Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


MIARQ 3E | 20191323
Analin Wrooman



Sumário:

Aula 07 - 01/04/2022

Modelação tridimensional de um T1 em AutoCad

Exercício Aula 7 Download

Começamos o exercício abrindo um novo ficheiro no AutoCad e colocando as unidades (UNITS) em metros, a seguir criamos uma série de layers que nós seriam úteis para a criação de cada uma das partes importantes do apartamento como pavimentos, paredes, mobiliário, entre outros.
Assim começamos por desenhar em planta o apartamento, utilizando o comando XLINE para termos linhas auxiliares e utilizando o comando OFFSET para ir criando os espaços principais do apartamento. Assim demos espaçamentos de 0,30 para as paredes exteriores; 0,15 para as paredes interiores; 3,6 para a sala; 1,5 para o hall de entrada (medidas mínimas para mobilidade reduzida); 0,6 para as bancadas e mobília da cozinha, assim como para armá 1,2 para o espaço entre a mobília e a parede da cozinha; 2,2 para o quarto; 1,1 para o corredor; com o comando STRETCH aumentamos o espaço do hall de entrada em 0,2 metros, entre outros. Com o comando TRIM limpamos as linhas que sobravam e completamos a planta.
Para continuar com o comando POLYLINE fomos desenhando os pavimentos e colocando eles nas respetivas layers, assim também fomos colocando cada elemento na sua respetiva layer.



Para continuar o exercício começamos a desenhar alguns dos elementos mobiliários do apartamento como janelas (projetando os caixilhos e os vidros) assim como um armário de cozinha, para isto utilizamos comandos como EXTRUDE, SUBTRACT, e POLYLINE.







Lista de comandos utilizados e função deles:

OFFSET: é usado para criar linhas paralelas e círculos concêntricos, isto através de um ponto ou uma distância específica.
XLINE: criar linhas auxiliares infinitas.
POLYLINE: cria linhas contínuas que em contexto tridimensional facilita a criação e planificação de planos.
STRETCH: serve para esticar parcialmente um objeto.
SHADE: permite sombrear os sólidos.
EXTRUDE: a sua função é a de extrudir formas ou planos e converté-los em sólidos.
SUBTRACT: cria novos objetos a partir da subtração de regiões e sólidos sobrepostos.
OVERKILL: removlinhas sobrepostas.


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