Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

MIArq3E


Modelação e Visualização Tridimensinal em Arquitetura

Professor Nuno Alão
2022/2023

Inês Lima

Aula 11


Modelação da Luz no 3ds max

Fontes Luminosas

lights - 3 fontes luminosas
mudar as coordenadas para a luz solar

lights - free light - usar na chama - no topo da chama
auto iluminação

user definer - dx mode - lights and shadows - iluminate scene lights

luz foco
- ponto fonte de luz
- ponto alvo de luz

modos de regular a luz
- intensidade
- falloff
- distancia ao objeto

modify - free lights
intensity/color/attenuation
color - halogen (warm)
intensity - 3500
far attenuation - (para atenuar luzes muito fortes)

focos exteriores
create - lights - target light - colocar a luz onde a queremos - botao esquerdo do rato arrastar ate a esquina da parede

modify - light distribution - spotlight intensity - 5000000
far attenuation - use - start 5500 end 6000
general - shadows - exclude - escolher vidro - shadow casting - setinha >>

mudar nome de layer

create - extended primitives - torus knot

create - cameras - target - colocar na planta - esticar o raio

perspective - cameras - camera 001

adicionar mais uma camara

modify - camara 1
parameters
para interiores usar lente de 28mm
para retratos usar lente de 85mm
create - atmospheric apparatus - spheregizmo




Ficheiro 3ds max da Aula




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