MIArq 2C
Sistemas de Representação Digital em Arquitetura
Professor Luís Romão
2025/2026
Ana Leonor Ribeiro
Semana 09
AULA 17
-HIPÉRBOLOIDE
Nova representação de várias hipérboloide, através dos comandos ARRAYCLASSIC (ferramenta usada para criar distribuições regulares de objetos) e
REVOLVE (gera um sólido 3D ou superfície 3D ao rodar um perfil 2D, em torno de um eixo definido).
Neste exercício também se representou uma figura, gerada através de comandos como SPLINE e EXTRUDE.
-DADO
Representação de uma volumetria semelhante a um dado de jogo, através de diversos passos e novos comandos.
Uso do comando BOX, para gerar volumetria cúbica de maneira mais efeciente.
Uso do comando XLINE, para gerar linhas auxiliares, essenciais para criar as "pintas" do dado.
Para gerar a primeira face, correspondente ao "seis", usou-se a ferramenta SPHERE, para gerar as esferas, portanto as "pintas".
Por conseguinte, fizeram se as seguintes faces, fazendo sempre recurso das ferramentas ALLIGN e COPY.
Para finalizar o exercício, usaram-se as ferramentas UNION, SUBTRACT e FILLET.
AULA 18
-PLANTA TO_MAX
O exercício sobre este o ficheiro em formato LPS, usado no teste anteriormente realizado, consistiu na realização de algumas alterações
sobre a volumetria, de modo a que este pudesse ser utilizada no novo programa a utilizar, o 3DS Max.
Assim, a volumetria final consistiu numa aproximação do que seria um T0.
-3DS MAX
Introdução ao novo programa a utilizar, conhecendo alguns comandos básicos e importando a volumetria anteriormente trabalhada.