Diário Semanal
Semana 1
09/09
Introdução ao docente e á unidade curricular.
Introdução a conceito de internet, comunicação por pacotes, endereços IP de computador, Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language).
11/09
Introdução ao HTML, CSS e ao Filezilla Client.
Utilização do bloco de notas para testar comandos em HTML e o Visual Studio Code para editar estilos em CSS.
Teste de comandos em HTML.
Semana 2
16/09
Criação e personalização do template de página do aluno através do Notepad++.
Utilização de seletores, color, background-color e box model em linguagem CSS no Visual Studio Code.
18/09
Introdução ao Rhinoceros 8: menus, barras de ferramentas, painéis e viewports (Top/Perspective/Front/Right).
Personalização da página do aluno em linguagem CSS.
Semana 3
23/09
Modos de visualização dos viewport (Wireframe, Shaded, Rendered, Ghosted, Xray, Technical, Artistic, Pen e Raytraced).
Explicação da utilização do Osnap e SmartTrack.
Utilização do Gumball para mover, rodar e escalar.
Desenhar com os comando: Polyline, Line, Circle, Elipse, Polygon, Rectangle e Box.
Desenhar com coordenadas cartesianas e polares.
25/09
Utlização dos comandos: Offset, Trim, Extend, Fillet, Split, Orient, Array , ArrayPolar , ArrayLinear e ArrayCrv.
Utilização de vários comandos básicos.
Semana 4
30/09
Utilização do GIMP para edição de imagens.
Colocação de imagens através do comando Picture.
Escalar a planta com o comando Orient.
Criação de layers e explicação sobre as suas propriedades.
02/10
Personalização do sistema de coordenadas com o comando CPlane e Plan.
Utilização das Named Views e Named CPlane para guardar diferentes sistemas de coodernadas.
Utilização das ferramentas de perpendicularidade e tangencia.
Nomeação de diferentes camadas para organização.
Utilização do comando Orient para escalar uma planta.
Semana 5
07/10
Escrever aqui o que foi feito nesta semana.
09/10
Legenda
Semana 6
14/10
Escrever aqui o que foi feito nesta semana.
16/10
Legenda
Semana 7
21/10
Escrever aqui o que foi feito nesta semana.
23/10
Legenda
Semana 8
28/10
Revisão dos conteúdos vistos durante as aulas(3D, Cotas, Hatch e layouts) para preparação da frequência.
30/10
Realização da frequência.
Exercício da frequência.
Semana 9
04/11
Explicação sobre as "Solid tools" e os seus comandos:push pull, Split face, Dup face border/ pupbolder, Merge all complanar faces, inset, Autoalign, cplane e Project.
Realização de curvas de nivel quadradas e lisas.
Passar 2d para 3d através do comando Split.
06/11
Introdução ao twinmotion.
Exportação de 3D do rhino para o twinmotion.
Exemplo de 3D baseado no 2D.
Semana 10
11/11
Pequena explicação sobre rederings e sua aplicação em arquitetura (Maquetes virtuais, estudos de sombras, fotorealismo).
Explicação de visualição de Arquitetura em renders através do pdf WorkFlow de Visualização em Arquitetura.
Recomendações sobre a utilização e exportação para o twinmotion.
Explicação sobre ferramentas de materialidade.
13/11
Introdução á vegetação no twinmotion.
Explicação sobre as ferramentas de populate e grass 3D.
Utilização de grass 3D.
Semana 11
18/11
Explicação da iluminação natural e artificial em renders através do pdf Iluminação Natural e Artificial.
Conceito de iluminação global, HDR image, point Omni, Spotlight, area light, ambient light, neon light e IES light.
Introdução á iluminação no twinmotion.
Exploração de comandos de ambiente como: luz do sol, nuvens, estações, vento, nevoeiro e oceano.
20/11
Visualização de luminárias de iluminação em sites de fabricantes com dados técnicos (lumens e kelvins) e modelos 3D.
Criação de imagens e vídeos no twinmotion.
Exploração de configuração de ambientes, câmaras (distância focal, details e parallelism), renders, Fx, frames para animação e vídeos de time lapse.
Exploração de ambientes.
Semana 12
25/11
Explicação de materiais e texturas em renders através do pdf Materiais e Texturas.
Conceitos de UV Mapping e PBR material: Diffuse/Albedo map, Normal map, Roughness map, Metallic map e Glow map.
Explicação de importação de materiais para o twinmotion.
Pequena explicação sobre câmaras fotográficas através do pdf Câmara e Lentes.
27/11
Pequena explicação sobre impressão 3D e a impressora da faculdade (Bambu labs P1S).
Pequena explicação sobre programação paramétrica do Rhino com Grasshopper e Food4Rhino.
Revisão e esclarecimento de dúvidas dos conteúdos vistos durante as aulas (Luzes, materiais, vegetação, criação de imagens e video) para preparação da frequência.
Importação de materiais para o twinmotion.
Semana 13
02/12
Pequena explicação de design paramétrico através do pdf Design Paramétrico.
Pequena introdução sobre modelação paramétrica (Grasshopper3D).
Explicação sobre design computacional: design paramétrico, design generativo, otimização de topologia ,form finding ,fabricação digital e machine learning.
Demonstração dinâmica de códigos do Grasshopper3D no Rhino8.
04/12
Pequena apresentação sobre softwares de modelação 3D para diferentes áreas.
Explicação sobre impressão 3D (tipos de impressões, softwares, máquinas e possíveis erros de impressão).
Explicação de correção de erros em malhas 3D com o MeshLab.
Explicação do funcionamento do Bambu Studio e preparação de modelos para impresseção 3D.