Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

MIArq3E


Modelação e Visualização Tridimensinal em Arquitetura

Professor Nuno Alão
2022/2023

Inês Lima

Aula 10


Continuação da aula anterior
Atribuiçã de materiais e texturas ás formas

Material edit (M)- ao arrastar o material para o objeto ele assume o material

Fazer o Material

- escolher uma bolasem material
- mudar lhe a cor ou adicionar imagem da texturas
- mudar o brilho
- mudar transparência
- mudar o numero de mosaicos
- mudar o ângulo do mosaico

Aplicar o material ao objeto escolhido


LATÃO 1

escolher base color and reflections
mudar a cor para perto da cor do material
escolher glossiness - 0.9
metalness - 0,5




LATÃO 2

pesquisar uma imagem de latão
generic maps - base color - bitmap - escolher a imagem da textura
escolher glossiness - 0.9
metalness - 0,5






VIDRO

0,1 - roughness
transparency -1 - thin-walled




MADEIRA

Uma madeira para a mesa e pernas e outra para o pavimento

pesquisar uma imagem de madeira
generic maps - base color- bitmap - escolher a imagem da textura









BETÃO

criar betão para as duas paredes

pesquisar uma imagem de betão
generic maps - base color- bitmap - escolher a imagem da textura
base color - 0.5 - branco
Fazer uma copia
selecionar generic maps - carregar na base color
Coordinates - Tilling (para aumentar ou diminuir a quantidade de mosaicos) e Angle (para mudar o ângulo dos mosaicos)
Tilling U-1 V-2
Angle W-90






FOGO

pesquisar uma imagem de madeira
generic maps - base color- bitmap - escolher a imagem da textura
Transparency - laranja - 0,1
Emission - amarelo - 0,1
Coordinates
Tilling U-4 V-1
Angle U-10 V-10 W-10








Ficheiro zip dos Materiais


Ficheiro 3dm da Aula






Voltar