Aula XII - 14/12/23

Temas Lecionados

Continuação - programa 3DS Max. Iluminação noturna.Iluminação de dia. Edição e criação de materiais. Preparação ficheiro para impressão 3D.
Exercícios resolvidos: Ex. IV - Preparação do ficheiro para impressão 3D do projeto. Ex. V - Continuação do desenvolvimento de um render exterior de noite com luz artificial. Ex. VI - Começo do desenvolvimento de um render exterior de dia Para download dos ficheiros MAX, clique nas imagens.
Exercício IV: No ficheiro CAD do projeto em 3D, alterar as unidades para "unitless"; "Scale" do objeto com factor 5 - para ficar à escala 1:200 - Objetivo: Diminuir o objeto para dimensões que caibam na impressora 3D (180x140x110 mm) Colocar o objeto todo na layer 0; "zoom extend" - Objetivo: verificar se existe linhas a mais em volta do projeto; "purge" todas as layers menos a layer 0 (onde se encontra o objeto) "Union" - Objetivo: Unir todos os sólidos e superfícíes *como usei operações boleanas não foi possível executar o comando*; Exportar ficheiro em formato STL; Abrir 3DS MAX e alterar unidades para milimetros - Objetivo: Verificar número de erros; Abrir ficheiro STL no 3DX MAX; Selecionar objeto - "modifier list" - "STL check" - resultado = 31 erros Importar de novo o ficheiro e alterar intervalo de "weld treshold" para um número mais pequeno - de 0,01 para 0,0001 - Objetivo: Diminuir o número de erros; De novo: Selecionar objeto - "modifier list" - "STL check" - resultado = 24 erros Exportar ficheiro STL e substituir o ficheiro STL do CAD; Reabrir no CAD e retficar erros até "STL check" = 0 - Objetivo: Imprimir numa impressora em 3D, o que exige 0 erros.
Exercício V: Criar uma "fisical camera" e colocá-la no exterior; Criar várias "box" no interior do edifício paralelas de uma entrada de luz; Criar uma luz "arnold" tipo "mesh" e colocá-la em qualquer sítio; Selecionar as "box" - "collapse" - "boolean" - "collapse selected" - Objetivo: unir as boxes; Converter as boxes em "editable poly"; Download script - "randommatids.mse" "run script" no 3DS MAX - alterar número de IDS para o número de boxes, des-selecionar "create multimaterials" - "by element" - "go random"; "set ID" - cada box tem que ter um número diferente -ex: 1, 2, 3 Em "material editor" - arrastar "material ID" e " 1 of (N) Color"; Unir "index" de ambos os materiais; Alterar cores dos "inputs"; Ligar material à "texture" da luz "mesh"; Associar a mesh às boxes - Objetivo: As boxes criarem luzes de cores diferentes; Ajustar a exposição da câmera e a intensidade e exposição da luz a gosto.
Exercício VI: Criar uma "fisical camera" e colocá-la no exterior; Criar uma luz "arnold" tipo "skydome" e outra de tipo "distant" - Objetivo: Junção das duas permite criar luz e sombra naturais; Desligar luzes anteriores e criar luz "photometric" tipo "sun positioner" - alterar hora e local para o real - com esta luz é criado um horizonte com céu azul; Apagar a luz "sun positioner"; Adicionar um HDRI a gosto - criar um bitmap com a imagem - Objetivo: Alterar imagem de fundo do horizonte; Ajustar a exposição da câmera e a intensidade e exposição da luz a gosto.
EX4_IMPRIMIR_3D EX5.NOITE EX6_DIA_EXTERIOR