RAFAEL PRAZERES  

REPRESENTAÇÃO DIGITAL
20211283 MIARQ 2G
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COMPONENTES TRABALHADAS

\\ MOTORES IA

Os motores de IA, tal como um browser, permitem fazer pesquisa sobre qualquer tema, estruturar textos ou reuni-los criar imagens, vídeos, etc...



\\ PROMPTS

Um prompt de IA é uma instrução ou comando, em linguagem natural, que um utilizador fornece a um modelo de inteligê;ncia artificial para que este realize uma tarefa específica, como gerar texto, imagens ou código. A qualidade e a clareza do prompt influenciam diretamente a qualidade da resposta, determinando o tom, o estilo e o conteúdo da saída.


\\ CRIAÇÃO DE IMAGEM EM IA

A criação de imagens com IA é feita descrevendo-se o que se quer numa plataforma de IA, que a transforma numa imagem. Existem diversas ferramentas online e aplicações, como o DALL-E ou NightCafe que também podem ser acedidas em aplicações para telemóvel. Para começar, basta descrever a imagem desejada, com a possibilidade de escolher um estilo, e a IA gera o resultado. O resultado para ser uma reflexão do que se pretende é necessário ser bastante preciso com o prompt fornecido para assim "guiar" a ia a produzir a imagem mais fiel ao pedido.



Concluindo, a CRIAÇÃO DE IMAGEM é feita através de MOTORES IA que permitem a criação de imagens ou vídeos através de um PROMPT que especifica como a imagem ou vídeo deve ser gerada.


EXERCÍCIO

O pretendido desta segunda fase, era produzir imagens de referência onde usamos inspiração quer de filmes, jogos ou séries e misturamos esses ambientes ou contruções com o estilo de um movimento arquitetónico ou o estilo de um arquiteto. A criação destas imagens torna-se possivel através de motores de IA onde se fornece um prompt, onde explicamos o jogo, filme ou série escolhida em detalhe. Assim permimte ao motor entender realmente quais são os pontos importantes dessa refereĉncia e seguidamente explicar também o estilo do movimento ou arquiteto escolhido.

Após a criação das imagens base, iniciámos então o processo de brainstorm, onde se desenhou manualmente de forma a todo o processo de criação ser mais intuitivo.


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PROCESSO


CRIAÇÃO DE REFERÊNCIAS

O primeiro passo foi escolher o motor de produção de imagem a usar. Neste caso optou-se pelo NightCafe.

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Na creação de imagem começamos por selecionar o gerador de imagem que essencialmente dita o aspeto que a imagem gerada terá, pois cada gerador foca-se em diferentes aspetos, uns mais realistas, outros mais abstratos, ou mais cartoonish, entre outros.

Para além do gerador é aqui que se fornecem então as especificações da imagem que queremos criar usando o prompt.
Ao escrever o prompt, temos de ser o mais específicos possível guiando assim a IA a criar a imagem ou vídeo mais próximo ao pretendido.
Assim é dada menos margem à IA de inventar e acabar com um resultado inesperado.

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Seguidamente, selecionamos também o preset style, que dá o estilo à imagem.

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No final, combinando estes 3 elementos, da IA, o prompt e o preset style gerámos então as imagens. no caso destes 4 exemplos foi utilizado o seguinte prompt:

"mix soviet brutalist architeture with destiny's 2 vex temples, on moonland , monumental building, bird eye view, populated, Cinematic film still, shot on v-raptor XL, film grain, vignette, color graded, post-processed, cinematic lighting, 35mm film, live-action, best quality, atmospheric, a masterpiece, epic, stunning, dramatic".

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ESTUDO PRÉVIO


\\ESTUDOPRÉVIO.PDF DOWNLOAD

Usando as imagens de referência retiradas da IA como base de inspiração deu-se início ao desenvolvimento da ideia.

Os esboços de ideia são de um possível templo ou jardins palaciais com fortes inspirações nos monumentos brutalistas sovéticos com uma geometria simples mas pesada. Outra grande referência surge do jogo Destiny 2 onde existe uma raça alienígena de nome Vex que também tem como base a simetria e uma geometria mais elementar. Algo a que eles dão bastante importância são espaços naturais, sempre presente nas suas construções.


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Algumas imagens de referência retiradas do jogo:

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Algumas referências de arquitetura brutalista:

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