Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa

MIArq3E


Modelação e Visualização Tridimensinal em Arquitetura

Professor Nuno Alão
2022/2023

Inês Lima

Aula 08


Instalação do Programa 3ds Max

Explicação de como funciona o programa:

- É dividido em 4 viewports
- quando se altera numa viewport aparece a alteração nas outras
- o programa abre ficheiros dwg e salva em .3dm
- cada layer importado vai ser um objeto
- alt+W aumenta e diminui a viewport selecionada
- para uma modificação mais promenorizada do objeto alteramos o numero de segmentos


Um Material Visualmente é:

- Matiz - Cor
- Tonalidade
- Brilho
- Textura Tactil


Testes dos comandos do programa:

-Ir ao icone Material Edictor - escolher Modes - Compac - escolher cizento e arrastar para cima do objeto



Ficheiro 3dm

Abrir no autocad o exercicio da aula 06 para depois abri-lo no 3ds Max



Ficheiro 3dm - aula 06

Abrir uma pagina vazia e nela criar uma box e um cilindro

Box

Através do icone Create criar uma box - enquanto está selecionada estamos a criar e, por isso, conseguimos alterar as medidas - alterar para 20 - 40 - 20
O mesmo se pode fazer no icone Modify - no caso já estamos a modificar o objeto

Cilindro

Icone Create - criar um cilindro
Neste exercicios observamos que o cilindro não é completamente curvo mas sim um prisma com muitos lados, posto isto, quantos mais lados acrescentamos, no Icone Modify, mais parecido visualmente a um circulo ficará



Ficheiro 3dm - box e cilindro




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