2025/2026
DO 2D AO 3D: CUBO, TETAEDRO E OCTAEDRO
A aula teve início com a organização do ambiente de trabalho do AutoCad, utilizando o comando LAYDEL para
remover layers desnecessárias do layout. Em seguida, dedicámo-nos à construção de sólidos plantónicos,
Cubo, Tetaedro e Octaedro.
Durante o processo, foi necessário ajustar o sistema de coordenadas por meio do UCS, de forma a redefenir o eixo de trabalho.
O comando ROTATE foi utilizado para orientar corretamente os objetos, enquanto o 3DPOLY serviu para criar as polilinhas
tridimensionais que formaram as arestas de cada sólido.
As faces bidimensionais foram convertidas em superfícies preenchidas através do comando REGION. Posteriormente, com o apoio
dos comandos SURFSCULPT, LINE, CIRCLE e ROTATE, uniram-se as diversas superfícies/ faces, dando origem às formas tridimensionais
finais.
Esta metodologia evidenciou o processo de construção dos sólidos platónicos, partindo de elementos planos em
2D até atingir a volumetria tridimensional completa.
DODECAEDRO E ICOSAEDRO
Na segunda aula, o foco esteve na construção do Dodecaedro e do Icosaedro, onde aplicámos
as técnicas desenvolvidas anteriormente.
Recorremos ao comando ARRAYCLASSIC para replicar elementos geométricos e ao XLINE para
criar referências de alinhamento. As circunferências definidas com o comando CIRCLE serviram
de base para orientar a distribuição angular das faces, enquanto o uso de coordenadas relativas
garantiu maior precisão das formas.
A alteração estratégica do UCS revelou-se essencialmente para copiar e posicionar planos
em diferentes orientações espaciais. Em seguida, as faces foram convertidas em REGION, e o
comando SURFCULPT foi aplicado para unir as geometrias bidimensionais, o que resulta numa
volumetria tridimensional coerente e completa.