Mestrado Integrado em Arquitetura 2B
Representação Digital
Professor Luís Romão
2023/2024
Eva Marcelino
Aula 13
Início do exercício dos sólidos platônicos.
-Criação das layers de trabalho, cubo, tetraedro, octaedro, dodecaedro, isocaedro.
Layer do cubo- começámos com ucs world, eixo x,y,z, normais e depois fomos alterando de acordo com a nossa necessidade para colocar as peças verticais ou no topo.
Foi quase como montar um origami mas digitalmente e em 3 dimensões. Ficando no fimal com um cubo em 3d.
Congelámos a layer do quadrado e colocámos a do tetraedro como layer de trabalho.
Layer do tetraedro- Foi o mesmo esquema que o do cubo, mas desta vez servimo-nos de circunferências auxiliares com um ucs diferente do normal, aprendemos um novo comando,
3dpoly, o que fez com que levantássemos um dos triângulos, e aprendemos também outro comando novo chamado arrayclassic, que multiplicou o triangulo em volta de um ponto,
criando assim a figura do tetraedro, depois usámos também o surfsculpt para tornar uma só figura homogénea.
Layer do Octaedro- Esta figura foi construída com o mesmo princípio da do tetraedro, ucs normal, depois alteramos para poder desenhar as
circunferências auxiliares, desenhámos as laterais da figura, usamos o comando mirror e desenhámos o
outro lado da figura. E no final de cada figura usámos o surfsculpt para as unificar, fazendo com que quando clicássemos nela, ela fosse uma só figura.