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Bruna Filipa Gonçalves Bernardes

Unidade Curricular: Representação Digital

Diário Semanal

Semana 1

Aula 1:

Apresentação da Desciplina de Representação Digital.

Aula 2:

Intrudução ao HTML, exercicio no Visual Sudio Code.

print da primeira aula

Semana 2

Aula 3:

Criação da pagina do aluno atravez de programação em html, atrvez do software Visual Studio Code.

print da pagina do aluno

Aula 4:

Difrenciação entre imagens Raster (imagens compostas por pixels, que embora tenham imensas vantagens na area da fotografia, tendem a perder qualidade quando aumentadas de dimensão) e Vector (imagens criadas com o auxilio de equações matemáticas para definir formas, o que permite escalá-las a qualquer tamanho sem perda de nitidez, sendo ideais para logótipos, ilustrações e desenhos técnicos). Apresentação breve do sofware Rhino.

Ilustração que difrência uma imagem raster de uma imagem vector

Semana 3

Aula 5:

Iniciação aos comando basicos do Rhino. Exercicio pratico, onde somos apresentados às variadas viewports e à contrução de alguns solidos onde aplicamos texturas.

 Print do exercicio realizado na sala de aula

Aula 6:

Apredizagem dos comandos: Mirror (espelha elementos em torno de um ponto ou linha); Trim (corta e exclui partes selecionadas de um objeto na intersecção com outro objeto); Extend (Um comando que alonga ou encurta linhas); Fillet (Junta duas linhas ou cria chanfros); Explode (Explode blocos em elementos isolados); Join (junta elementos separados num só bloco); Offset (cria linhas e curvas paralelas); Copy (Copia elementos); Rotate (Roda elementos); Scale (aumenta e diminui elemntos); Orient (é um comando que mistura as funcionalides do Rotate, Scale e o Copy, em função de uma medida especifica)

 exemplo de exercicio onde usamos o mirror exemplo de exercicio onde aplicamos o Orient

Semana 4

Aula 7:

Inserção e manipulação de imagens Raster, atravez do comando Picture. Utilização de sistemas de coordenadas personalizados e camadas (layers) para a organização e representação adequada de elementos arquitetónicos, nomeadamente plantas e vistas laterais.

Print da imagem em fase de escalagem

Aula 8:

Inserção das restastes imagens (alçados). Utilização de personalização de sistema de coordenadas (CPLANE e Named Views) que permitem que tenhamos varios pontos de vista de um mesmo projeto, facilitando o desenho do mesmo.

 Print ilustrativo do sistema de vistas

Semana 5

Aula 9:

Aprendizagem da criação de Layouts de impresão, com controlo de escala.

Print do Layout de impresão

Aula 10:

Aula teorica a repeito da representação em 3D, e as suas aplicações em determinados sectores.

ilustração retirada da apresentação

Semana 5

Aula 11:

Criação de Solidos, com o auxilio dos comandos: Extrude e Edição de Curvas.

Print dos exercicios da aula

Aula 12:

Exercios prarticos de edições de curvas e formas 3D, atravez dos comandos: Revolve; Rail Revolve; Sweep1; Sweep2 e Loft.

Print do Exercicio com o comando Rail Revolve

Semana 6

Aula 13

Inserção e edição de blocos, e aprendizagem do comando Make 2D, que estrai vistas 2d de um objeto 3D.

 Imagem ilustrativa da aplicação de um bloco de janelas

Aula 14

Aprendizagem da aplicação e edição de Cotagens e de Hatchs.

Exercicio pratico de aplicação de cotagensExercicio pratico de aplicação de Hatchs

Semana 7

Aula 15

Revisões de Comandos e dos processo necesarios para o teste prático.

Aula 16

Realização de um Teste prático, onde aplicamos os comando aprendidos até ao momento.

Folha 1 para descarregar

Folha 2 para descarregar

Ficheiro 3dm para descarregar