Sumários da Unidade Curricular, que faz parte do Mestrado Integrado de Arquitetura, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Aula de apresentação. Apresentação da Unidade Curricular, introdução ao HTML e editor.
Conceito de Internet, comunicação por pacotes,
endereços IP de computador. Hipertexto e Hiperlink.
Tim Berner's Lee e a World Wide Web. Protocolo HTTP e linguagem HTML. Template da página de aluno. Edição e carregamento para o servidor (FTP)
Criação de estilo externo CSS3 - link para o estilo externo no "head" do HTML.
Linguagem CSS: Seletores (declaração: propriedades e valores).
Algumas propriedades básicas: color, background-color.
Personalizar seletores com Id e Class.
Box model: conteúdo, padding, border, margin.
Elementos "block" e "inline". Elementos HTML não-semânticos (Div e span).
Acompanhamento de utilização prática de VSCode para editar CSS.
Utilização de software FTP (Filezilla Client) para copiar ficheiros para área pessoal de servidor web.
Introdução ao desenho de ilustração vetorial (Inkscape). Criação de linhas, polígonos. Propriedades traço/enchimento (stroke/fill).
Edição de "nós": nós retos, suavizados, simétricos. Visibilidade e ordem de sobreposição (ordem relativa).
Desenho de ilustração vetorial (Inkscape).
Propriedades traço/enchimento. Efeitos degradê, transparência e "blur".
Exemplo de simulação de sombras. Colar/descolar/adicionar nós.
Edição Vectorial:
Caminhos(path): agregar/desagregar, operações booleanas.
Importar imagens. Recorte de imagens (clip) com polígonos. Texto>Object tp Path>Split path
Introdução ao Desenho Técnico 2D. Autocad: menus, barras de ferramentas, painéis, views (top, perspective, front, right).
Linha de comando, opções (osnap, ortho, dinamic input, grid, snap to grid).
Desenho de entidades básicas: Point, Line, Circle, Arc, Polyline, Ellipse, Polygon, rectangle.
Desenhar com Object Snap e pontos notáveis da geometria: end, mid, cen, int, perp, tan, quad. Shift+RightClick para fazer Snap com settings específicos.
Select window/crossing. Divide, Ptype, Orthogonal(F8), zoom extents, zoom previous.
Desenho Técnico 2D. Desenhar com Coordenadas Cartesianas absolutas (x,y,z) e relativas (@x, y, z ).
Desenhar com Coordenadas Polares/angulares absolutas e relativas. Exemplo e 3D. Osnap tracking: apparent intersection, extension, parallel.
Introdução ao Trabalho 1.
Site do Gerador de Imagens IA: Crayon
CAD:
Comandos de Edição:
- Offset, Trim, Extend, Fillet
- Move, Rotate e Scale
- Mirror
- Align
- Layers
- Inserção de imagens (ImageAttach)
- Escalar imagem
- Vectorizar imagem, corrigindo medidas
- Chamfer, Mirror.
Exercícios de treino de desenho (exercícios para treinar o uso de CAD 2D)
Comandos de Edição:
- Array Retangular e Polar
- Mirror, Pedit (opções Fitcurve, Spline e Decurve)
Criação e Edição de Layers (On/Off, Freeze/Thaw, Lock/Unlock, Print, Color).
Criação de Layouts para impressão.
Configuração de unidades de layout, impressora (Autocad PDF), formato da folha de papel, e escala de impressão global (1 unit do modelo para 1000mm no Paper/Layout).
Criação de janela "Modelview" (comando MV) para cada desenho e configurar escala do desenho com (zoom 1/50xp).
Esconder "Mview" na impressão (criar layer "Mviews" e desligar antes de imprimir).
Propriedades de entidades:
- Color, Linetype, Linewidth, Layer (propriedade Bylayer).
Estrutura de layers para projeto de arquitetura: planta (por piso), alçado, corte, auxiliar.
Propriedades de Objetos: Cor. Layer. Linetype. Line Width.
Plot Style Tables para converter cor em espessura de traço.
Propriedade Bylayer e estratégias de utilização de layers.
Organização de desenho de projetos de arquitetura.
Comando "View" para gravar posições de UCS e lista de layers para cada um dos desenhos (plantas, alçados,cortes)
Revisão da criação de UCS e Gestão de UCS (Ucsman). Criação e Gestão de "View": guarda o UCS ativo, posição do ecrã e setup das layers. Processo: ucs;z;ângulo - plan (dois enters) - Ucsman; "nome a gravar" - View; "nome a gravar". Fazer o mesmo para cada um dos desenhos. Estratégia de utilização com projeto de arquitetura. Exercícios.
Instalação e licenças Rhinoceros3D.
Introdução ao interface.
Painéis (layers e propriedades), toolbars, osnap, layers e propriedades. "Gumball".
Configuração de Viewports.
Inserção de imagens com "Picture". Comando "Orient" (equivalente ao "align" do autocad) para mover/rodar/escalar objectos (exercício de aplicação a imagem).
Configuração nas layers da cor de visualização, cor de impressão e espessura de impressão.
Unidades do desenho: Com comando "units" validar se a escala está em metros e precisão em 0.001
Unidades e tolerância.
AutoSave e backup.
Isocurvas.
CPlane (construction plane).
Criar Cplane por "surface"
Layers/sublayers - Display color/Material.Box (caixa em 3D),Trim, Split, ExtrudeCrv, Cap (cria tampa em objeto extrudido que tenha buraco aberto).
Operação booleana: Difference.Exercício prático de modelar edifício em 3D, a partir de desenhos 2D.
Seleção sub-objectos: Ctrl+Shift (arestas e faces). Mover, apagar, extrudir.
Modelação 3D em Rhino: Criação de entidades.
Comandos: Line, Lines, Explode, Join, Rectangle, SrfPt (superficie 4 pontos), open/closed polysurface, Box, isocurves (linhas interiores das superficies nurbs),
ExtractSrf (extract surface), Visibilidade de objectos (Hide, Show, Isolate, HideSwap), seleção de subobjeto (Ctrl+Shift+Click), Click+Ctrl+Arrastar Eixo (extrude essa face), ALt+Click+Arrastar Eixo (copia essa face).
Operações Booleanas: Union, Difference, Intersection, Split (curves/surfaces/polysurfaces).
"Mergeallcoplanarfaces" para limpar arestas nas poysurfaces.
Editar curvas e superfícies (Join, Explode, Trim, Split, Untrim)
Discussão de estratégias de modelação do Trabalho 2 (modelar imagem criada com IA).
Dividir superfícies existentes, criando novas arestas (desenhando linhas no momento ou selecionando linhas/curvas pré-existentes): Splitface.
SolidPtOn (visualizar vértices dos solidos para poder editar).
Ativar automaticamente "Cplane" alinhado com objecto , na seleção de objecto (ou de sub-objeto com CTRL+SHift): AutoAlignCplane enabled=yes (fazer "disable" quando não se quiser ativo!).
Projetar linhas/curvas e pontos em superfícies/sólidos existentes: Project.
Extrair linhas de contorno de superfícies: Dupborder
Criar sólidos ocos ou por "offset": Shell e OffsetSrf
Guardar Cplanes: Painel "Named CPlanes"
Guardar posições de Cplane e de ecrã: Painel "Named Views"
CreateSolid.
Controlar ordem de visualização de objectos: Menu Edit>Arrange>Bring forward (mais opções no menu).
Discutir Esquiços de propostas 3D de interpretação da imagem de IA.
CreateSolid.
Controlar ordem de visualização de objectos: Menu Edit>Arrange>Bring forward (mais opções no menu).
Cópia múltiplas de objetos: Array (linear em coluna e linha), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (linear numa só direção) , ArrayCrv (ao longo de uma curva pré-existente).
Buracos: CreateHole, MoveHole, RotateHole
Criação de superfícies por rotação (Revolve), por aresta (Edgesrf), por perfis (Loft), por "arrastamento" (Sweep1 e Sweep 2)
Criação de Layouts.
"Detail" e definição de escalas de desenho.
Desenho de Folha/legenda técnica a partir de template.
Edição da legenda. Extração de desenhos 2D a partir do Modelo 3D: Make2D (Top, Right. Perspective, Parallel) por View.
Criação de Desenhos automáticos a partir de planos de corte (clipping plane).
Acompanhamento do trabalho prático de modelação.
Apresentação: Workflow de Rendering
Arquitetura; Design do interior (ambiência); Iluminação; Câmara; Pós-processamento
Rendering: Introdução à iluminação Natural e Artificial.
Acompanhamento do trabalho
O triângulo da exposição: ISO-Abertura-Velocidade.
Conceitos básicos de configuração de máquina fotográfica, para compreensão das configurações de render.
Registo de Entregas até à data (web, trabalho 1 e trabalho 2).
Configurar Luz e inserir luzes.
Twinmotion: Criar imagens e vídeos.
Imagens: configurar ambiente, câmara, Render e Fx.
Frames para animação.
Vídeos em time lapse (passagem de dia para noite por exemplo).
Colocar automaticamente elementos de paisagem e pessoas/veículos (Populate>Place: Paint/Scatter/Spacing/Area; Populate>Paths: Character/Bycicle/Vehicle/Custom).
Importar automaticamente modelação de Contexto (envolvente construída para o edifício): Disponível em "Populate">Urban.
Importar Contexto no Twinmotion
Criar Imagens no painel "Media": carregar no botão "+" para guardar a posição atual da câmera, e a configuração atual de ambiente (dia/hora, Primavera/Inverno, e "weather").
Criar video no painel "Media": carregar no botão "+" para criar um novo vídeo. Dentro do vídeo, criar posições da câmara (key frames).
Criar luzes no Rhino/Twinmotion.
Simular luz com material (configurar no material o painel "emissive" colocando um valor de intesindade à volta de 60/70 como ponto de partida e cor branca).
Depois colocar o "spotlight" ou outro tipo de luz perto da superficie do material simulado.
Alternativa ao "Directsync", se estiver com problemas: Exportar no plugin Datasmith como "Export3D View", sempre para o mesmo ficheiro, com o mesmo nome e na mesma pasta - depois no Twinmotion fazer Import>Geometry (em vez do direct sync).
Registo de Entregas até ao dia 09-12-2024.
Fazer melhorias no site e no trabalho para entrega.
Trabalho 1: Pavilhão de Exposição - CAD 2D e Ilustração.
Trabalho 2: Pavilhão de exposição - Modelação 3D e Extração de Vistas 2D
Trabalho 3: