MIArq3E
Modelação e Visualização Tridimensinal em Arquitetura
Professor Nuno Alão
2022/2023
Inês Lima
Aula 08
Instalação do Programa 3ds Max
Explicação de como funciona o programa:
- É dividido em 4 viewports
- quando se altera numa viewport aparece a alteração nas outras
- o programa abre ficheiros dwg e salva em .3dm
- cada layer importado vai ser um objeto
- alt+W aumenta e diminui a viewport selecionada
- para uma modificação mais promenorizada do objeto alteramos o numero de segmentos
Um Material Visualmente é:
- Matiz - Cor
- Tonalidade
- Brilho
- Textura Tactil
Testes dos comandos do programa:
-Ir ao icone Material Edictor - escolher Modes - Compac - escolher cizento e arrastar para cima do objeto
Ficheiro 3dm
Abrir no autocad o exercicio da aula 06 para depois abri-lo no 3ds Max
Ficheiro 3dm - aula 06
Abrir uma pagina vazia e nela criar uma box e um cilindro
Box
Através do icone Create criar uma box - enquanto está selecionada estamos a criar e, por isso, conseguimos alterar as medidas - alterar para 20 - 40 - 20
O mesmo se pode fazer no icone Modify - no caso já estamos a modificar o objeto
Cilindro
Icone Create - criar um cilindro
Neste exercicios observamos que o cilindro não é completamente curvo mas sim um prisma com muitos lados, posto isto, quantos mais lados acrescentamos, no Icone Modify, mais parecido visualmente a um circulo ficará
Ficheiro 3dm - box e cilindro