francisca Reguinga

Unidade Curricular: Representação Digital

Diário Semanal

Semana 1

Aula sobre Internet e WWW (dia 9/09).

  1. Comunicação por pacotes
  2. Chamada de protocolos de aplicações básica: SMTP, FTP, TFTP, DNS, SNMP e BOOTP
  3. Estrutura física Hardware
    • Switch de rede (liga a fibra ótica principal)
    • Antena Wi-Fi (problema: capacidade)
    • Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)
  4. Comunicação Cliente/servidor ou Peer2Peer (P2P): emparelhar um aparelho com outro

Aula sobre HTML (dia 11/09).

  1. Linguagem de "markup" para hipertexto
  2. Ex: nome.extensão (a extensão irá garantir o tipo de software que vai abrir)
  3. Tags: tudo tem de incluir < e >
    • "head": serve para o que vai fazer funcionar (interno/secreto)
    • "body": marcas de estruturas de documento
    • "p" : para parágrafos; terminar sempre com /p
    • "h1": define tamanhos de letra (o que está presente é o de maior tamannho)
    • "i" : para colocar o texto em itálico
    • "Iimg" : para inserir uma imagem. Atenção: é a única tag que não fecha
    • Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)

Curiosidades aprendidas nas aulas

  1. Levantamento fotogramético: passar um modelo real para um computador em computador
  2. Presença cabos marinhos de comunicação
notepad

Semana 2

Aula sobre como funcionar com o Visual Code Studio (dia 16/09)

  1. Aprender como programar o "Index" e o "Estilo"
  2. Tag: div id: "..." - serve para atribuir um papel específico
  3. Aprender sobre como fazer o nosso próprio site

Aula sobre Rhino8 e vetores (dia 18/09)

  1. Aprender sobre tipos de vetores (artístico e técnico)
  2. Definição de imagem em computador e tipos de formato
    • jpg
    • png (capacidade de realizar o que o jpg faz, e ter a capacidade de um gif)
    • hic (comum em MacBooks)
  3. Exploração de como o Rhino8 funciona
    • Realização de círculos e como meter medidas
    • Interseção de retas
    • Unidade de medida do Rhino8: 1= 1 metro
rhino8

Semana 3

Aula sobre Rhino8 (23/9)

  1. Entender como os comandos funcionam (tudo tem um nome associado);
    • para zoom: "command" --> "z" --> "enter" --> "e" --> "enter"
    • para círculos: "circle" --> "enter" --> (0,0) --> "enter" --> (diâmetro à escolha) --> "enter"
    • para fazer ângulos (formando um quadrado- o número depois do sinal de menor é o grau): "Polyine" --> r3<0 (enter) --> r3<90 (enter) --> r3<180 (enter) --> r3<270 (enter)
    • para voltar atrás: "control + z" ou "Undo" no "Command"
    • para copiar: "alt" enquanto se segura no objeto que se pretende copiar
  2. Aprender como definir raios e diâmetros nos círculos;
  3. Compreender como diferentes componentes como o "Gumball" (que move, copia e escala de várias formas) funcionam;
  4. Assimiliar como os diferentes pontos de vista que o Rhino8 funcionam, assim como a possibilidade de diversas formas de representação (X-RAY, Plan, etc);
  5. Alcançar o objetivo de saber trabalhar como volumes, como hipótese de selecionar os diferentes materiais.
Círculo

Círculos, como defini-los, e os seus raios

Círculos

Explorar volumes

Angulos

Fazer ângulos até formar um quadrado: 0º, 90º, 180º e 270º (respetivamente)

Render

Render dos volumes explorados

Copiar

Gumball: diferentes formas de mover, escalar e copiar o cubo representado

Gumball

Aula sobre Rhino8 (25/9)

  1. Compreender como fazer um polígono a partir de ângulos diferentes;
  2. Realização de uma interseção entre retas, usando comando "Mirror";
  3. Utilizar o comando "Fillet" para fazer um canto entre duas linhas (pode ser usado para se representar estradas)
  4. Aprender como a partir de um retângulo se pode fazer cantos, através do comando "Chamfer" ( cria um segmento de linha entre duas curvas de entrada e apara ou estende as curvas para encontrar o segmento de linha);
  5. Comando "offset": resulta numa linha equidistante;
  6. Cortar pontas de um objeto que não sejam necessárias ao projeto, através do comando "Trim";
  7. Aprender a escalar através do comando "Scale", que copia um objeto e depois escala-o;
  8. Compreender como repetir um objeto através do comando "Array".
Mirror Comando "Mirror"

Fillet Comando "Fillet"

Offset Comando Offset

Trim Comando "Trim" num círculo

Trim2 Comando "Trim" em vários segmentos de reta

Scale Comando "Scale"

Semana 4

Escrever aqui o que foi feito nesta semana.

Screenshot da Semana 4