Aula XI - 07/12/23

Temas Lecionados

Continuação - programa 3DS Max. Iluminação natural do interior de um edifício. Iluminação noturna. Edição e criação de materiais.
Exercícios resolvidos: Ex. III - Continuação do desenvolvimento de um render interior com luz natural. Ex. IV - Começo do desenvolvimento de um render exterior de noite com luz artificial. Para download do ficheiro MAX, clique na imagem.
Exercício III: Alterar definições no "Render Setup: Arnold" - Diminuir qualidade dos renders - Objetivo: permitir criar renders de teste mais rapidamente; Atribuir a todas as superfícies o mesmo material - "standard surface", cor base branco; Criar uma "physical camera" e colocá-la dentro do edifício virada para uma entrada de luz; Criar uma "arnold light" "skydome" e ajustar as suas definições; Alterar a exposição da câmera e a intensidade da luz de acordo com o pretendido; Criar outro tipo de luz, "arnold light" "quad", ativar "portal" e alterar o seu tamanho para ficar ligeiramente maior que a entrada de luz - Objetivo: criar uma luz direcionada para as claraboias; Alterar a exposição da câmera e a intensidade da luz de acordo com o pretendido; Criar um "bitmap" - imagem 4K.HDR de uma paisagem (download pelo site Poly Haven) - Objetivo: criar uma imagem do exterior realista para o render. (neste caso não é visível no render pois o edifício está rodeado de outros edifícios, mas funcionou!); Criar outro tipo de luz, "photometric" "sun positioner" - Objetivo: criar uma luz equivalente à luz do sol num certo momento e lugar; Alterar a exposição da câmera e a intensidade da luz de acordo com o pretendido; Criar uma box paralela à entrada de luz; Associar à box um "bitmap" um PNG de uma paisagem - Objetivo: criar uma imagem do exterior realista para o render; Associar materiais a superfícies - download dos materiais pelo site Poly Haven - Objetivo: usar site para download de materiais que não existam na biblioteca dos materiais Arnold no 3DS Max;
ex1_3ds_max