Primeira Aula - Representação Digital: Do 2D ao 3D
A aula iniciou com a limpeza do ambiente de trabalho através do comando LAYDEL para deletar layers desnecessários do layout. Posteriormente, focámo-nos na construção de sólidos platónicos, começando pela criação de um cubo, seguido de um tetraedro e finalmente um octaedro.
O processo envolveu a manipulação do sistema de coordenadas através do UCS para alterar os eixos de trabalho, e o comando ROTATE para rodar os objetos conforme necessário. Utilizámos 3DPOLY para criar polilinhas tridimensionais que definiram as arestas dos sólidos.
O comando REGION foi aplicado para converter as faces 2D em superfícies sólidas preenchidas. Para unir as diversas faces e gerar os sólidos tridimensionais finais, recorremos ao SURFSCULPT, auxiliado por LINE, CIRCLE e ROTATE, permitindo a transição metodológica de geometrias bidimensionais para formas tridimensionais complexas.
A metodologia demonstrou como construir sólidos platónicos partindo sempre de faces planas 2D até alcançar a volumetria 3D completa.