Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


MIARQ 3E | 20191323
Analin Wrooman



Sumário:

Aula 13 - 20/05/2022

3DStudio Max - Quarta aula

Exercício Aula 13 Download

Na penúltima aula utilizando o 3DStudio Max, finalizamos a parte da preparação do render adicionando uma textura de tijolo a algumas paredes e acrescentamos luzes interiores, usando como cenário uma vista duma cidade durante à noite.

Para a textura de tijolo seguimos os passos da criação do pavimento de madeira que fizemos na aula anterior, no entanto mudamos num dos passos pois antes de ir ao UVW MAP tivemos de selecionar a opção de POLYGON no EDITABLE MESH de forma a selecionarmos só uma das fases da parede, a seguir, baseámo-nos no que foi feito anteriormente.

Para fazer o cenário seguimos os passos anteriormente definidos na segunda aula em que usamos o 3DStudio Max, e associamos este cenário ao nosso ENVIRONMENT.





A seguir desligamos o sol e o skydome e criamos novas luzes (POINTS) nos sítios onde queríamos ter luzes interiores. Para duplicar as luzes fizemos CLONE, escolhendo a opção de copiar como INSTANCE assim se uma delas for editada, as outras também o seriam. Para a criação do render é preciso ajustar os valores da EXPOSITION e do TARGET tanto das luzes como da câmara e desta forma a qualidade do mesmo iria melhorar.







De forma a completar o trabalho, criamos uma câmara que iria criar vários FRAMES para criar um video; para a criação do mesmo foi preciso criar duas linhas (suavizando os vértices e criando curvas no menu MODIFY) que seriam as linhas pelas quais iriam percorrer uma câmara (WALTHROUGH ASSISTANT) e os TARGETS da mesma (PICK PATH). No TIME CONFIGURATION, mudamos as frames para 24 frames por segundo, escolhemos a opção FILM. One time 720 frames que equivale a 30seg 24x30. é possível visualizar o video num dos quadrantes (escolhendo a câmara como a câmara que esta a ser vista).










Voltar para Sumários