Rita Goulart | 20241104
Sou a Rita Goulart, nascida e criada em Lisboa, Oeiras, e neste momento estudo na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, onde frequento o 2º ano do mestrado integrado em Arquitetura. Crio este site como portefólio das aulas de Representação digital de modo a no fim ter o conjunto do que aprendi ao longo do semestre.
Ano letivo: 2025 / 2026
Registos visuais e sumários das aulas de Representação Digital.
Apresentação da unidade curricular e criação do nosso site index. Introdução à organização do portfólio digital.
Personalização do nosso site, colocando o template, experimentando cores e imagens.
Rhino 8 – Introdução
Desenho vetorial, tutoriais online.
Interface: menus, barras, painéis, comandos, viewports e rodapé.
Maior desenvolvimento do Rhino. Modos de visualização e ferramentas auxiliares.
Cplane & Views: personalizar (Rotate / 3-point), usar Named Cplanes e Named Views.
Desenho: organizar por layers, usar Osnap (⊥, tangente) e Smart Track.
Layouts e Impressão: “Details”, definição de impressora e formato de papel, ajuste de escalas e layers visíveis.
Criação de legendas e impressão final em PDF.
Modelação 3D básica: desenhar e editar superfícies e sólidos e usar Cap para fechar volumes.
Ferramentas de edição e análise: comandos e seleção de subobjetos para modelar e modificar formas com precisão.
Criação e edição de sólidos e superfícies no Rhino: extrusão, projeção, corte, visibilidade, subobjetos e operações booleanas.
Criar superfícies a partir de curvas. Criar blocos CAD 2D: Block, BlockEdit, BlockManager.
Blocos 2D/3D: Block, BlockEdit, BlockManager (modelação e edição de edifício simples).
Desenhos 2D: Make2D a partir do modelo 3D. CurveBoolean para criar áreas entre linhas.
Limpeza e detalhes do desenho.
Simulação de frequência e esclarecimento de dúvidas.
Frequência 1Tutorial de modelação 3D com técnicas de push-pull, extração de contornos e criação de terrenos, estradas e edifícios. Inclui ferramentas para sólidos ocos, escadas 3D e cópias múltiplas com Array, ArrayPolar, ArrayLinear e ArrayCrv. Introdução Twinmotion
Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura. Terreno no Twinmotion
Introdução à iluminação Natural e Artificial e configurar ambiente, Câmara, Render, e Fx. Luminárias de iluminação: sites de fabricantes têm dados técnicos e modelos 3D.
Video e Animação. Apresentação materiais PBR. Apoio prático aos alunos: revisão do processo de renderização do twimotion. Aula Teórica de Impressão 3D/prototipagem