MIArq3E
Modelação e Visualização Tridimensinal em Arquitetura
Professor Nuno Alão
2022/2023
Inês Lima
Aula 11
Modelação da Luz no 3ds max
Fontes Luminosas
lights - 3 fontes luminosas
mudar as coordenadas para a luz solar
lights - free light - usar na chama - no topo da chama
auto iluminação
user definer - dx mode - lights and shadows - iluminate scene lights
luz foco
- ponto fonte de luz
- ponto alvo de luz
modos de regular a luz
- intensidade
- falloff
- distancia ao objeto
modify - free lights
intensity/color/attenuation
color - halogen (warm)
intensity - 3500
far attenuation - (para atenuar luzes muito fortes)
focos exteriores
create - lights - target light - colocar a luz onde a queremos - botao esquerdo do rato arrastar ate a esquina da parede
modify - light distribution - spotlight
intensity - 5000000
far attenuation - use - start 5500 end 6000
general - shadows - exclude - escolher vidro - shadow casting - setinha >>
mudar nome de layer
create - extended primitives - torus knot
create - cameras - target - colocar na planta - esticar o raio
perspective - cameras - camera 001
adicionar mais uma camara
modify - camara 1
parameters
para interiores usar lente de 28mm
para retratos usar lente de 85mm
create - atmospheric apparatus - spheregizmo