Mestrado Integrado em Arquitetura 2B
Representação Digital
Professor Luís Romão
2025/2026
Carolina Roque
Semana 09
Término do exercício da elaboração das hiperboloides : execução da uma cópia da hiperboloide (sequência igual dos comandos anteriormente utilizados para a formação da primeira hiperboloide) ao lado da mesma, utilizando o comando "COPY", seguido dos comandos "REVOLVE" e "THICKEN", onde se criou uma espessura de cerca de 01 no objeto.
Início de um teste num ficheiro AutoCad para o treinamento do próximo exercício. Criação de um cubo e de uma grelha na sua base, com ajuda dos comandos: "BOX" para a formação do cubo, "XLINE" e "OFFSET".
Começo de um novo exercicio: criação de um dado . Criação de 3 layers:
- Aux (linhas auxiliares);
- Cubo;
- Pintas.
Colocação de esferas em todas as faces do cubo, de forma a completar os 6 lados. Todas as faces opostas umas às outras do cubo teram de ter um total de 7 esferas. O processo de adição das esferas é feita através da cópia das mesmas seguindo os comandos: "SPHERE", "COPY" e "ALIGN".
De seguida, a partir dos comandos "UNION" e "SUBTRACT" é feita a união de todas as esferas do cubo e extração das mesmas. Para finalizar a figura, arredondámos todas as arestas do dado com o auxílio do comando "FILLET".
NOTA: Como retirar espessura de um modelo cubo - criação do cubo com ajuda do comando "BOX", de seguida damos "EXPLODE" no cubo e "CONVERT" o mesmo. Depois colocamos o comando "THICKEN" selecionando a figura na sua totalidade para colocar espessura, mas desta vez para o interior, e, por fim, unimos tudo ("UNION").
Preparação de um modelo 3D no AutoCad para explorar mais tarde na plataforma 3ds Max pela primeira vez. O ficheiro intitulasse T0 .
Importação de um novo comando "T0", através do descarregamento do mesmo no AutoCad com a ajuda do "APPLOAD". Criação de layers, cada uma com uma cor diferente para se destinguirem.
- Aux (linhas auxiliares);
- Paredes;
- Lajes;
- Portas;
- Caixilhos;
- Vidros;
- Armários.
Mudança dos devidos elementos para as suas respetivas layers com a ajuda do comando "PROPERTIES". Depois com o comando "UNION", unimos todas as paredes e pilares.
Colocação de vidros no T0, a partir dos comandos: "UCS", "RECTANGLE" e "REGION".
Criação de um teto com a mesma espessura do pavimento. Extensão do T0, copiando o mesmo para o seu lado direito, e união das suas lajes e paredes, formando um único modelo, com o auxílio dos seguintes comandos: "COPY", "MIRROR" e "UNION". Por fim com o comando "SCALE" damos uma nova escala à figura.
Introdução do funcionamento da plataforma 3ds Max. Alteração do "Default setting" para o formato "Max.legacy" e com o comando "IMPORT" importámos o ficheiro do T0 realizado e modificado no AutoCad.