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Bruna Filipa Gonçalves Bernardes

Unidade Curricular: Representação Digital

Diário Semanal

Semana 1

Aula 1:

Apresentação da Desciplina de Representação Digital.

Aula 2:

Intrudução ao HTML, exercicio no Visual Sudio Code.

print da primeira aula

Semana 2

Aula 3:

Criação da pagina do aluno atravez de programação em html, atrvez do software Visual Studio Code.

print da pagina do aluno

Aula 4:

Difrenciação entre imagens Raster (imagens compostas por pixels, que embora tenham imensas vantagens na area da fotografia, tendem a perder qualidade quando aumentadas de dimensão) e Vector (imagens criadas com o auxilio de equações matemáticas para definir formas, o que permite escalá-las a qualquer tamanho sem perda de nitidez, sendo ideais para logótipos, ilustrações e desenhos técnicos). Apresentação breve do sofware Rhino.

Ilustração que difrência uma imagem raster de uma imagem vector

Semana 3

Aula 5:

Iniciação aos comando basicos do Rhino. Exercicio pratico, onde somos apresentados às variadas viewports e à contrução de alguns solidos onde aplicamos texturas.

 Print do exercicio realizado na sala de aula

Aula 6:

Apredizagem dos comandos: Mirror (espelha elementos em torno de um ponto ou linha); Trim (corta e exclui partes selecionadas de um objeto na intersecção com outro objeto); Extend (Um comando que alonga ou encurta linhas); Fillet (Junta duas linhas ou cria chanfros); Explode (Explode blocos em elementos isolados); Join (junta elementos separados num só bloco); Offset (cria linhas e curvas paralelas); Copy (Copia elementos); Rotate (Roda elementos); Scale (aumenta e diminui elemntos); Orient (é um comando que mistura as funcionalides do Rotate, Scale e o Copy, em função de uma medida especifica)

 exemplo de exercicio onde usamos o mirror exemplo de exercicio onde aplicamos o Orient

Semana 4

Aula 7:

Inserção e manipulação de imagens Raster, atravez do comando Picture. Utilização de sistemas de coordenadas personalizados e camadas (layers) para a organização e representação adequada de elementos arquitetónicos, nomeadamente plantas e vistas laterais.

Print da imagem em fase de escalagem

Aula 8:

Inserção das restastes imagens (alçados). Utilização de personalização de sistema de coordenadas (CPLANE e Named Views) que permitem que tenhamos varios pontos de vista de um mesmo projeto, facilitando o desenho do mesmo.

 Print ilustrativo do sistema de vistas

Semana 5

Aula 9:

Aprendizagem da criação de Layouts de impresão, com controlo de escala.

Print do Layout de impresão

Aula 10:

Aula teorica a repeito da representação em 3D, e as suas aplicações em determinados sectores.

ilustração retirada da apresentação

Semana 5

Aula 11:

Criação de Solidos, com o auxilio dos comandos: Extrude e Edição de Curvas.

Print dos exercicios da aula

Aula 12:

Exercios prarticos de edições de curvas e formas 3D, atravez dos comandos: Revolve; Rail Revolve; Sweep1; Sweep2 e Loft.

Print do Exercicio com o comando Rail Revolve

Semana 6

Aula 13

Inserção e edição de blocos, e aprendizagem do comando Make 2D, que estrai vistas 2d de um objeto 3D.

 Imagem ilustrativa da aplicação de um bloco de janelas

Aula 14

Aprendizagem da aplicação e edição de Cotagens e de Hatchs.

Exercicio pratico de aplicação de cotagensExercicio pratico de aplicação de Hatchs

Semana 7

Aula 15

Revisões de Comandos e dos processo necesarios para o teste prático.

Aula 16

Realização de um Teste prático, onde aplicamos os comando aprendidos até ao momento.

Folha 1 para descarregar

Folha 2 para descarregar

Ficheiro 3dm para descarregar

Semana 7

Aula 17

Modelação de um terreno em 3D apartir de uma planta, colocação de uma casa previamente construida e construção de uma piscina.

Print do exercicio realizado em sala de aula

Aula 18

Intrudução ao Twinmotion e a alguns dos seus comandos básicos.

Semana 8

Aula 19

Apresentação de um PowerPoint sobre Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitetura.

print do powerpoint

Aula 20

Modelação livre de terreno e aplicação de relva e elementos e de outros elementos vegetais no Twinmotion.

 Print do exercicio detalhe da relva 3d

Semana 9

Aula 21

Aplicação de luzes no Twinmotion.

print da aplicação de um luz exterior

Aula 22

Intrudução ao Midea Mode e às suas funções dentro do Twinmotion.

print das imagns do midea mode

Semana 10

Aula 23

Aula teorica sobre a criação de materiais de raiz, e sobre as defenições de cameras.

print tirado de um dos videos de tutorial fornecidos pelo professor

Aula 24

Revisões das aulas passadas.

exercicio onde aplicamos os conhecimentos das aulas anteriores

Semana 11

Aula 25

Aula teorica sobre a respeito da utilização de Grasshopper e as suas vantagens na profição de arquiteto.

print tirado de um dos videos de tutorial fornecidos pelo professor

Aula 26

Breve intrudução à impresão 3D e comandos basicos do programa Bambu Studio.

Imagem ilustrativa do programa

Semana 12

Aula 27

Teste.

Aula 28