MIA2C 
		
         Sistemas de Representação Digital em Arquitetura 
		  Professor Luís Romão 
		 
		 2023/2024
    
	
         Sara Botelho 
		
		 Aula 17 
		
		
	
		Recriação do BCUBO iniciado no final na aula anterior.
		
	
		
	    Para tal, criámos um novo ficheiro no Autocad com o nome de  bcubo_2 .
		
		
		Partindo dos comandos introduzidos na aula anterior, criámos um cubo e uma espiral, com o comando UCSDETECT em 0.
		
        
		Foi utilizado o comando HELIX com os dados pretendidos e o comando ROTATE para rodar a espiral no sentido pretendido.
		
        
		
		
		
		
		
		
		
		De seguida, utilizámos os comandos LIST para descobrir o comprimento da espiral, UCS para mudar os eixos de lugar e LINE para gerar uma linha a partir do último ponto da espiral, medindo o comprimento da linha com o comando LIST.
		
		
		Também foi utilizado o comando XLINE para criar uma linha horizontal no final superior da espiral.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Foi utilizado o comando CIRCLE para criar uma circunferencia com base na linha criada anteriormente, sendo esta o seu raio.
		
		
		E foi gerada outra linha com o comando LINE que une o centro da circunferencia e a interseção da circunferencia com a XLINE.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Com o comando MOVE, movemos a linha criada no passo anterior para o centro da circunferencia. 
		
		
		
		
		
		
		Utilizando os comandos TRIM e ERASE apagámos os elementos meramente auxiliares e metade da linha movida anteriormente.
		
		
		Com o comando COPY esta metade foi copiada para o outro final da espiral.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Com o UCS no final da linha inferior, criámos uma circunferencia com o comando CIRCLE, que posteriormente foi copiada para o final da outra linha superior.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Utilizando o comando EXTRUDE foram geradas estruturas com a expessura das circunferencias e com o sentido e comprimento das linhas, incluindo a espiral.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
	    Com o comando SUBTRACT removemos as estruturas geradas com o comando anterior deixando apenas a sua forma vazia no cubo. 
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Criação de um novo ficheiro no Autocad com o nome de  T0 .
		
		
		Descarregamento do link disponibilizado pelo professor  T0 .
		
		
		Com o link descarregado e colocado no ficheiro de Autocad foi possível gerar um T0.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Conforme os diferentes valores colocados no comando T0 são gerados T0 com dimensões diferentes.
		
		
		
		
		
		
		Com o comando SCALE foi ajustada a escala de um T0.
		
		
		
		
		
		
		Guardámos o ficheiro em Autocad com o nome de  T0_max .
		
		
		Na aplicação 3ds Max 2021, instalada numa das aulas anteriores importámos o ficheiro  T0_max  de Autocad.
		
		
		
		
		
		
		
		Guardámos este ficheiro o nome de  t0_max .
		
		
		
		
		 Aula 18 
		
		Abertura do documento guardado em 3ds Max 2021, na aula anterior com o nome de  t0_max  .
		
		
		
		
		
		
		Mudança nas configurações de DEFAULTS SWITCHER para MAX LEGACY.
		
		
		
		
		
		
		Colocação de uma CAMARA manualmente e ajuste da mesma.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Clicando na tecla M do teclado é aberta uma nova janela de configurações sobre materiais, cores e texturas.
		
		
		Neste janela, colocámos o mesmo padrão - Standard (Legacy) - nas seis primeiras opções.
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		De seguida, através do BITMAP, colocámos na primeira opção um padrão xadrez descarregado do Google.
		
		
	    
		
		
		
		
		
		
		
		
		
		Selecionando a laje do pavimento foi colocado o padrão xadrez das opções configuradas anteriormente.
		
		
		Depois do ajuste de algumas configurações da laje defenida, torna-se possével mover e dimensionar o padrão xadrez colocado como pavimento.