Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


MIARQ 3E | 20191323
Analin Wrooman



Sumário:

Aula 05 - 18/03/2022

Modelação em AutoCad to terreno utilizado para a cadeira de Laboratório de Projeto III

Exercício Aula 5 Download

Para a modelação em 3D da área de estudo para a cadeira de Laboratório de Projeto III, foi preciso pegar na cartografia disponibilizada e a organização da mesma, para isto começamos por copiar o ficheiro com o comando COPY BASE, e colando-o num novo ficheiro com o comando BASE CLIP.
A seguir, foi preciso limpar o ficheiro mudando os nomes das layers que iríamos utilizar e desligando aquelas que náo seriam precisas. Para a realização da implantação de qualquer edifício no terreno, é preciso antes de qualquer coisa entender a estratégia de projeto e trabalhar o ficheiro como se estivéssemos a construir e a seguir os procedimentos que seguiríamos ao momento de construção.
Além da limpeza do ficheiro criamos um retângulo com o comando REC de 500 x 500 unidades e situamos o mesmo num ponto de referência tendo em conta a nossa zona de intervenção e o existente a volta da mesma. Assim, com os comandos TRIM e ERASE, cortamos e apagamos tudo o que ficava fora deste ficando só com a nossa zona de intervenção e facilitando o trabalho já que assim o ficheiro além de ter menos informação, ficou muito mais leve.
A zona de intervenção de Projeto e a zona em Sete Rios que fica a um dos lados do Jardim Zoológico compreendida por duas zonas, uma delas uma parcela que fica entre duas ruas e a seguinte, paralela à anterior, que fica assente numa encosta.
Para começar com a modelação do ficheiro criamos novas layers, entre estas a layer destinada aos passeios e a layer destinada ao terreno do Jardim Zoológico. Com o comando DDTYPE mudamos o traço dos pontos de referência existentes que representam pontos no terreno às cotas certas do mesmo.



Para a criação do passeio foi preciso desenhar pontos novos e atribuir aos mesmos uma nova cota relacionada com as cotas a volta dos pontos criados. Para a realização disto com o comando MEASURE (25) dividimos a linha do passeio o que deu-nos um espaçado com o mesmo afastamento, criando assim pontos à mesma distância. Nas PROPERTIES (propriedades) de cada um dos pontos mudamos as cotas destes para estarem às mesmas cotas que o terreno a volta e assim modelar o passeio, pondo as mesmas cotas ou cotas parecidas. Seguidamente e com o comando POLYLINE fomos criando linhas perpendiculares entre as duas linhas do passeio, com o comando COPY-END criamos um ponto igual na segunda linha à mesma cota do ponto anterior e com o comando RULESURF, fomos criando o passeio.





Para a modelação do terreno dentro do Jardim Zoológico foi preciso juntar 3 pontos a partir do comando 3DFACE, e finalmente fazer SHADE para dar sombra aos novos planos criados. Repetimos este processo até completarmos a modelação do terreno no Jardim Zoológico.









Lista de comandos utilizados e função deles:

COPY BASE: copiar um objeto a partir de uma base.
BASE CLIP: colar objetos a partir de uma referência ou base.
OFFSET: é usado para criar linhas paralelas e círculos concêntricos, isto através de um ponto ou uma distância específica.
TRIM: para cotar linhas e objetos.
ERASE: para apagar objetos.
POLYLINE: cria linhas contínuas que em contexto tridimensional facilita a criação e planificação de planos.
POINT: criar pontos.
DDTYPE: mudar o grafismo do ponto.
COPY-END: copiar pontos à mesma altura.
SURFTAB 2: define o número de tabulações (divisões) a gerar para o comando RULESURF.
RULESURF: cria malhas que representam a superfície entre duas linhas ou curvas.
3DFACE: criar superfícies.
SHADE: dar sombra.


Voltar para Sumários