Diário Semanal
Semana 1
Aula sobre Internet e WWW (dia 9/09).
- Comunicação por pacotes
- Chamada de protocolos de aplicações básica: SMTP, FTP, TFTP, DNS, SNMP e BOOTP
- Estrutura física Hardware
- Switch de rede (liga a fibra ótica principal)
- Antena Wi-Fi (problema: capacidade)
- Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)
- Comunicação Cliente/servidor ou Peer2Peer (P2P): emparelhar um aparelho com outro
Aula sobre HTML (dia 11/09).
- Linguagem de "markup" para hipertexto
- Ex: nome.extensão (a extensão irá garantir o tipo de software que vai abrir)
- Tags: tudo tem de incluir < e >
- "head": serve para o que vai fazer funcionar (interno/secreto)
- "body": marcas de estruturas de documento
- "p" : para parágrafos; terminar sempre com /p
- "h1": define tamanhos de letra (o que está presente é o de maior tamannho)
- "i" : para colocar o texto em itálico
- "Iimg" : para inserir uma imagem. Atenção: é a única tag que não fecha
- Cabos de fibra ótica (para maiores distâncias)
Curiosidades aprendidas nas aulas
- Levantamento fotogramético: passar um modelo real para um computador em computador
- Presença cabos marinhos de comunicação
Semana 2
Aula sobre como funcionar com o Visual Code Studio (dia 16/09)
- Aprender como programar o "Index" e o "Estilo"
- Tag: div id: "..." - serve para atribuir um papel específico
- Aprender sobre como fazer o nosso próprio site
Aula sobre Rhino8 e vetores (dia 18/09)
- Aprender sobre tipos de vetores (artístico e técnico)
- Definição de imagem em computador e tipos de formato
- jpg
- png (capacidade de realizar o que o jpg faz, e ter a capacidade de um gif)
- hic (comum em MacBooks)
- Exploração de como o Rhino8 funciona
- Realização de círculos e como meter medidas
- Interseção de retas
- Unidade de medida do Rhino8: 1= 1 metro
Semana 3
Aula sobre Rhino8 (23/9)
- Entender como os comandos funcionam (tudo tem um nome associado);
- para zoom: "command" --> "z" --> "enter" --> "e" --> "enter"
- para círculos: "circle" --> "enter" --> (0,0) --> "enter" --> (diâmetro à escolha) --> "enter"
- para fazer ângulos (formando um quadrado- o número depois do sinal de menor é o grau): "Polyine" --> r3<0 (enter) --> r3<90 (enter) --> r3<180 (enter) --> r3<270 (enter)
- para voltar atrás: "control + z" ou "Undo" no "Command"
- para copiar: "alt" enquanto se segura no objeto que se pretende copiar
- Aprender como definir raios e diâmetros nos círculos;
- Compreender como diferentes componentes como o "Gumball" (que move, copia e escala de várias formas) funcionam;
- Assimiliar como os diferentes pontos de vista que o Rhino8 funcionam, assim como a possibilidade de diversas formas de representação (X-RAY, Plan, etc);
- Alcançar o objetivo de saber trabalhar como volumes, como hipótese de selecionar os diferentes materiais.
Círculos, como defini-los, e os seus raios
Explorar volumes
Fazer ângulos até formar um quadrado: 0º, 90º, 180º e 270º (respetivamente)
Render dos volumes explorados
Gumball: diferentes formas de mover, escalar e copiar o cubo representado
Aula sobre Rhino8 (25/9)
- Compreender como fazer um polígono a partir de ângulos diferentes;
- Realização de uma interseção entre retas, usando comando "Mirror";
- Utilizar o comando "Fillet" para fazer um canto entre duas linhas (pode ser usado para se representar estradas)
- Aprender como a partir de um retângulo se pode fazer cantos, através do comando "Chamfer" ( cria um segmento de linha entre duas curvas de entrada e apara ou estende as curvas para encontrar o segmento de linha);
- Comando "offset": resulta numa linha equidistante;
- Cortar pontas de um objeto que não sejam necessárias ao projeto, através do comando "Trim";
- Aprender a escalar através do comando "Scale", que copia um objeto e depois escala-o;
- Compreender como repetir um objeto através do comando "Array".
Comando "Mirror"
Comando "Fillet"
Comando Offset
Comando "Trim" em vários segmentos de reta
Comando "Scale"
Semana 4
Aprender como escalar uma imagem:
- Comando "Picture" e selecionar a imagem pretendida;
- Comando "Circle" e fazê-lo com referência (0.,0) e 10 cm de raio;
- Comando "Line", no local onde se encontra a escala;
- uma linha horizontal e 2 verticais em cada ponta da escala.
- Comando "Orient":
- Selecionar o objeto (a imagem);
- Clicar em "Scale:No";
- Clicar em "3D";
- Comando "Line": começo "10,10"; final "5";
- Pôr a 1ª linha na escala como "1" e "2" na outra ponta da escala;
- Pôr "1" na 1ª ponta da linha que se fez no penúltimo passo, e "2" na 2ª ponta da mesma.
- Comando "Ortho": permite fazer linhas ortogonais;
- Compreender como escalar uma imagem a partir de outra:
- Comando "Picture" e selecionar a imagem pretendida;
- Comando "Line" e fazer duas linhas verticais em cada ponta da primeira imagem usando o comando "Offset",
- Comando "Line" e realizar uma linha horizontal na linha do telhado da 1ª imagem;
- Comando "Orient" e clicar na imagem de uma ponta "1" à outra "2" da 2ª imagem, e depois selecionar as linhas da 1ª imagem.
- Para fazer uma linha perpendicular à outra: ligar "Perp" e "Tan", ligando uma linha à outra;
- "CPlane": muda o plano xy.
Semana 5
Aula Rhino8 sobre como escalar e imprimir no tamanho desejado (7/10):
- Clicar em "New Layout";
- "Size A4";
- "Landscape" e "Ok"
- Selecionar 2 vezes na figura para escalar;
- Para selecionar apenas um sítio especifico do projeto pode se clicar duas vezes dentro da figura, para arrastar e assim escolher o que imprimir.
Aula sobre como usar modelos em 3D (9/10)
- Vértices;
- Arestas;
- Faces;
- Polígonos;
- Superfícies.
- permite ter um lado de fora da face no computador, como se fosse a pele.
- "Extract Surface": Enter + click- permite renovar uma superfície;
- Se clicar em "Perspective" na área gráfica, aparece várias opções: a opção atualmente dada nas aulas é "Shaded" para o objeto aparecer com uma superfície.
Semana 6
Aula sobre modelos em 3D, como usá-los a partir de 2D (14/10):
Comandos:
- "ExtrudeSurf": fazer sólidos a partir de superfícies;
- "Trim", "Untrim", "Split" (Linha/Superfície/Sólido);
- "CPlane" num objeto, pode-se usar "Extrude" nas setas através da tecla "Ctrl".
- Na planta que se fez na aula da semana 4, pode-se selecionar a visibilidade de certos elementos, através da "Lâmpada" que aparece em "Layer".
- Operações Boleanas:Union, Difference, Intersection, Split
Exemplo de uma superfície composta por vários elementos antes de se usar o comando "Trim"
Comando "Trim"
Comando Extrude numa superfície
Split de várias figuras
Split de um objeto
- Operações Boleanas
Aula sobre o comando "Help" e como utilizar os seus componentes (16/10)
Comandos:
- "Help" na barra do menu do Rhino8:
- "Revolve": últil para fazer colunas com muito detalhe (incluindo "Extrude" numa parte reta);
- "RailRevolve": cria uma superfície girando uma curva de perfil que define a forma da superfície em torno de uma curva de trilho que define a borda da superfície.
- "ExtrudeCrv": cria uma superfície através de uma curva numa linha reta;
- "ExtrudeSrf": cria um sólido através das arestas de uma supefície numa linha reta;
- "EdgeSrf": cria uma superfície através de várias linhas curvas;
- "Loft": através de curvas numa superfície define o formato da superfície (criando um sólido).
- "Sweep 1" e "Sweep 2".
Comando Revolve inicialmente
Comando Revolve
Comando RailRevolve inicialmente
Comando RailRevolve
Comando Loft
Comando Loft
Comando Loft
Comando Sweep1
Comando Sweep2
Semana 7
Aula sobre como funcionar com comandos de cortes (21/10):
Comandos:
- CurveBoolean: apara, divide e une curvas;
- ExtrudeCrv depois de fazer CurveBoolean num objeto;
- ClippingPlane: faz um corte em altura e pode aumentar, diminuir ou rodar o objeto em 3D.
- ClippingSections: realiza cortes;
- Move: para mover.
Comando CurveBoolean
Comando ExtrudeCrv depois de utilizar o CurveBoolean
Comando ClippingPlane
Comando ClippingSections
Aula sobre comandos sobre cotas, como utilizar "Options", como escalar, como imprimir e como usar o "Hatch" (dia 23/10):
Comandos (atenção: nesta aula usou-se o exemplo da Casa Sugi de aulas anteriores):
- MergeAllCoplanarFaces: serve para limpar arestas;
- Dim: fornece medidas de cotas;
- Options:
- para criar um novo objeto clicar em "New" em "Annotation Styles";
- para dar um nome clicar em "Edit";
- "Lenght Units": sempre com duas casas decimais;
- "Angular Units": opção de meter vários tipos de ângulos;
- "Tolerance": significa o erro que existe nos desenho técnicos (apesar de ser mínimo).
- Para diminuir o tamanho das cotas:
- clicar em "Linear Dimension" ou em "Options", clicando de seguida em "Edit Style" ;
- quando abrir a página, aparece "Model spare scale"= meter "0,1500".
- Para escalar:
- Clicar seguidamente em: "File" --> "Properties" --> "Render" --> "Units".
- Exemplo: Pretende-se escalar a 1/100:
- Clicar em "Model" --> "Model Units" --> "Meters";
- Clicar em "Layout" --> "Layout Units" --> "Centimeters".
- Para imprimir:
- Comando "Print";
- Selecionar o tamanho pretendido;
- "Orientation": Landscape;
- Escolher a cor que quiser.
- Drafting (presente na barra de menu): utilizado para fazer raios, cotas...
- Hatch: cria um padrão de linhas para preencher as curvas pretendidas.
Comando Dim
Comando Dim na Casa Sugi
Comando Options
Comando Options na Casa Sugi
Comando Units
Drafting: raio de um círculo
Drafting: ângulos
Comando Hatch
Semana 8
Aula de revisão para a frequência (Simulação) (28/10)
Começo da formação do telhado da casa, usando os comando "Line" para a linha vertical e posteriormente "Surface"
Projeto da Casa com o telhado já feito
"Options" das cotas
Comando Hatch
Layout final (não terminado)
Frequência (30/10)