Diário Semanal
Aula 01 - 9.09.2025
Introdução da Unidade Curricular e do Docente.
Apresentação da unidade (PDF). Conceito de Internet, comunicação por pacotes (TCP/IP), endereços IP, hipertexto e hiperlink. Tim Berners-Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP e linguagem HTML.
Diferença entre Internet e Web (PDF). Instalação do Visual Studio Code (Mac e Windows).
Aula 02 - 11.09.2025
Copiar ficheiros por FTP usando o FileZilla Client. Referências HTML/CSS: W3Schools.com.
Introdução ao HTML e CSS (PDF). Acompanhamento prático com VSCode e FileZilla.
Criação de estilo externo CSS3 e ligação no <head> do HTML.
Aula 03 - 16.09.2025
Template de Página de Aluno (HTML e CSS). Renomear ficheiro para “index”.
Personalização: trocar foto, nome, cores, CSS e adicionar novas semanas.
Conceitos de CSS: seletores, propriedades, box model, elementos block e inline, div e span.
Aula 04 - 18.09.2025
Introdução ao desenho vetorial técnico com Rhinoceros 8.
Interface do Rhino: menus, barras, painéis (Layers, Properties), linha de comando e viewports.
Configuração de viewports (Top, Perspective, Front, Right) e opções do rodapé.
Aula 05 - 23.09.2025
Introdução ao CAD com Rhinoceros 8. Utilização de viewports e templates (Small Objects - Millimeters).
Configurações: unidades, tolerâncias, idioma, modos de visualização.
Desenho 2D: Polyline, Line, Circle, Polygon, Rectangle, Box, coordenadas cartesianas e polares.
Aula 06 - 25.09.2025
Comandos de edição: Explode, Join, Offset, Trim, Extend, Fillet, Chamfer, Move, Copy, Rotate, Scale, Orient.
Cópias múltiplas: Array, ArrayPolar, ArrayLinear, ArrayCrv.
Aula 07 - 30.09.2025
Inserção e escala de imagens. Vectorização e correção de medidas.
Utilização de layers e sistemas de coordenadas em desenhos arquitetônicos.
Exercícios práticos de desenho (Casa e exercícios de treino CAD 2D).
Aula 08 - 02.10.2025
Personalização de sistemas de coordenadas (CPlane, Named Views) e uso de layers em arquitetura.
Desenho com Osnap e Smart Track. Estratégia de montagem de vistas arquitetônicas.
Aula 09 - 07.10.2025
Criação de folhas de impressão (Layouts). Impressora, formato de papel, vistas com “Detail”.
Definição de escalas, legendas e impressão em PDF.
Aula 10 - 09.10.2025
Introdução ao 3D no Rhino.
Entidades básicas 3D: Surface, Polysurface, Solid. Criação de superfícies e extrusões (ExtrudeCrv, Cap, Join, Trim, Split, Untrim).
Seleção e edição de subobjetos. Exercício de criação de superfícies com Edgesrf, Loft, Sweep1, Sweep2, etc.
Aula 11 - 14.10.2025
Criação e edição de sólidos com ExtrudeSrf. Projeções (Project, ProjectToCPlane, ProjectOsnap).
Visibilidade e seleção de subobjetos. Operações booleanas: Union, Difference, Intersection, Split.
Aula 12 - 16.10.2025
Criação de superfícies com Revolve, RailRevolve, Sweep1, Sweep2 e Loft.
Aula 13 - 21.10.2025
Desenho demo: casa-blocos (3dm). Criação de blocos CAD 2D e modelação 3D com blocos.
Gerar desenhos 2D a partir de modelo 3D (Make2D). Uso de CurveBoolean para gerar superfícies.
Aula 14 - 23.10.2025
3D. Frequência alterada para dia 30 de outubro.
Limpeza de arestas coplanares (MergeAllCoplanarFaces). Cotagem e estilos de cotas.
Cotagens lineares, angulares, raio e diâmetro. Linhas de chamada (Leaders). Hatch e Hatch Boundary.
Aula 15 - 28.10.2025
Template Legenda A3 e Revisão — Rhinoceros
Template legenda A3: Layout em .3dm
Revisão: Metodologia de criação da casa 3D e extração de desenhos técnicos
Aula 16 - 30.10.2025 - Frequência
Frequência
Resolução da Frequência - Layout1
Resolução da Frequência - Layout2
Aula 17 - 04.11.2025
Modelação push-pull - Tutorial Video: pushpull, splitface, Inset, ...
Extrair linhas de contorno de superfícies: Dupborder.
Modelação de terreno/estrada/passeio/casa/curvas de nível.
Criar sólidos ocos ou por "offset": Shell e OffsetSrf
Criação de escada 3D linear e circular, com corrimão.
Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção), ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente).
Aula 18 - 06.11.2025
Instalar Twinmotion (Instalar Epic Games Launcher e garantir conta Epic para login)
Instalar plugin Rhino>Twinmotion (Datasmith)
Exportar no plugin Datasmith como "Export3D View", - depois no Twinmotion fazer Import>Geometry.
Modelar para rendering: separar materiais por layers diferentes, para facilitar aplicação de materiais nos renderizadores.
Alternativa D5 Render (só para Windows)
Aula 19 - 11.11.2025
Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura - Rendering de Arquitetura
Aula 20 - 13.11.2025
Terreno no Twinmotion: Library > Vegetation > Landscapes > Flat (No painel Scene selecionar o objeto e depois em Properties editar com Sculpt)
Edição Terreno no Twinmotion
Aplicar Vegetação. Relva em 3D: Library > Materials > 3D Grass.
Vegetação: Populate: Paint, Scatter Spacing, Area
Aula 21 - 18.11.2025
Rendering: Introdução à iluminação Natural e Artificial.
Apresentação: Iluminação
Twinmotion setting up the light: Configurar Ambiente, indicar direção do Norte, configurar data e hora. Configurar Luz e inserir luzes
Criar imagens e vídeos: Imagens: configurar ambiente, Câmara, Render, e Fx. Vídeos: Frames para animação, time lapse (passagem de dia para noite)
Configurar Path Tracing. Lumen Global Illumination Overview (explicação do sistema "Lumen").
Real-time visualization at Zaha Hadid Architects
Exterior Lighting Concepts (AN Architect’s Guide)
Day & Night Rendering
Aula 22 - 20.11.2025
Luminárias de iluminação: sites de fabricantes têm dados técnicos (Lumens e Kelvins) e modelos 3D.
Criar Luminária (objecto 3D + light) a partir de objecto importado > User Library.
Twinmotion: Criar imagens e vídeos.
Imagens: configurar ambiente, Câmara (distância focal, Details > Parallelism), Render e Fx.
Frames para animação e vídeos de time lapse (por exemplo, passagem de dia para noite).
Apresentação: Materiais PBR.
Aula 23 - 25.11.2025
Vídeo e Animação
Creating Images and Videos
Camera Animation Enhancements in Twinmotion
Materiais PBR
Apresentação: Materiais PBR
Materiais PBR (Physically Based Rendering). Vantagens: Conservação de Energia, consistência de workflow, propriedades de materiais, iluminação realista.
Estrutura PBR: Albedo (ou Color), Metallic, Roughness (ou Glossiness), Normal Map. Opcionais: Ambient Occlusion e Height Map.
Site: Twinmotion – PBR Materials
PBR Materials in Twinmotion – basics
Como configurar materiais PBR
Software Materialize
Câmara e Lentes
Apresentação: Câmara e Lentes
O triângulo da exposição: ISO – Abertura – Velocidade. Conceitos básicos de fotografia aplicados às configurações de render.
Como configurar iluminação interna de qualidade no Twinmotion
Aula 24 - 27.11.2025
Apoio prático aos alunos
Revisão do processo de renderização no Twinmotion.
Preparação das aulas da próxima semana
Programação Paramétrica no Rhinoceros com Grasshopper.
Aprender a programar Grasshopper
Aula de Impressão 3D / Prototipagem
Instalar software “Bambu Lab Studio”
Configurar impressora P1S (e AMS)
Aula 25 - 02.12.2025
Design Computacional
Apresentação: Design Computacional
Introdução ao Grasshopper
Grasshopper Basics – Getting Started with Grasshopper in Rhino
Grasshopper – Interface and Basic Workflow Concepts
Ficheiros exemplo Rhino/Grasshopper
Aula 26 - 09.12.2025 - Frequência 2
Frequência 2
Resolução da Frequência 2 - Imagem 1
Resolução da Frequência 2 - Imagem 2
Resolução da Frequência 2 - Imagem 3
Resolução da Frequência 2 - Imagem 4