Foto do aluno

Teresa Marques Rodrigues

Unidade Curricular: Representação Digital

Diário Semanal

Semana 1

09/09

Introdução ao docente e á unidade curricular.

Introdução a conceito de internet, comunicação por pacotes, endereços IP de computador, Hipertexto e Hiperlink. Tim Berner´s Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) e linguagem HTML (HyperText Markup Language).

11/09

Introdução ao HTML, CSS e ao Filezilla Client.

Utilização do bloco de notas para testar comandos em HTML e o Visual Studio Code para editar estilos em CSS.

Screenshot da Semana 1
Teste de comandos em HTML.

Semana 2

16/09

Criação e personalização do template de página do aluno através do Notepad++.

Utilização de seletores, color, background-color e box model em linguagem CSS no Visual Studio Code.

18/09

Introdução ao Rhinoceros 8: menus, barras de ferramentas, painéis e viewports (Top/Perspective/Front/Right).

Screenshot da Semana 2
Personalização da página do aluno em linguagem CSS.

Semana 3

23/09

Modos de visualização dos viewport (Wireframe, Shaded, Rendered, Ghosted, Xray, Technical, Artistic, Pen e Raytraced).

Explicação da utilização do Osnap e SmartTrack.

Utilização do Gumball para mover, rodar e escalar.

Desenhar com os comando: Polyline, Line, Circle, Elipse, Polygon, Rectangle e Box.

Desenhar com coordenadas cartesianas e polares.

25/09

Utlização dos comandos: Offset, Trim, Extend, Fillet, Split, Orient, Array , ArrayPolar , ArrayLinear e ArrayCrv.

Screenshot da Semana 3
Utilização de vários comandos básicos.

Semana 4

30/09

Utilização do GIMP para edição de imagens.

Colocação de imagens através do comando Picture.

Escalar a planta com o comando Orient.

Criação de layers e explicação sobre as suas propriedades.

02/10

Personalização do sistema de coordenadas com o comando CPlane e Plan.

Utilização das Named Views e Named CPlane para guardar diferentes sistemas de coodernadas.

Utilização das ferramentas de perpendicularidade e tangencia.

Nomeação de diferentes camadas para organização.

Screenshot da Semana 4
Utilização do comando Orient para escalar uma planta.

Semana 5

07/10

Escrever aqui o que foi feito nesta semana.

09/10

Screenshot da Semana 5
Legenda

Semana 6

14/10

Escrever aqui o que foi feito nesta semana.

16/10

Screenshot da Semana 6
Legenda

Semana 7

21/10

Escrever aqui o que foi feito nesta semana.

23/10

Screenshot da Semana 7
Legenda

Semana 8

28/10

Revisão dos conteúdos vistos durante as aulas(3D, Cotas, Hatch e layouts) para preparação da frequência.

30/10

Realização da frequência.

Ver Pdf Frequência 1

Descarregar Pdf Frequência 1

Descarregar CAD Frequência 1

Screenshot da Semana 8
Exercício da frequência.

Semana 9

04/11

Explicação sobre as "Solid tools" e os seus comandos:push pull, Split face, Dup face border/ pupbolder, Merge all complanar faces, inset, Autoalign, cplane e Project.

Realização de curvas de nivel quadradas e lisas.

Passar 2d para 3d através do comando Split.

06/11

Introdução ao twinmotion.

Exportação de 3D do rhino para o twinmotion.

Screenshot da Semana 9
Exemplo de 3D baseado no 2D.

Semana 10

11/11

Pequena explicação sobre rederings e sua aplicação em arquitetura (Maquetes virtuais, estudos de sombras, fotorealismo).

Explicação de visualição de Arquitetura em renders através do pdf WorkFlow de Visualização em Arquitetura.

Recomendações sobre a utilização e exportação para o twinmotion.

Explicação sobre ferramentas de materialidade.

13/11

Introdução á vegetação no twinmotion.

Explicação sobre as ferramentas de populate e grass 3D.

Screenshot da Semana 10
Utilização de grass 3D.

Semana 11

18/11

Explicação da iluminação natural e artificial em renders através do pdf Iluminação Natural e Artificial.

Conceito de iluminação global, HDR image, point Omni, Spotlight, area light, ambient light, neon light e IES light.

Introdução á iluminação no twinmotion.

Exploração de comandos de ambiente como: luz do sol, nuvens, estações, vento, nevoeiro e oceano.

20/11

Visualização de luminárias de iluminação em sites de fabricantes com dados técnicos (lumens e kelvins) e modelos 3D.

Criação de imagens e vídeos no twinmotion.

Exploração de configuração de ambientes, câmaras (distância focal, details e parallelism), renders, Fx, frames para animação e vídeos de time lapse.

Screenshot da Semana 11
Exploração de ambientes.

Semana 12

25/11

Explicação de materiais e texturas em renders através do pdf Materiais e Texturas.

Conceitos de UV Mapping e PBR material: Diffuse/Albedo map, Normal map, Roughness map, Metallic map e Glow map.

Explicação de importação de materiais para o twinmotion.

Pequena explicação sobre câmaras fotográficas através do pdf Câmara e Lentes.

27/11

Pequena explicação sobre impressão 3D e a impressora da faculdade (Bambu labs P1S).

Pequena explicação sobre programação paramétrica do Rhino com Grasshopper e Food4Rhino.

Revisão e esclarecimento de dúvidas dos conteúdos vistos durante as aulas (Luzes, materiais, vegetação, criação de imagens e video) para preparação da frequência.

Screenshot da Semana 12
Importação de materiais para o twinmotion.

Semana 13

02/12

Pequena explicação de design paramétrico através do pdf Design Paramétrico.

Pequena introdução sobre modelação paramétrica (Grasshopper3D).

Explicação sobre design computacional: design paramétrico, design generativo, otimização de topologia ,form finding ,fabricação digital e machine learning.

Demonstração dinâmica de códigos do Grasshopper3D no Rhino8.

04/12

Pequena apresentação sobre softwares de modelação 3D para diferentes áreas.

Explicação sobre impressão 3D (tipos de impressões, softwares, máquinas e possíveis erros de impressão).

Explicação de correção de erros em malhas 3D com o MeshLab.

Explicação do funcionamento do Bambu Studio e preparação de modelos para impresseção 3D.

Screenshot da Semana 13
Exploração do Bambu Studio.