Diário Semanal
Semana 1
A Internet é uma rede de computadores ligados entre si para trocar informações. Os dados viajam em pequenos pacotes através do sistema TCP/IP. Cada computador tem um endereço IP, como um número que o identifica.
Web usamos hipertextos e hiperlinks, que são textos com ligações para outras páginas. Tim Berners-Lee criou a World Wide Web, o HTTP (para abrir páginas) e o HTML (para criar páginas).
O CSS serve para dar estilo às páginas — mudar cores, tamanhos e margens. Usa selectores para escolher o que mudar e segue o box model (conteúdo, espaço, borda e margem). Há elementos block (ocupam a linha toda) e inline (ocupam só o texto).
As divs e spans ajudam a organizar o conteúdo.
Usamos o VSCode para editar as páginas e o FileZilla para enviar os ficheiros para o servidor. O ficheiro principal chama-se index.html, e é a página inicial do site.
Semana 2
Uma Página de Aluno usa dois ficheiros: um HTML (estrutura da página) e um CSS (estilo da página). O ficheiro HTML deve chamar-se index.html, para ser a página principal do site.
No CSS, usamos selectores para escolher o que queremos mudar. Cada regra tem uma propriedade (o que muda) e um valor (como muda). Exemplo: color muda a cor do texto e background-color muda a cor de fundo.
usar Id para mudar um elemento específico e Class para mudar vários. Cada parte da página segue o box model: conteúdo, espaço interno (padding), borda e margem.
Os elementos block ocupam a linha toda e os inline só o espaço do texto. Usamos div para blocos e span para pequenas partes dentro do texto.
O Rhino 8 é um programa de desenho vetorial técnico em 3D usado para criar formas precisas. Podemos aprender a utilizá-lo através de tutoriais disponíveis no site oficial do Rhino. O programa tem menus e barras de ferramentas com os principais comandos, painéis como Layers para as camadas e Properties para as propriedades dos objetos. Possui também uma linha de comando onde escrevemos instruções, e várias viewports — Top, Perspective, Front e Right — que mostram o desenho de diferentes ângulos. Na parte inferior do ecrã, há opções no rodapé que permitem ajustar a visualização e as definições do desenho.
Semana 3
O Rhino 8 é um programa de desenho 2D e 3D. Tem várias janelas (Top, Front, Right, Perspective) para ver o desenho de diferentes lados. No rodapé dá para ajustar unidades e precisão.
Ao criar um ficheiro novo, usamos o template Small Objects Millimeters com 3 casas decimais. O programa cria um backup (.BAK) e podemos gravar automaticamente. O idioma pode ser alterado para inglês.
As janelas podem mostrar o desenho em diferentes modos: Wireframe, Shaded, Ghosted, Xray, Rendered, entre outros.
Para desenhar usamos pontos de referência (Osnap) e linhas de ajuda (Smartrack). O Gumball permite mover, rodar e escalar objetos, e Alt serve para copiar.
Desenhamos formas básicas como linhas, círculos, elipses, retângulos, polígonos e caixas. Podemos usar coordenadas cartesianas, relativas ou polares.
Comandos de edição incluem Mover, Rodar, Escalar, Offset, Trim, Extend, Fillet e Split. Para cópias múltiplas usamos Array (linear ou circular) e ArrayCrv (ao longo de uma curva).
Também podemos inserir imagens, escalá-las e transformar em vetores.
Há exercícios de treino para praticar desenho e geometria.
Semana 4
O GIMP é usado para editar imagens raster do desenho técnico. Podemos selecionar uma área, cortar com Image > Crop to Selection, exportar para JPG e repetir o processo para outras partes da imagem.
No Rhino, podemos inserir imagens (Picture) e escalá-las usando referências, como uma barra de escala ou outro objeto do desenho. Se não houver medidas, ajustamos visualmente. Também é possível vetorizar a imagem e corrigir medidas.
Criamos layers separados: um para a imagem (com lock) e outro para o desenho da planta. Podemos usar CPlane e Named Views para personalizar o sistema de coordenadas e organizar o desenho.
No desenho usamos Osnap (Perpendicular, Tangente) e SmartTrack, e podemos girar o CPlane com Rotate ou 3-Point. É importante ativar os painéis Named CPlanes e Named Views para facilitar o trabalho.
Semana 5
No Rhino podemos criar layouts de impressão, escolhendo impressora, tamanho do papel e definindo as vistas (Details) com a escala e os layers visíveis. Podemos ajustar o desenho com Move e Osnap, adicionar legendas com Text em um layer próprio e imprimir em PDF.
No 3D, desenhamos superfícies e sólidos usando comandos como SrfPt, PlanarSrf, ExtrudeCrv e Cap para tapar superfícies fechadas. Podemos editar curvas e superfícies com Join, Explode, Trim, Split. Faces podem ser selecionadas e manipuladas para mover, extrudar ou copiar. Outros comandos úteis são ExtractSrf para extrair superfícies, Project para projetar curvas e SplitFace para criar novas arestas.
Semana 6
No Rhino podemos criar sólidos a partir de superfícies com ExtrudeSrf. Para editar curvas e superfícies usamos PointsOn, Trim, Split e Untrim. O comando Project projeta curvas ou pontos em superfícies ou sólidos, e SplitFace cria novas arestas.
Para mostrar ou esconder objetos usamos Hide, Show, Isolate e HideSwap. Podemos selecionar subobjetos com Ctrl+Shift+Click, extrudir faces com Ctrl+Click+Arrastar e copiar faces com Alt+Click+Arrastar.
As operações booleanas são Union, Difference, Intersection e Split. Para criar superfícies de curvas usamos Revolve, Sweep1, Sweep2, Loft.
Também podemos criar blocos 2D com Block, BlockEdit e BlockManager, como no desenho demo da casa-blocos.
Semana 7
No Rhino há um desenho demo chamado casa-blocos (3dm). Podemos criar blocos 2D com Block, BlockEdit e BlockManager e usar blocos para modelar em 3D, por exemplo, um edifício simples.
Para criar desenhos 2D a partir de 3D usamos Make2D. Podemos dimensionar desenhos com Dimensions, ajustar o estilo de cotas e aplicar texturas técnicas (Hatch).
O comando MergeAllCoplanarFaces limpa arestas nas polysurfaces. Para tornar faces planas ou projetar pontos usamos ProjectToCPlane e ProjectOsnap.
Semana 8
Frequencia