Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

MIA2C


Sistemas de Representação Digital em Arquitetura

Professor Luís Romão
2023/2024

Sara Botelho


Aula 17



Recriação do BCUBO iniciado no final na aula anterior.

Para tal, criámos um novo ficheiro no Autocad com o nome de bcubo_2 .

Partindo dos comandos introduzidos na aula anterior, criámos um cubo e uma espiral, com o comando UCSDETECT em 0.

Foi utilizado o comando HELIX com os dados pretendidos e o comando ROTATE para rodar a espiral no sentido pretendido.






De seguida, utilizámos os comandos LIST para descobrir o comprimento da espiral, UCS para mudar os eixos de lugar e LINE para gerar uma linha a partir do último ponto da espiral, medindo o comprimento da linha com o comando LIST.

Também foi utilizado o comando XLINE para criar uma linha horizontal no final superior da espiral.








Foi utilizado o comando CIRCLE para criar uma circunferencia com base na linha criada anteriormente, sendo esta o seu raio.

E foi gerada outra linha com o comando LINE que une o centro da circunferencia e a interseção da circunferencia com a XLINE.






Com o comando MOVE, movemos a linha criada no passo anterior para o centro da circunferencia.




Utilizando os comandos TRIM e ERASE apagámos os elementos meramente auxiliares e metade da linha movida anteriormente.

Com o comando COPY esta metade foi copiada para o outro final da espiral.






Com o UCS no final da linha inferior, criámos uma circunferencia com o comando CIRCLE, que posteriormente foi copiada para o final da outra linha superior.






Utilizando o comando EXTRUDE foram geradas estruturas com a expessura das circunferencias e com o sentido e comprimento das linhas, incluindo a espiral.








Com o comando SUBTRACT removemos as estruturas geradas com o comando anterior deixando apenas a sua forma vazia no cubo.








Criação de um novo ficheiro no Autocad com o nome de T0 .

Descarregamento do link disponibilizado pelo professor T0 .

Com o link descarregado e colocado no ficheiro de Autocad foi possível gerar um T0.








Conforme os diferentes valores colocados no comando T0 são gerados T0 com dimensões diferentes.




Com o comando SCALE foi ajustada a escala de um T0.




Guardámos o ficheiro em Autocad com o nome de T0_max .

Na aplicação 3ds Max 2021, instalada numa das aulas anteriores importámos o ficheiro T0_max de Autocad.





Guardámos este ficheiro o nome de t0_max .



Aula 18


Abertura do documento guardado em 3ds Max 2021, na aula anterior com o nome de t0_max .




Mudança nas configurações de DEFAULTS SWITCHER para MAX LEGACY.




Colocação de uma CAMARA manualmente e ajuste da mesma.









Clicando na tecla M do teclado é aberta uma nova janela de configurações sobre materiais, cores e texturas.

Neste janela, colocámos o mesmo padrão - Standard (Legacy) - nas seis primeiras opções.







De seguida, através do BITMAP, colocámos na primeira opção um padrão xadrez descarregado do Google.








Selecionando a laje do pavimento foi colocado o padrão xadrez das opções configuradas anteriormente.

Depois do ajuste de algumas configurações da laje defenida, torna-se possével mover e dimensionar o padrão xadrez colocado como pavimento.





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