

Mariana Coelho | Página de Representação Digital
Sumários das aulas
Aula 1 | terça-feira | 10-09-2024
- Apresentação da Unidade Curricular
- Introdução ao HTML e editor
A Internet é uma rede global que liga computadores e usa o sistema TCP/IP para enviar informação em pacotes. Cada computador tem um endereço Ip único, como o do site da FAUL (193.136.97.4)
A World Wide Web, criada por Tim Berners-Lee, permite aceder a páginas web escritas em HTML e ligadas por hiperlinks. O protocolo HTTP é usado para tranferir essas páginas entre servidores e computadores.
Instalar o Visual Studio Code (Mac ou Windows) para design web em HTML/CSS.
Aula 2 | quinta-feira | 12-09-2024
- Continuação da aula anterior
- Internet vs Web
- Introdução ao CSS e FTP
Aula 3 | terça-feira | 17-09-2024
- Continuação ao CSS e FTP
- Introdução do programa Inkscape
Criação de estilo CSS3 externos com link no head do HTML. Uso de selectores (propiedades como color e backgroung-color), personalização com Id e Class, e conceito de Box Model (conteúdo, padding, border, margin). Diferença entre elementos block e inline e uso de Div e Span.
Edição prática de CSS no VSCode e envio de ficheiros ao servidor com Filezilla Client (alterar o nome do fichiero HTML para "index"). Referência em HTML/ CSS: W3Schools.com.
Introdução à ilustração vetorial com Inkscape/ Affinity Designer: criação de formas, traços e preenchimentoss, edição de nós e gestão de visibilidade e sobreposição.
Aula 4 | quinta-feira | 19-09-2024
- Continuação da aula anterior
Continuação da introcução ao Inkscape. Utilização de traços, preenchimento, efeitos de degradê, transparência e blur. Simulação de sombras e edição avançada com colar, descolar e adicionar nós.
Aula 5 |terça-feira | 24-09-2024
- Continuação com o programa Inkscape
- Introdução ao Desenho Técnico 2D (AutoCAD)
Edição Vetorial: Trabalhar com caminhos (paths): agregar/ desagregar, usar operações booleanas, importar imagens, recortá-las com polígonos (clip), e transformar texto em caminho (Object to Path, Split Path.
Exploração de menus, barras de ferramentas, painéis, e vistas (top, perspective, front, right). Uso de linha de comando e opções como osnap, ortho, dynamiz input, grid e snap to grip. Desenho de entidades básicas (point, line, circle, arc, polyline, ellipse, polygon, rectangle) com Object Snap e pontos notáveis (end, mid, cen, int, perp, tan, quad). Acesso rápido a configurações de Snap com Shift + Right Click.
Aula 6 | quinta-feira | 26-09-2024
- Continuação com o programa AutoCAd
- Comandos de Edição CAD
- Introdução ao Trabalho 1
Site do Gerador de Imagens IA - Craiyon | Site do Gerador de Imagens IA - Deep Dream Generator
Uso de Select window/ Crossing, Divide, Ptype, Orthogonal(F8), e ferramentas de zoom (extents e previous). Desenho com coordenadas cartesianas (absolutas: X, Y, Z; relativas: @X, Y, Z) e polares/ angulares (absolutas: distância<ângulo; relativas: @distância<ângulo). Uso de Osnap tracking para interseções aparentes, extensões e paralelas.
Offset, Trim, Extend, Fillet, Move, Rotate e Scale. Align
Interação de imagens (ImageAttach). Escalar imagens. Vectorizar imagem, corrigindo medidas.
Aula 7 | terça-feira | 01-10-2024
- Exercício em aula: Treino de AutoCad 2D
Exercícos para praticar desenhos, incluindo desafios que exigem aplicação de geometria e raciocínio. Comandos de Edição: Uso de Array (retangular e polar), Mirror, e Pedit (Fitcurve, Spline; Decurve). Gestão de Layers: Criação e edição com funções como On/ Off, Freeze/ Thaw, LOck/ Unlock, Print, e Color.
Aula 8 | quinta-feira | 03-10-2024
- Preparação para Impressão
Configuração de layouts, unidades, impressora (AutoCad PDF), formato de papel, escala global (1 unidade = 1000mm). Uso de Modelview (MV) para configurar desenhos com esclas específicas (zoom 1/50xp) e coultação de Mview na impressão (layer dedicado).
Aula 9 e 10 (compensação) | terça-feira | 15-10-2024
- Propriedades de Objetos
- Organização de Projetos
Definir cor, layer, tipo de linha, espessura e uso de Plot Style Tables para converter cores em espessura. Aplicação da propriedade ByLayer e estratégias para organizar layers.
Uso do comando View para gravar posições de UCS e listas de layers em desenhos de plantas, alçados e cortes. Processo: Definir UCS (ucs; ângulo), ajustar vista (plan), e gravar no Ucsman e View com nomes específicos. Repetir para casa desenho. Estratégias para projetos de arquitetura e exercícios práticos.
Aula 11 | quinta-feira | 17-10-2024
- Introdução, Instalção e Licenças do Rhinoceros 3D
Introdução ao interface, incluindo painéis (layers e propriedades), toolbars, osnap, e o uso do Gumball.
Configuraçãode Viewports: Inserção de imagens com Picture e uso do comando Orient (semelhante ao "align" do AutoCAD) para mover, rodar e escalar objetos. Configuração de Layers: Definir cor de visualização, cor e espessura de impressão. Unidades de Desenho: Validar unidades e precisão com o comando units (escala em metros, precisão de 0.001 e Display precision a 3 casas decimais para garantir precisão nas medições.
Aula 12 | terça-feira | 22-10-2024
- Continuação da aula anterior
Unidades e Tolerância: Configurar unidades e precisão. AutoSave e Backup: Garantir salvamento automático e cópias de segurança. CPlana: Trabalhar com planos de construção, incluindo criação por superfícies. Layers/ Sublayers: configurar cores de visualização e materiais. MOdelação 3D: Usar BOx, Trim, Split, ExtrudeCrv, e Cap para criar e fechar objetos. Executar operações booleana, como Difference.
Exercício: Modelar edifício 3D a partir de desenhos 2D.
Seleção de Subojetos: Usar Ctrl + Shift para selecioanr arestas e faces, permitindo mover, apagar e extrudir.
Aula 13 | quinta-feira | 24-10-2024
- Continuação da aprendizagem do programa Rhinoceros 3D
Divisão e Edição de Superfícies: Usar Splitfaces para dividir superfícies com linhas desenhadas ou pré-existentes e SolidPtOn para editar vértices de sólidos. CPlane Alinhado: Ativar/ desativar AutoAlignCplane para alinhar automaticamente o plano de construção com objetos ou subobjetos selecionados. Projeções e Contornos: Projetar linhas, curvas ou pontos em superfícies/ sólidos com Project e extrair contornos com DupBorder. Criação de sólidos: Criar sólidos ocos com Shell ou superfícies deslocadas com OffsetSrf. Gestão de CPlanes e Views: Guardar CPlanes no painel Named CPlanes e posições de CPlane/ ecrã no painel Named Views.
Aula 14 | terça-feira | 29-10-2024
- Discussão de Propostas 3D baseadas em imagens geradas po IA
Cópias de Objetos: Usar Array (linear), ArrayPolar (circular), ArrayLinear (uma direção) e ArrayCrv (ao longo de curvas). Manipulação de buracos: criar e editar buracos com CreateHole, MoveHole e RotateHole. Criar superfícies com Resolve (rotação), Edgersf (arestas), Loft (perfis) e Sweep1/ Sweep2 (arrastamento).
Aula 15 | quinta-feira | 31-10-2024
- Continuação da aula anterior
Criação de Sólidos: usar CreateSolid para garantir objetos sólidos. Ordem de Visuaçização: Constrolar a opsição dos objetos na visualização com o menu Edit > Arrange > Bring Forward e outras opções disponíveis no mesmo menu.
Aula 16 | terça-feira | 05-11-2024
- Configuração de Layouts e Extração de Vistas 2D no Rhino
- Template Métrico - Formato DWG para Layout (fornecido pelo professor)
Criação de Layouts: Configurar layouts com Detail e definir escalas de desenho. Utilizar templates para folhas com legenda técnica, editando conforme necessário. Extração de Desenhos 2D: Gerar vistas 2D do modelo 3D com Make2D (Top, Right, Perspective, Parallel).
Aula 17 | quinta-feira | 07-11-2024
- Geração Automática de Desenhos e Modelação Prática no Rhino
- Suporte na modelação prática
Gerar desenhos a partir de planos de corte - Clipping Plane
Aula 18 | terça-feira | 12-11-2024
- Acompanhamento do trabalho prático de modelação
Aula 19 | quinta-feira | 14-11-2024
- Acompanhamento do trabalho prático de modelação
Aula 20 | terça-feira | 19-11-2024
- Acompanhamento do trabalho prático de modelação
Aula 21 | quinta-feira | 21-11-2024
- Real-time visualization at Zaha HAdid Architects
- Apresentação
- Introdução a Materais PBR
Workflow de rendereing, incluindo arquitetura, design de interiores, iluminação, câmaras e pós-processamento.
Aula 22 | terça-feira | 26-11-2024
- Introdução à iluminação Natural e Artificial
- Apresentação- Iluminação
Aula 23 | quinta-feira | 28-11-2024
- Acompanhamento dos trabalhos
- Apresentação - Câmera e Lentes
Explicação dos elementos ISO, Abertura e Velocidade do Obturador, fundamentais para configurar uma máquina fotográfica e compreender ajustes equivalentes no render.
Aula 24 | terça-feira | 03-12-2024
- Registo de Entregas
- Configuração de ilumiação
- Twinmotion - Criação de Imagens e Vídeos
Configurar ambiente, cãmara, renderização e efeitos (Fx). Criar animações com frames sequenciasi e vídeos time-lapse (transições de dia para noite)
Aula 25 | quinta-feira | 05-12-2024
- População de Cena no Twinmotion
- Criação de Imagens no Twinmotion
- Criação de Vídeos no Twinmotion
- Configuração de Luzes
- Alternativa ao Direct Sync
Elementos de Paisagem e Pessoas/ Veículos: usar Populate> Place (opções Paint, Scatter, Spacing; Area) e Populate> Paths (Character, bicycle, Vehicle, Custom). Modelação de Contexto: Importar automaticamente a envlvente urbana com Populate> Urban. Importação de Contexto: Adicionar elementos de contexto diretamnete no Twinmotion.
No painel Media, usar o botãp "+" para salvar a posição atual da câmera e as configurações de ambiente (dia/ hora, estação e clima).
No painel Media, clicar em "+" para adicionar um novo vídeo e adicionar keyframes para posições da câmera.
Criar luzes no Rhino ou Twinmotion. Simular luz com materiais configurando o parâmetro emissive (intensidade inicial 60-70, cor branca). Complementar com luzes como spotlight posicionadas próximas ao material.
Usar o plugin Datasmith para exportar com Export3D View, mantendo o mesmo nome e pasta. No Twinmotion, importar via Import > Geometry.
Aula 26 | terça-feira | 10-12-2024
Aula 27 | quinta-feira | 12-12-2024