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Maria Soares Machado

nº 20241204, Turma 2E

FAUL

Unidade Curricular: Representação Digital

Diário Semanal

Aula 01 - 9.09.2025

Introdução da Unidade Curricular e do Docente.

Apresentação da unidade (PDF). Conceito de Internet, comunicação por pacotes (TCP/IP), endereços IP, hipertexto e hiperlink. Tim Berners-Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP e linguagem HTML.

Diferença entre Internet e Web (PDF). Instalação do Visual Studio Code (Mac e Windows).

Aula 02 - 11.09.2025

Copiar ficheiros por FTP usando o FileZilla Client. Referências HTML/CSS: W3Schools.com.

Introdução ao HTML e CSS (PDF). Acompanhamento prático com VSCode e FileZilla.

Criação de estilo externo CSS3 e ligação no <head> do HTML.

Aula 03 - 16.09.2025

Template de Página de Aluno (HTML e CSS). Renomear ficheiro para “index”.

Personalização: trocar foto, nome, cores, CSS e adicionar novas semanas.

Conceitos de CSS: seletores, propriedades, box model, elementos block e inline, div e span.

Aula 04 - 18.09.2025

Introdução ao desenho vetorial técnico com Rhinoceros 8.

Interface do Rhino: menus, barras, painéis (Layers, Properties), linha de comando e viewports.

Configuração de viewports (Top, Perspective, Front, Right) e opções do rodapé.

Aula 05 - 23.09.2025

Introdução ao CAD com Rhinoceros 8. Utilização de viewports e templates (Small Objects - Millimeters).

Configurações: unidades, tolerâncias, idioma, modos de visualização.

Desenho 2D: Polyline, Line, Circle, Polygon, Rectangle, Box, coordenadas cartesianas e polares.

Aula 06 - 25.09.2025

Comandos de edição: Explode, Join, Offset, Trim, Extend, Fillet, Chamfer, Move, Copy, Rotate, Scale, Orient.

Cópias múltiplas: Array, ArrayPolar, ArrayLinear, ArrayCrv.

Aula 07 - 30.09.2025

Inserção e escala de imagens. Vectorização e correção de medidas.

Utilização de layers e sistemas de coordenadas em desenhos arquitetônicos.

Exercícios práticos de desenho (Casa e exercícios de treino CAD 2D).

Aula 08 - 02.10.2025

Personalização de sistemas de coordenadas (CPlane, Named Views) e uso de layers em arquitetura.

Desenho com Osnap e Smart Track. Estratégia de montagem de vistas arquitetônicas.

Aula 09 - 07.10.2025

Criação de folhas de impressão (Layouts). Impressora, formato de papel, vistas com “Detail”.

Definição de escalas, legendas e impressão em PDF.

Aula 10 - 09.10.2025

Introdução ao 3D no Rhino.

Entidades básicas 3D: Surface, Polysurface, Solid. Criação de superfícies e extrusões (ExtrudeCrv, Cap, Join, Trim, Split, Untrim).

Seleção e edição de subobjetos. Exercício de criação de superfícies com Edgesrf, Loft, Sweep1, Sweep2, etc.

Aula 11 - 14.10.2025

Criação e edição de sólidos com ExtrudeSrf. Projeções (Project, ProjectToCPlane, ProjectOsnap).

Visibilidade e seleção de subobjetos. Operações booleanas: Union, Difference, Intersection, Split.

Aula 12 - 16.10.2025

Criação de superfícies com Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2 e Loft.

Aula 13 - 21.10.2025

Desenho demo: casa-blocos (3dm). Criação de blocos CAD 2D e modelação 3D com blocos.

Gerar desenhos 2D a partir de modelo 3D (Make2D). Uso de CurveBoolean para gerar superfícies.

Aula 14 - 23.10.2025

3D. Frequência alterada para dia 30 de outubro.

Limpeza de arestas coplanares (MergeAllCoplanarFaces). Cotagem e estilos de cotas.

Cotagens lineares, angulares, raio e diâmetro. Linhas de chamada (Leaders). Hatch e Hatch Boundary.

Cotagens
Aula 15 - 28.10.2025

Template Legenda A3 e Revisão — Rhinoceros

Template legenda A3: Layout em .3dm

Revisão: Metodologia de criação da casa 3D e extração de desenhos técnicos

Aula 16 - 30.10.2025 - Frequência

Frequência

Resolução da Frequência - Layout1

Resolução da Frequência - Layout2

Resolução da Frequência - Ficheiro Rhino

Resolução da Frequência - Layout perspetiva

Aula 17 - 04.11.2025

Modelação push-pull - Tutorial Video: pushpull, splitface, Inset, ...

Extrair linhas de contorno de superfícies: Dupborder.

Modelação de terreno/estrada/passeio/casa/curvas de nível.

Criar sólidos ocos ou por "offset": Shell e OffsetSrf

Criação de escada 3D linear e circular, com corrimão.

Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção), ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente).

Aula 18 - 06.11.2025

Instalar Twinmotion (Instalar Epic Games Launcher e garantir conta Epic para login)

Instalar plugin Rhino>Twinmotion (Datasmith)

Exportar no plugin Datasmith como "Export3D View", - depois no Twinmotion fazer Import>Geometry.

Modelar para rendering: separar materiais por layers diferentes, para facilitar aplicação de materiais nos renderizadores.

Alternativa D5 Render (só para Windows)

Aula 19 - 11.11.2025

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura - Rendering de Arquitetura

Aula 20 - 13.11.2025

Terreno no Twinmotion: Library > Vegetation > Landscapes > Flat (No painel Scene selecionar o objeto e depois em Properties editar com Sculpt)

Edição Terreno no Twinmotion

Aplicar Vegetação. Relva em 3D: Library > Materials > 3D Grass.

Vegetação: Populate: Paint, Scatter Spacing, Area

Exemplo de terreno no Twinmotion
Aula 21 - 18.11.2025

Rendering: Introdução à iluminação Natural e Artificial.

Apresentação: Iluminação

Twinmotion setting up the light: Configurar Ambiente, indicar direção do Norte, configurar data e hora. Configurar Luz e inserir luzes

Criar imagens e vídeos: Imagens: configurar ambiente, Câmara, Render, e Fx. Vídeos: Frames para animação, time lapse (passagem de dia para noite)

Configurar Path Tracing. Lumen Global Illumination Overview (explicação do sistema "Lumen").

Real-time visualization at Zaha Hadid Architects

Exterior Lighting Concepts (AN Architect’s Guide)

Day & Night Rendering

Imagem 1 da Aula 21 Imagem 2 da Aula 21
Aula 22 - 20.11.2025

Luminárias de iluminação: sites de fabricantes têm dados técnicos (Lumens e Kelvins) e modelos 3D.

Criar Luminária (objecto 3D + light) a partir de objecto importado > User Library.

Twinmotion: Criar imagens e vídeos.

Imagens: configurar ambiente, Câmara (distância focal, Details > Parallelism), Render e Fx.

Frames para animação e vídeos de time lapse (por exemplo, passagem de dia para noite).

Apresentação: Materiais PBR.

Imagem 1 da Aula 22

Imagem 2 da Aula 22

Aula 23 - 25.11.2025

Vídeo e Animação

Creating Images and Videos

Camera Animation Enhancements in Twinmotion

Materiais PBR

Apresentação: Materiais PBR

Materiais PBR (Physically Based Rendering). Vantagens: Conservação de Energia, consistência de workflow, propriedades de materiais, iluminação realista.

Estrutura PBR: Albedo (ou Color), Metallic, Roughness (ou Glossiness), Normal Map. Opcionais: Ambient Occlusion e Height Map.

Site: Twinmotion – PBR Materials

PBR Materials in Twinmotion – basics

Como configurar materiais PBR

Software Materialize

Câmara e Lentes

Apresentação: Câmara e Lentes

O triângulo da exposição: ISO – Abertura – Velocidade. Conceitos básicos de fotografia aplicados às configurações de render.

Como configurar iluminação interna de qualidade no Twinmotion

Imagem 1 da Aula 23

Imagem 2 da Aula 23

Aula 24 - 27.11.2025

Apoio prático aos alunos

Revisão do processo de renderização no Twinmotion.

Preparação das aulas da próxima semana

Programação Paramétrica no Rhinoceros com Grasshopper.

Aprender a programar Grasshopper

Aula de Impressão 3D / Prototipagem

Instalar software “Bambu Lab Studio”

Configurar impressora P1S (e AMS)

Aula 25 - 02.12.2025

Design Computacional

Apresentação: Design Computacional

Introdução ao Grasshopper

Grasshopper Basics – Getting Started with Grasshopper in Rhino

Grasshopper – Interface and Basic Workflow Concepts

Ficheiros exemplo Rhino/Grasshopper

Aula 26 - 09.12.2025 - Frequência 2

Frequência 2

Resolução da Frequência 2 - Imagem 1

Resolução da Frequência 2 - Imagem 2

Resolução da Frequência 2 - Imagem 3

Resolução da Frequência 2 - Imagem 4

Resolução da Frequência 2 - Imagem 5

Resolução da Frequência 2 - Video 1