Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mestrado Integrado em Arquitetura 2B


Representação Digital

Professor Luís Romão
2023/2024

Eva Marcelino

Aula 13



Início do exercício dos sólidos platônicos.


-Criação das layers de trabalho, cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro, isocaedro.





Layer do cubo- começámos com ucs world, eixo x,y,z, normais e depois fomos alterando de acordo com a nossa necessidade para colocar as peças verticais ou no topo. Foi quase como montar um origami mas digitalmente e em 3 dimensões. Ficando no fimal com um cubo em 3d. Congelámos a layer do quadrado e colocámos a do tetraedro como layer de trabalho.



Layer do tetraedro- Foi o mesmo esquema que o do cubo, mas desta vez servimo-nos de circunferências auxiliares com um ucs diferente do normal, aprendemos um novo comando, 3dpoly, o que fez com que levantássemos um dos triângulos, e aprendemos também outro comando novo chamado arrayclassic, que multiplicou o triangulo em volta de um ponto, criando assim a figura do tetraedro, depois usámos também o surfsculpt para tornar uma só figura homogénea.



Layer do Octaedro- Esta figura foi construída com o mesmo princípio da do tetraedro, ucs normal, depois alteramos para poder desenhar as circunferências auxiliares, desenhámos as laterais da figura, usamos o comando mirror e desenhámos o outro lado da figura. E no final de cada figura usámos o surfsculpt para as unificar, fazendo com que quando clicássemos nela, ela fosse uma só figura.







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