Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mestrado Integrado em Arquitetura 2B


Representação Digital

Professor Luís Romão
2025/2026


Carolina Roque

Semana 10


Continuação do trabalho no ficheiro T0 descarregado na plataforma 3Ds Max.

Criação de um chão onde assenta o T0 com o auxílio da ferramenta "BOX". Colocação e manuseamento de uma câmera "TARGET", inserida na layer "Camera001".





Inserção de um material no pavimento do T0, feito através de uma imagem de um mosaico com o padrão de xadrez preto e branco que extraímos de uma página do Google. Edição da imagem na plataforma GIMP onde utilizámos a ferramenta de recorte. Depois colocámos a imagem na layer "Chao" e ajustámos o pavimento.







Colocação de uma imagem, previamente editada no GIMP, de uma porta típica de Dublin numa das portas do T0. Criação de um novo material, o betão, através da escolha de uma imagem num site específico dado pelo professor, e colocação do mesmo nas paredes e na laje da cobertura do T0. No final deste processo utilizámos o comando "RENDERING" para visualizar o modelo.









Criação de um outro material, o vidro, em que através da escolha de uma cor no tom azul-esverdeado com baixa opacidade, criámos um material transparente. Colocação do material em todos os vidros do T0.



Criação do último material, a relva, no pavimento exterior do T0. Através da escolha de uma imagem de relva trabalhada antes no GIMP e da colocação da mesma na "Box" conseguimos executar a tarefa solicitada.





Movimentação das câmeras no espaço. Inserção de 2 focos de luz no modelo, um no exterior (junto da porta) e outro no interior (na sala).









Colocação das câmeras junto dos elementos que iremos experiênciar com o comando "RENDERING".





Início de uma nova aprendizagem: como colocar uma porta do T0 a abrir-se sozinha e a reprodução do som da atividade. Transferência do som de abertura de uma porta, encontrada num site de áudios no GOOGLE e adição da mesma no 3Ds Max.







Voltar