Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


MIARQ 3E | 20191323
Analin Wrooman



Sumário:

Aula 12 - 13/05/2022

3DStudio Max - Terceira aula

Exercício Aula 12 Download

Na terceira aula trabalhando com o 3DStudio Max, demos uma pequena revisão sobre alguns aspetos dos quais já tínhamos falado antes como a importação de mobília, a criação de câmaras e de materiais e sobre as luzes exteriores.
Para continuar com o trabalho mudamos o material do pavimento para um pavimento de madeira; para isto, foi preciso isolar a layer do pavimento desligando as restantes, sendo esta a única layer visível.

Em seguida, fomos a net procurar uma imagem (textura) de pavimento de madeira, e guardamos em formato jpeg; criamos uma pasta com as texturas e voltamos ao programa.
No programa fomos ao menu MATERIALS, e criamos um material, escolhemos as opções pretendidas relacionadas com o pavimento de madeira, e adicionamos um bitmap com o ficheiro descarregado, selecionamos e relacionamos o material e o bitmap, ligando-o por dois pontos o BASE COLOR MAP E O BUMP MAP.



Para ser visível nos quadrantes fomos aos MATERIALS na opção STANDARD e selecionamos SHADED MATERIALS WITH MAPS, e a seguir DEFAULT SHADING. No menu do lado direito tivemos de editar clicando no EDITABLE MESH e escolhendo a opção de UVW MAP e com o GIZMO ligado, mudamos as medidas da imagem assim o pavimento ficava mais aproximado à realidade.
Repetimos os passos para a realização de outros pavimentos, como os pavimentos de pedra.








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