MIArq3E
Modelação e Visualização Tridimensinal em Arquitetura
Professor Nuno Alão
2022/2023
Inês Lima
Aula 04
Execução do trabalho de casa da aula passada
Operações booleanas:
- union - adição
- subtract - subtração - dizer qual é a primeira e qual a segunda (a que vamos subtrair)
- intersect- interseção resultado comum entre as duas formas
Decisão dos grupos para o trabalho
Execução de um Cone, secciona-lo com plano e apartir desses plano criar figuras
CONE
Comandos:
3DORBIT
CONE - 50,50 - 10 - 10
SHADE
COPY - last - enter - 0,0,0 - 0,0,1
SUBTRACT - selecionar o cone de cima - selecionar o cone de baixo
MIRROR3D -selecionar o objeto - 3pontos do plano , o vertice , e dois pontos paralelos ao eixo x e y
Layers:
- aux
- texto
- cone
SECÇÕES
Layers:
- plano sec. 1
- plano sec. 2
- plano sec. 3
- plano sec. 4
- sec. circular
- sec. elipse
- sec. parabola
- sec. triangulo
- sec. hiberbolica
PLINE - retângulo à volta do cone
FILLET
MOVE - 0,0,0 - 0,0,-1
COPY - do retangulo
HATCH - solid - colocar no layer plano sec 1
MOVE - mover o hatch para o retângulo com o cone
GROUP - a linha e o hatch
COPY - 4x o plano para o mesmo sitio
Plano para fazer hiperbole
3DROTATE - centro no quadrante - eixo segundo o verde - 90°
MOVE - distância a olho
Plano para fazer Triângulos
3DROTATE - centro no quadrante - eixo segundo o verde - 90°
MOVE - 10
Plano para fazer Parábola
3DROTATE - centro no quadrante - eixo segundo o verde - 45°
MOVE - distância a olho que passe para lá do vértice
Plano para fazer Elipse
3DROTATE - centro no quadrante - eixo segundo o verde - 15°
Plano para fazer Circulo
MOVE - 3 em altura
Colocar cada plano no respetivo layer
GROUP - cones
Para cada plano:
Selecionar o layer de cada Secção
SECTION - selecionar o cone - 3 pontos do plano que vamos usar
COPY - do plano de secção e da linha criada - arrastar para o lado
REGEN - aproximar - enter
MTEXT - legendar cada plano de secção
- Secções planas de um cone
- Circulo
- Elipse
- Parabola
- Geratrizes
- Hiperbole
COPY - do conjunto
ERASE - planos de secção
EXPLODE
LINE - fazer linhas que são eixos de revolução
SURFTAB1 - 40
SURFTAB2 - 40
Para cada um:
REVSURF - linha interior - linha de eixo - 0 - 360
Layer - superficies
TABULEIRO DE XADREZ
Desenhar à mão o exemplo 8x8=64 casas, uma sim e uma não, cor branca e outra que não seja preta
No NOTEPAD++ escrever todos os passos para criar uma função
Primeiro Passo - dar indicações para criar o modo 4 horizontal e 4 vertical
box
copiar na diagonal
mirror3d da box ao longo de uma reta vertical
colorir
array retangular do modo
Continua do exercicio na proxima aula