Aula IX - 23/11/23

Temas Lecionados

Introdução ao 3DS Max: imagem HDRI; edição e criação de materiais; iluminação; início de uma animação.
Exercícios resolvidos: Ex. I - Criar uma Paraboloide hiperbólica de cobre com um fundo realista. Ex. II - Começo de uma animação. Para download do ficheiro MAX, clique nas imagens.
Exercício I: Importar o ficheiro DWG de uma paraboloide hiperbólica (ex. XV - aula VII). para o 3DS Max; Importar uma imagem HDRI para criar um fundo realista e alterar a sua exposição; Criar uma physical camera e alterar o focal length da câmera Objetivo: na imagem o objetivo parece mais afastado da câmera; Criar um plano em baixo do objeto e definir-lhe um material para torná-lo invisível - Objetivo: sombra do objeto ser visível; Definir um material ao objeto - Objetivo: Dar aspeto metálico (cobre) ao objeto - conseguido a partir de dois processos diferentes: alterar cor e definições (roughness e IOR) de uma standard surface ou alterar definições (metalness) de uma standard surface; Criar plano vertical em frente do objeto - definir-lhe o material vidro (transparente mas também fosco); Multiplicar esse plano de vidro mais duas vezes em frente -luz não atravessa todos os vidros - ao renderizar, os planos de vidro aparecem a escuro; Alterar definições do Arnold Render - Objetivo: luz atravessar várias superficies sobrepostas, permite que os planos fiquem com aparência de vidro e mostrem o objeto atrás; Definir de novo um material ao objeto - Objetivo: Dar aspeto metálico ao objeto - conseguido a partir de outro processo: usar um physical material e usar o finish de copper Mover um dos vidros para trás do objeto e alterar definições HDRI environment - Objetivo: criar reflexo do objeto no vidro.
Começo exercício II: Fazer loft a partir de um retângulo e linha Objetivo: Criar um objeto 3D; Set key na frame 80 e deformar objeto.
ex1_3ds_max ex2_3ds_max