Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa Universidade de Lisboa
Inês Pereira
20221298
Turma 2D
2024/2015
1º Semestre
Apresentação do docente e da Unidade Curricular: Programa da Unidade, objetivos e conteúdos; mostra de exemplos de trabalhos de anos anteriores, relacionados com a Unidade Curricular; método de avaliação.
Nesta aula foi fornecido um PDF sobre o conceito de hipertexto e a sua história, e a diferença entre HTML e CSS.
Introdução das principais "tags" para a criação da nossa página, e a sua estrutura, com recurso ao editor Visual Studio Code.
Continuação da criação da nossa página: separação entre as instruções e estilo, o uso das divisões e identificaçõs, entre outras tags.
Teoria: a Internet e a World Wide Web, e a Introdução ao CSS e FTP (ambos PDF's).
Template básico dado como exemplo para a página de aluno.
Criação do estilo da página com recurso a CSS3. Personalização da cor e dos elementos, como o block e o inline.
Explicação de como copiar os nossos ficheiros por FTP, usando o Filezilla Client, e ainda uma intodução ao programa Inkscape.
Ilustração vetorial: utilização do Inkscape. A edição do preenchimento e do traço, e exemplo de diversos efeitos, como o degradê e a transparência.
Continuação da aula anterior no Inkscape, com a introdução dos caminhos, operações booleanas, diferentes formas de importação de imagens e corte de objetos, e o uso das linhas guias. .
Autocad: princípos de navegação. Desenho de formas geométricas simples; utilização do Snap e como o configurar para pontos específicos; comandos básicos.
Construção de desenhos utilizando coordenadas: coordenadas absolutas, relativas e polares. O Osnap Tracking e novos comandos de edição: Offset, Trim, Extend, Fillet, entre outros.
Apresentação do primeiro trabalho a ser entregue, com o enunciado e opções de sites de inteligência artificial para a criação de imagens.
Realização de exercícios 2D no AutoCad. Inrodução de novos comandos:Rotate, Align, Array rectangular e polar, e também Pedit, com Spline, Fitcurve e Decurve.
Como inserir a nossa imagem e usar o scale.Utilização das layers, incluindo a sua organização e que camadas desligar ou congelar. Começo da criação do layout para a primeira entrega.
Camadas num projeto de arquitetura: A planta, alçado e corte.
Layouts no CAD para impressão:Escolher unidades, impressora, formato, escala e cores no Page Setup. Criação de MViews, com Zoom ao centro e a escala correta, e como as esconder na impressão.
Exemplo de criação do poster para entrega: importar a planta, sem alterar a escala, e colorir à escolha. Como usar o site Lipsum.com para gerar um parágrafo de texto.
Desenho de arquitetura no CAD: camadas para cada desenho, hierarquias e sobreposições das plantas, além das camadas auxiliares e de imagens.
Linhas na impressão: cor, espessura e tipo. Estratégias nas layers e uso do preview para visualização do produto final.
Aula de compensação.
Criação e gestão de Ucsman e View, e a estratégia a usar num projeto.
O Rhinoceros3D: instalação do programa e a sua navegação básica: painéis, camadas, Viewports, o Osnap e Gumball. Alguns comandos essenciais: Units, Picture e Orient.
Intrudução do Twinmotion, com a instalação do programa e o plugin no Rhinoceros3D.
Começo da modelação no Rhino a partir de desenho 2D. Cplane e as superfícies. Uso dos comandos de Box, Trim, Split, Extrude e Cap.
Continuação de modelacão, com os comandos:Rectangle e SrfPt; Polysurface; Isocurves; visualização com Hide; Show; Isolate e HideSwap. Seleções de subobjetos e operações booleanas: Union, Difference, Intersection e Split, e edição com Join, Explode, Trim, Split.
Comandos de cópia: Array; . Outros comandos introduzidos:
Acompanhamento do desenvolvimento do trabalho, através da discussão dos esquissos para a modelação 3D.
Realização de tuturiais do Rhino:
Introdução e revisão de comandos.
Visualização de objetos: Arrange. Cópia de objetos: Array; ArrayPolar; ArrayLinear; ArrayCrv.CreateHole, MoveHole, RotateHole.Revolve, Edgesrf e Loft; Sweep1 e 2.
Layouts no Rhino: definição de escalas; organização da folha para impressão e a legenda técnica.
Extração de desenhos 2D a partir do modelo: alçados.
Extração de desenhos 2D a partir do modelo: cortes (utilizando o Clipping Plane).
Desenvolvimento do trabalho em aula e esclarecimento de dúvidas.
Trabalho no Twinmotion: navegação e janelas. Modo pedestre ou de drone; posição dos objetos no x, y, z.
Como utilizar e sincronizar o plugin com o Rhino.
Conceito de linhas normais e a sua relação com a luz.
Escolha de materiais e o seu mapeamento.
Trabalho em Twinmotion. Como aplicar e editar materiais. Vertente teórica: apresentação sobre materiais.
PDF sobre a aplicação da iluminação, tanto natural como artificial, na renderização, e acompanhamento do processo.
Conceito de camara e lentes (PDF): ., e configuração da câmara no Twinmotion. Acompanhamento do trabalho.
Inserir e editar luzes (também a global); o Ambiente à volta do objeto, e o Path Tracing.
Criação de imagens e vídeos
Contexto à volta do objeto: importação de área à nossa escolha e inserção de outros elementos.
Continuação da criação de imagens e vídeos no separador Media.
Ajustes na câmara. Continuação do trabalho para entrega final.
Realização de aferição dos conhecimentos adquiridos durante o semestre: Exercício no Rhino e Twinmotion.