Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Mestrado Integrado em Arquitetura

Modelação e Visualização Tridimensional em Arquitectura


MIARQ 3E | 20191323
Analin Wrooman



Sumário:

Aula 11 - 06/05/2022

3DStudio Max - Segunda aula

Exercício Aula 11 Download

Para continuar com o trabalho, precisamos de criar luzes exteriores e um cenário exterior. Começamos por adicionar mais uma mobilia, neste caso um sofá para completar o aspeto do render.

O seguinte passo foi criar um SKYDOME para começar a iluminar o espaço, que é uma luz que cria uma atmosfera no nosso ficheiro. Além disso criamos uma DISTANT LIGHT para simularmos o sol, no sítio onde querermos (que depois seria mudado de sítio com o comando MOVE de forma a estar colocado no sítio do qual provem a luz do nosso cenário).
Criamos também outras luzes, neste caso PORTALS, que iriam beneficiar com a luz que entra do exterior ao nosso espaço.

No menu RENDERING seleccionamos a opção de RENDER, (que depois no RENDERING SETUP mudamos algumas das definições de forma a melhorar as qualidades do nosso render) o qual nos permite visualizar o resultado final.

De forma a criarmos um cenário, fomos a net buscar uma imagem hdri para dar ambiente e criar uma atmosfera diferente, no menu MATERIALS, criamos um bitmap e seleccionamos o ficheiro, nas opções do lado direito escolhemos a SPHERICAL ENVIRONMENT e clicando 8 definimos o nosso ficheiro como o ENVIRONMENT pretendido (arrastando o bitmap para a opção no menu). Para ver a imagem num dos quadrante mudamos as VIEWS e seleccionamos a opção de ENVIRONMENT BACKGROUND.















Voltar para Sumários