Aula 5

Edição de imagem GIMP: Layers de texto
Com a divulgação dos computadores pessoais era mais fácil a utilização dos pixéis e começaram a ser utilizados no texto, e consecutivamente a impressão também era pixelizada. O Photoshop para aproveitar as impressoras a laser usam o híbrido para os elementos serem impressos com uma melhor qualidade. Para converter um texto eu pixéis basta clicar o botão direito do rato e descartar a informação de texto, permitindo que editemos o texto. Opção sheer, faz um sombra. Sempre que há pouca resolução a imagem parece desfocada.
É melhor uma foto maior, com mais pixéis, para encolher do que uma foto mais pequena para a aumentar. No momento em que seleciona-mos o texto vai ser fixada a projeção. O nosso próprio olho tem um pouco de blur. Ao utilizar a opção esbater margens e fazendo o copy paste, este comando dá á imagem uma transparência gradual nas margens até surgir a imagem em si. Deste modo, os pixéis misturam-se com o fundo dando uma lógica e naturalidade à imagem.
Imagem, tamanho tela, 200:1400 A sensibilidade da varinha mágica seleciona menos tons o que permite ajustar os dois fundos das imagens. Em vez das ferramentas de seleção usar as ferramentas de pintura para finalizar a imagem. Quick mask (Shift+q) transforma a área de seleção num autocolante vermelho, que permite ajustar a imagem com mais rigor. Para selecionar o fundo e a imagem da pessoa temos sempre de inverter a imagem (selecionar +inverter). Acerto de níveis
Histograma Gráfico estatístico 0-255 que mostra os valores de intensidade de luz independentemente da cor. Ajuda-nos a ver se o que estamos a ver está correto ou há algum ajuste que seja possível fazer. Uma paisagem normal resulta numa montanha no histograma. Numa foto de nevoeiro para melhorar o contraste na camada de nevoeiro utilizamos o Sharpen (Unsharp Mask) que elemina a camada de nevoeiro e já são visíveis casas e árvores. Contudo a parte da frente é afetada ao usar este filtro. Para não estragar a imagem podem-se utilizar dois filtros distintos, um para a parte da frente outro para a parte de trás. Em seguida criamos na imagem de cima uma Layer Mask e escondemos a parte da frente da fotografia que, ao juntar com a outra imagem, temos a parte da frente e de trás sem danificações. Podemos utilizar um pincel mais suave para pintar a mascara, e criar uma transição mais suave entre as duas.









Voltar