Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


MIARQ 3E | 20191323
Analin Wrooman



Sumário:

Aula 04 - 11/03/2022

Criação de sólidos - Exercícios loft, sweep e rulesurf.

Exercício Aula 4 Download

Exercício com o comando LOFT.

Começamos por criar uma nova layer chamada 3D_Loft, nesta camada iríamos colocar todas as torres que foram desenhadas. Para a primeira torre foi preciso desenharmos um circulo numa coordenada absoluta com 15 unidades de raio; e um retângulo de 30 x 40 unidades que com o comando OFFSET de 5 unidades, tiramos as esquinas do mesmo. Com o comando BOUNDARY seleccionar a nova figura (o retângulo chanfrado) e copiar para o centro do circulo. Desta forma acabamos com duas superfícies de diferente forma que permitiram o desenho da torre; copiamos o retângulo inicial no eixo Z afastando-o 10 unidades e repetimos 10 vezes; realizamos o mesmo procedimento retângulo chanfrado e afastamos 5 unidades inicialmente, para depois repetir afastando 10 unidades. Com o comando LOFT criamos a torre.



A partir de diversas figuras e do comando LOFT criar varias torres, graças às diversas opções que o comando tem e possível criar já sejam sólidos ou superfícies. Com as opções também é possível criar formas orgânicas ou mais regulares.




Exercício com o comando SWEEP.

Começamos por criar uma nova layer com o nome 3D_SWEEP, a seguir desenhamos um quadrado e com o comando XLINE criamos uma grelha com afastamento de 5 x 5 unidades, com o comando POLYLINE criamos uma linha contínua a seguir pelas linhas da grelha. Com o comando STRETCH e esticar uma zona 5 unidades e isto permitiu-nos desenhar uma secção com o comando POLYLINE. Esta secção foi rodada, começando por mudar os eixos com o comando UCS, e fazendo SWEEP de forma a repetir a secção sobre o desenho de uma elipse (ou uma outra linha qualquer, pudendo ser esta curva). Isto irá criar o sólido da secção dando como resultado o edifício.








Exercício com o comando RULESURF.

O primeiro passo foi criar uma nova layer com o nome 3D_SWEEP, para continuar, desenhamos um quadrado de 50x50. Com o comando PLINE desenhar curvas de nível, foi preciso fazer TRIM para cortar aquilo que fica por fora do quadrado, e com o comando PEDIT(PE) e a opção SPLINE, suavizar as curvas de nível. Para continuar foi preciso alterar a altura de cada curva de nível, alterando a cota delas a partir das propriedades (PROPERTIES) modificando a elevação delas (GEOMETRY - ELEVATION), cada uma delas ficou afastada por 10 unidades. Com o comando RULESURF, ligamos cada uma das curvas de nível efetuando este processo (alternadamente) até ficarmos com um terreno em 3D.



Lista de comandos utilizados e função deles:

OFFSET: é usado para criar linhas paralelas e círculos concêntricos, isto através de um ponto ou uma distância específica.
LOFT: é usado para criar sólidos ou superficies 3D, estas são formadas dentro do espaço entre várias secções transversais que determinam a forma exterior do sólido ou da superfície.
XLINE: cria retas auxiliares infinitas.
POLYLINE: cria linhas contínuas que em contexto tridimensional facilita a criação e planificação de planos.
STRETCH: é utilizado para esticar parcialmente um objeto.
UCS: permite alterar a posição dos eixos x,y e z.
SWEEP: cria uma superfície sólida ou 3D varrendo um objeto 2D ao longo de um caminho aberto ou fechado.
SURFTAB 2: define o número de tabulações (divisóes) a gerar para o comando RULESURF.
RULESURF: cria malhas que representam a superfície entre duas linhas ou curvas.
ARRAY: permite repetir objetos a partir de filas e colunas ou a partir de um centro ou eixo.


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