Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura
Modelação Geométrica e Generativa
Turma 4E
Mariana Boavida
20191473
Revisão da aula anterior
No decorrer da aula foram realizados foi realizado o dual do dodecaedro.
Com isto, foi desenhado o primeiro triangulo de desenho
Depois deste passo, foram realizados os restantes triangulos para a construção da primeira parte do dual
Com o comando "arraypolar" gerou-se a forma do dual
Exposição dos objetos criados no decorrer do exercício
Dando desta forma o exercício como concluido o professor apresentou o seguinte típico da aula, a construcção de uma spirula.
Com isto, o professor mostrou o que era uma spirula e a sua dimensão á escala real
Para começar a desenvolver o exercício, desenharam-se quadrados.
Em seguida, o professor fez uma breve explicação sobre as cotas e como é que estas se inseriam no programa.
É de realçar que com a explicação foi tambem realizada a personalização das mesmas e a sua aplicação no desenho
Foi desenhada uma circuferencia auxiliar de modo a iniciar-se a construção da spirula, com isto foi utilizado o comando "trim" para cortar uma parte da circuferencia
Com isto foram repetidos arcos através de pontos estratégicos de modo a desenhar a primeira diretriz da spirula
Com a ajuda do comando "copy" a primeira diretriz foi duplicada gerando assim a segunda dirertriz sobroposta á primeira diretriz
Contemplando as duas diretrizes sobrepostas foi desenhada uma linha auxiliar que unia o primeiro ponto da diretriz ao ultimo.
Sendo relevante o midpoint da linha auxiliar, deste modo a segunda diretriz foi escalada de forma a gerar uma figura 2D
Em seguida foi desenhada uma circuferencia vertical para preparar o desenho para a sua tridimensionalidade, criando deste modo a primeira geratriz
Considerando o comando "sweep 2 rails" foram selecionados os elementos anterior falados e foi gerada a primeira figura tridimensional
O primeiro exercício foi dado como concluido
Foi dada uma breve introdução ao programa grasshopper, complemento do rhino
Foram referidos determinados comandos de modo a dar uma explicação sobre o programa
Depois disto, foram exemplificadas algumas das ligações entre ambos os programas
Foi alterada a dimens;ão da esfera desenhada de modo a demostrar várias açoes através do grasshopper
Desta forma, ativou-se o comando "bake" para a esfera passar a ser um elemento ativo no rhino
Assim, passamos a ter uma esfera ativa no rhino e a esfera de trabalho no grasshopper
Demonstração do comando "scale", foi alterado o fator de escala
Demonstração do comando "population"
Alteração do número de pontos no interior do retangulo
Alteração da base da esfera
Foi dada como concluída a aula
Ficheiros:
Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, derivação grasshopper
Ficheiro realizado na aula no programa Rhino, spirula
Ficheiro auxiliar realizado na aula, notas
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