Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

Mestrado Integrado em Arquitetura


Representação Digital

Professor Luís Romão

2024/2025

Alexandru Cojuhari

Semana 10 - 12 / 11 / 2024 - 14 / 11 / 2024


12 / 11 / 2024


Continuação do trabalho iniciado na aula anterior no programa 3DS Max, a partir do ficheiro dos T0s.

Antes de começar a aplicar materialidade aos objetos, foi necessário editar alguns aspetos dentro do ficheiro.

Foi usado o comando Detach no pavimento, para ser separado em 2 camadas.

Para adicionar materialidade apenas à nova camada superior do pavimento, pesquisámos uma fotografia de padrão de xadrez.

Já com a imagem escolhida, abrimos a aba dos materiais (clicando na tecla M), e adicionamos um novo material já com a nossa imagem do xadrez.

Para deixar o pavimento com medidas mais realistas, escalámos a imagem até encontrar a escala desejada.








O processo para criar materialidade para as outras camadas é o mesmo que foi usado no pavimento Xadrez.

Sendo assim, pesquisámos no Google imagens de betão e relva, para então adicionar material às paredes e ao terreno.

Após isto, adicionámos uma luz standart target, e novas câmaras exteriores para termos novos ângulos de vista dos T0s.





14 / 11 / 2024


Continuação do processo de adicionar materialidade às camadas do ficheiro dos T0s no programa 3DS Max.

Na camada das portas, usámos o comando Detach “já usado na aula anterior no pavimento”.

Com as portas separadas e duas camadas diferentes, é possível adicionar um material diferente no exterior e interior.

Para o exterior das portas, pesquisámos no Google imagens de portas de Dublin.

No Gimp, modificámos a imagem escolhida, para poder ficar nas medidas desejadas.

Já de volta no 3DS Max, nas camadas exteriores das portas, foi adicionada a materialidade da porta de Dublin, e no interior apenas uma cor bege.





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