MIA2C 
		
         Sistemas de Representação Digital em Arquitetura 
		  Professor Luís Romão 
		 
		 2023/2024
    
	
         Rebeca Abalada 
		 Semana 9 
        
		
		
		 Aula 17 
        
	
		
		
	
		
		Recriação do BCUBO criado na aula anterior 
		
	
		
	    Para tal foi criado um novo ficheiro no Autocad com o nome de  bcubo_2 
		
		
		Partindo dos comandos utilizados na aula anterior para criar o cubo e a espiral, e com o comando UCSDETECT em 0
		
        
		Foi utilizado o comando ROTATE para rodar a espiral no sentido pretendido
		
        
		
		
        
		
		
		
		
		
		
		
		Em seguida, foram utilizados os comandos LIST para descobrir o comprimento da espiral, UCS para mudar os eixos de lugar e LINE para gerar uma linha a partir do último ponto da espiral com o comprimento desta medido com o comando LIST
		
		
		Também foi utilizado o comando XLINE para criar uma linha horizontal no final superior da espiral
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Foi utilizado o comando CIRCLE para criar uma circunferencia com base na linha criada anteriormente, sendo esta o seu raio
		
		
		E foi gerada outra linha com o comando LINE que une o centro da circunferencia e a interseção da circunferencia com a XLINE
		
		
		
		
		
		
		
		Com o comando MOVE a linha criada no passo anterior foi colodada no centro da circunferencia 
		
		
		
		
		
		
		
		Utilizando os comandos TRIM e ERASE foram apagados os elementos que eram apenas auxiliares e metade da linha movida anteriormente
		
		
		Com o comando COPY esta metade foi copiada para o outro final da espiral
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Com o UCS no final da linha inferior foi criada uma circunferencia com o comando CIRCLE, que posteriormente foi copiada para o outro final da linha superior
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Utilizando o comando EXTRUDE foram geradas estruturas com a expessura das circunferencias e com o sentido e comprimento das linhas, incluindo a espiral
		
		
		
		
		
		
		
	    Com o comando SUBTRACT foram removidas as estruturas geradas com o comando anterior deixando apenas a sua forma vazia no cubo 
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Criação de um novo ficheiro no Autocad com o nome de  T0 
		
		
		Descarregamento do link disponibilizado pelo professor  T0   
		
		
		Com o link descarregado e colocado no ficheiro de Autocad foi possível gerar um T0 
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Conforme os diferentes valores colocados no comando T0 são gerados T0 com dimensões diferentes
		
		
		
		
		
		
		
		Com o comando SCALE foi ajustada a escala de um T0
		
		
		
		
		
		
		
		Com o ficheiro guardado em Autocad com o nome de  T0_max 
		
		
		Foi aberta a aplicação 3ds Max 2021, instalada numa das aulas anteriores
		
		
		
		
		
		
		
		Na aba de IMPORT foi importado o ficheiro de Autocad com o nome de  T0_max 
		
		
		
		
		
		
		
		Este ficheiro foi guardado com o nome de  t0_max  
		
		
		
		
		 Aula 18 
		
		
		
		
		Abertura do documento guardado em 3ds Max 2021, na aula anterior com o nome de  t0_max  
		
		
		
		
		
		
		
		Configurações 
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Colocação de uma camara manualmente e ajuste da mesma 
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Clicando na tecla M do teclado foi aberta uma nova aba de configurações sobre materiais, cores e texturas
		
		
		Onde foi colocada o mesmo padrão - Standard (Legacy) - nas seis primeiras opções
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Na primeira opção foi colocada através do BITMAP um padrão xadrez descarregado anteriormente 
		
		
	    
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Selecionando a laje do pavimento foi colocado o padrão xadrez das opções configuradas anteriormente
		
		
		Ajustando algumas configurações da laje defenida, torna-se possével mover e dimensionar o padrão xadrez colocado como pavimento